Acoplamentos KTR: conheça os principais modelos e suas características

Em um mercado acirrado, em que indústrias precisam enfrentar uma concorrência cada vez mais elevada para crescer o uso de ferramentas e de insumos de qualidade é fundamental. Afinal, estes itens se refletem diretamente na qualidade do produto final, produzido pela indústria. Nesse contexto, os acoplamentos KTR se destacam graças a sua durabilidade e eficiência.

Ao fazer uso de tais dispositivos, uma fábrica é capaz de otimizar sua linha de produção, reduzindo assim gastos com falhas e manutenções, uma situação que obviamente impactará de modo positivo seus resultados.

A grande questão é, por que esses acoplamentos são tão eficientes? Leia o artigo e descubra como os dispositivos KTR podem beneficiar sua indústria!

O que são acoplamentos?

Antes de apontar os principais detalhes a respeito do acoplamento KTR é necessário que o conceito de acoplamento esteja claro.

De um modo resumido, podemos descrever os acoplamentos como dispositivos criados com a finalidade de conectar sistemas, transmitindo potência. Em uma máquina industrial, por exemplo, os acoplamentos seriam as peças responsáveis por transmitir a energia, produzida pelo motor, para os demais componentes do maquinário.

Além disso, os acoplamentos são responsáveis por atividades como:

  • diminuir vibrações;
  • absorver impactos e choques;
  • compensar possíveis desalinhamentos.

Levando esses fatos em consideração, é fácil entender a importância da peça e porque é necessário que a indústria adquira dispositivos de qualidade comprovada.

O que é um acoplamento KTR?

O acoplamento KTR, por sua vez, é um ativo industrial desenvolvido pela empresa KTR AG e distribuído pela KTR Brasil, uma companhia que, além estar no mercado nacional desde 2002 produzindo ativos de qualidade, conta com uma longa história, pois sua primeira fábrica, situada na Alemanha, foi aberta no ano de 1959.

Já em seu primeiro ano, a KTR inovou o mercado com o acoplamento BoWex, que tem os dentes curvos e a luva em nylon, o que abriu espaço para os dispositivos livres de manutenção e lubrificação.

A empresa continua ativa no mercado, fornecendo soluções que combinam preço e qualidade, o que faz com muitas indústrias considerem os acoplamentos KTR os dispositivos que entregam o melhor custo-benefício.

Quais os principais modelos desse tipo de acoplamento?

Acoplamentos KTR

A empresa conta com soluções para os diversos tipos de indústrias. Continue a leitura e conheça mais a respeito desses dispositivos!

Acoplamento KTR Elástico ROTEX®

Para determinados maquinários e aplicações, a flexibilidade é muito importante. Nesse contexto, o acoplamento elástico ROTEX®, produzido pela KTR, apresenta-se como uma solução eficiente. Isso ocorre porque o dispositivo é flexível e torcionalmente elástico. Outra característica do dispositivo é que ele é compacto, combinando um baixo efeito rotacional a um elevado torque.

Acoplamento KTR Elástico POLY-NORM®

Não é novidade que as vibrações podem prejudicar equipamentos industriais e até mesmo danificar os itens que estão sendo produzidos. A grande questão é que alguns processos produtivos são tão sensíveis que precisam se preocupar ainda mais com esse fator. O acoplamento POLY-NORM® foi projetado para atender a essa demanda do mercado.

Dentre as suas principais características, podemos citar as seguintes:

  • dispositivo torcionalmente flexível;
  • livre de manutenção;
  • a prova de falhas.

Acoplamento KTR de FOLE TOOLFLEX®

Projetado para compor encoders, o acoplamento de FOLE TOOLFLEX® tem a capacidade de resistir a situações adversas sem sofrer avarias ou reduzir seu desempenho. O dispositivo é desenvolvido para suportar temperaturas de até 200° C. Além disso, ele é resistente a fatores ambientais como óleos, produtos químicos e até mesmo a corrosão.

Acoplamento KTR de Engrenagem BoWex®

O acoplamento KTR de Engrenagem BoWex® é muito versátil. Graças ao seu projeto, ele pode ser implementado de forma inteligente em uma indústria. Dentre suas principais características, podemos citar sua capacidade de superar desalinhamentos radiais, axiais e angulares. A instalação do acoplamento é muito simples e pode ser realizada na posição vertical ou horizontal.

Por fim, é necessário ressaltar que o acoplamento KTR de Engrenagem BoWex® é projetado para ser de duplo engrenamento, e que ele é elaborado em cubos de aço com capa poliamida. Além disso, ele se apresenta nos seguintes tipos:

  • JRM;
  • JR;
  • M;
  • I.

Acoplamento de Precisão ROTEX® GS

Desenvolvidos especificamente para encoders, os acoplamentos de Precisão ROTEX® GS contam com alta precisão para acionamentos, sejam eles de médio ou de alto torque. Dentre os principais benefícios desse dispositivo, podemos citar o fato de que ele não precisa de manutenção e de lubrificação. Além disso, graças às suas pequenas dimensões, ele pode ser facilmente verificado por meio de uma inspeção visual.

Acoplamento KTR de Engrenagem BoWex® FLE-PA

Graças ao seu tipo de junção axial, o acoplamento KTR de Engrenagem BoWex® FLE-PA tem um elevado nível de rigidez torcional. O dispositivo ainda tem flanges elaboradas em nylon e cubos em aço, de modo que ele é capaz de resistir a elevadas temperaturas e pode até mesmo ser usado para montagem de combustão interna e em bombas hidráulicas.

Graças às suas características, o acoplamento é muito usado em máquinas que atuam em setores como construção civil e produção agrícola.

Acoplamento KTR de Engrenagem BoWex ELASTIC®

Para reduzir fatores como a vibração e o desalinhamento, e para se tornar mais resistente a altas temperaturas, o acoplamento KTR de Engrenagem BoWex ELASTIC® é produzido com uma peça de borracha muito flexível. Esse acoplamento é projetado de uma maneira que as dimensões de seu flange o torna ideal para a composição de motores a combustão. Além disso, a sua junção axial torna sua montagem mais simples e rápida.

Além de suas funcionalidades para motores, a peça pode ser aplicada a equipamentos que tenham elevados momentos de inércia, como:

  • bombas de líquidos;
  • compressores;
  • geradores de energia elétrica.

Acoplamentos KTR de Lâmina RADEX®-N

Os acoplamentos KTR de Lâmina RADEX®-N, por sua vez, foram desenvolvidos para ambientes mais exigentes, em que a operação de peças e componentes é sujeita a fatores extremos. Para atender a tais demandas, o dispositivo pode suportar temperaturas de até 120°. Ele é fornecido com espaçadores que podem chegar até os 6 metros de comprimento.

Graças a sua eficiência e custo, os acoplamentos KTR é amplamente utilizado pela indústria! Você gostaria de fazer uso desse dispositivo? A Acoplast Brasil tem muitos modelos à sua disposição.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 4

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.