acoplamento rígido

Acoplamento rígido: veja como funciona e quais são seus diferenciais

Você sabe dizer qual é a diferença entre os tipos de acoplamentos? Os acoplamentos são componentes que estão presentes em indústrias dos mais diversos segmentos e tamanhos. Portanto, saber qual é a função dos acoplamentos e conhecer os principais modelos disponíveis no mercado são informações essenciais para quem trabalha em um parque industrial.

Modelos Acoplamentos

Em outro artigo aqui no blog, nós já explicamos o que são acoplamentos flexíveis e mostraremos quais são as suas aplicações na indústria. Agora, chegou o momento de falarmos sobre os acoplamentos rígidos, ou fixos.

Quer aumentar o seu conhecimento sobre componentes industriais? Então, acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre acoplamento rígido!

O que é um acoplamento rígido?

Os acoplamentos são elementos de transmissão mecânica. Eles são responsáveis por conectar sistemas de máquinas. Podemos citar como exemplo o uso do acoplamento para conectar uma bomba a um motor. O acoplamento também é responsável por transmitir torque e rotação de um componente para o outro.

Guia Tudo sobre Acoplamentos

A principal diferença entre os acoplamentos flexíveis e rígidos é que os modelos flexíveis compensam desalinhamentos nos ângulos de torção e deslocamento dos eixos. O acoplamento rígido, por sua vez, não permite desalinhamento entre os eixos, justamente por ser um modelo mais firme e sem elasticidade.

Caso os eixos não estejam bem alinhados, o acoplamento rígido não será capaz de transmitir torque com toda a sua potência. Além disso, como o acoplamento rígido não compensa vibrações e oscilações mecânicas, o desalinhamento entre os eixos aumentará os riscos de falhas e desgastes prematuros entre os componentes das máquinas.

O grande diferencial dos modelos rígidos é que eles garantem o sincronismo entre os eixos, como se todos os componentes do sistema de máquinas fossem uma única peça. Outra vantagem do acoplamento rígido é a sua alta capacidade de suportar cargas radiais.

Quais são os principais modelos de acoplamento rígido?

Veja a seguir quais são os principais modelos de acoplamentos rígidos.

Flangeado

Consiste em um tubo metálico com flanges que serão fixadas na extremidade de cada eixo. Como as flanges são parafusadas umas às outras, esse modelo garante uma maior estabilidade entre o sistema de máquinas, permitindo uma maior transmissão de torque.

Também existe o modelo de acoplamento com flanges, em que a fixação entre o furo e o eixo é realizada por anéis de fixação, não pelas flanges em si. Esse “pequeno” detalhe facilita a instalação e a remoção do acoplamento, aumenta a transmissão de torque e elimina folgas na fixação dos eixos.

Bipartidos

Trata-se de um tubo partido longitudinalmente que tem as suas metades parafusadas sobre os eixos das máquinas. O modelo bipartido também é indicado para empresas que procuram peças fáceis de serem instaladas e removidas, quando necessário.

Quais são as aplicações dos acoplamentos rígidos?

Quando falamos sobre o uso de acoplamentos, muitas pessoas logo imaginam parques industriais enormes, com máquinas gigantescas, mas a verdade é que os acoplamentos podem ser usados em fábricas de todos os tamanhos.

As indústrias e empresas utilizam o acoplamento fixo em aplicações que precisam de total sincronismo torcional ou reversões constantes de carga. Sendo assim, esse tipo de acoplamento pode ser usado em uma pequena fábrica alimentícia ou em uma grande siderúrgica.

O acoplamento rígido pode ser usado em vários casos, como:

  • Pontes rolantes;
  • máquinas de embalagens;
  • agitadores
  • aeradores;
  • transportadoras;
  • elevadores.

Esses são apenas alguns exemplos de situações em que os acoplamentos rígidos podem ser usados, mas existem vários outros casos. Vale reforçar que, em todos eles, é importante que os eixos estejam perfeitamente alinhados.

Como escolher o melhor acoplamento rígido?

Antes de comprar qualquer tipo de componente para a sua indústria ou empresa, avalie quais são as necessidades. Por qual motivo você pretende comprar um acoplamento?

É preciso ter esse tipo de cuidado, pois você pode acabar comprando um acoplamento fixo em casos em que um modelo flexível era o mais recomendado, e vice-versa. Sendo assim, o primeiro passo é reunir uma equipe de engenheiros para verificar se os eixos entre os componentes que serão conectados pelo acoplamento estão alinhados.

Caso o alinhamento esteja correto, pergunte aos engenheiros qual é o problema com o maquinário. Se as máquinas estiverem perdendo potência, procure por um acoplamento com maior capacidade de transmissão de torque, e assim por diante.

Outro ponto muito importante a ser levado em consideração é a facilidade de manutenção. Os acoplamentos rígidos são conhecidos justamente por terem uma manutenção facilitada, no entanto, alguns modelos são ainda mais fáceis de serem instalados e retirados.

Por último, mas não menos importante, procure no mercado por marcas que sejam reconhecidas. Ao invés de investir em componentes mais baratos, procure por peças com uma grande durabilidade e que tenham qualidade garantida, como é o caso dos produtos da Acoplast.

Tem interesse em adquirir acoplamentos para a sua empresa? Então, acesse o nosso site e conheça mais sobre a história da Acoplast e sobre os nossos produtos.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.