acoplamento tipo pneu

Entenda tudo sobre o acoplamento tipo pneu

Para que uma indústria funcione de forma eficiente, ela precisa utilizar uma série de dispositivos e equipamentos. Os acoplamentos, por exemplo, podem ser descritos como componentes indispensáveis para a produção industrial. Afinal, sem eles, uma fábrica não pode operar. Nesse contexto, o acoplamento tipo pneu se destaca por fatores como custo e durabilidade.

Isso ocorre porque, graças às suas características naturais, o dispositivo não precisa receber tanta manutenção e pode ser usado por longos períodos, o que faz com que haja um ótimo custo-benefício.

Você gostaria de entender mais a respeito dessa peça? Leia o artigo e descubra o que é um acoplamento tipo pneu e entenda como ele pode ajudar sua indústria!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é um acoplamento tipo pneu?

Como foi citado anteriormente, os acoplamentos são dispositivos fundamentais para a operação de uma indústria, independentemente de seu porte ou área de atuação.

De modo simples e resumido, podemos dizer que eles fazem parte do sistema de transmissão, com a finalidade de viabilizar a transferência de potência e garantir que ela ocorra do modo mais eficiente possível, eliminando problemas como atritos e vibrações.

O acoplamento do tipo pneu também é projetado para cumprir esse objetivo. Ele pertence à categoria dos acoplamentos elásticos e é composto por dois cubos metálicos e um centro elástico, que envolve o meio da peça e tem a forma de um pneu, o que inspira o nome do dispositivo.

É interessante ressaltar que o componente é uma peça única, que não sofre nenhuma emenda, o que confere maior flexibilidade e otimiza sua habilidade de amortecer atritos e vibrações durante a operação do eixo.

Como o dispositivo funciona?

O acoplamento do tipo pneu atua fazendo a ligação entre as extremidades dos eixos, o que permite trabalhar em conjunto para produzir e transportar energia para os demais componentes de um sistema.

O dispositivo pode ser implementado na operação de várias máquinas e equipamentos industriais. Como exemplos, podemos citar os seguintes:

  • redutores;
  • digestores;
  • elevadores de carga;
  • bombas de lodo;
  • dispositivos transportadores.

Como ele é utilizado?

Dadas as características do acoplamento do tipo pneu, ele é usado em muitas atividades industriais. O dispositivo pode ser utilizado para evitar que os componentes de uma máquina fiquem desalinhados, um problema que poderia reduzir sua eficiência e até danificar suas peças.

Além disso, o componente é capaz de realizar tarefas como amortecer atritos e vibrações, impedindo que esses fatores prejudicam a máquina.

Como ele pode beneficiar uma indústria?

Por fim, agora que você sabe o que é um acoplamento tipo pneu, e compreende como ele funciona, é importante entender como esse dispositivo pode otimizar a operação de sua indústria, aumentando os seus resultados.

Continue a leitura e descubra os principais benefícios deste acoplamento!

Alta resistência

Quando pensamos na operação de uma máquina, é fácil chegar a conclusão que seus componentes precisam lidar com fatores extremos, estejam eles relacionados a longas jornadas de operação ou à exposição a agentes nocivos. Por esse motivo, é necessário que tais componentes sejam resistentes, para que de fato possam desempenhar de forma eficiente o papel que receberam.

O acoplamento tipo pneu, por sua vez, composto por cubos metálicos e uma parte elástica, é capaz de suportar fatores como temperaturas muito elevadas, o que amplia suas formas utilização. Além disso, é importante ressaltar que esse acoplamento consegue suportar a exposição a elementos como poeira, água e óleos.

Versatilidade

Empresas diferentes têm necessidades diferentes, de modo que a mesma solução pode não ser capaz beneficiar duas companhias. Além disso, em uma empresa, existem demandas diferentes, que podem exigir equipamentos específicos.

Alinhado a essa realidade, o acoplamento tipo pneu é elaborado em vários modelos, uma versatilidade que abre espaço para que ele seja implementado em indústrias de todos portes e áreas de atuação.

Segurança de operadores

Um dos fatores mais importantes para uma indústria deve ser a segurança de seus colaboradores. Afinal, embora máquinas e peças possam ser substituídas, danos causados por acidentes a uma pessoa podem ser irreparáveis, principalmente nos casos mais graves. Por essa razão, é importante que a empresa invista em meios de tornar o seu ambiente operacional mais seguro.

O acoplamento tipo pneu é altamente elástico, devido a presença do pneu, o que o torna capaz de absorver choques, cargas e vibrações de uma maneira muito eficiente. Além de otimizar a vida útil de máquinas e equipamentos, tal funcionalidade permite que elas funcionem de um modo adequado, reduzindo os riscos de acidentes e elevando os índices de segurança de seus operadores.

Nesse contexto, é importante ressaltar que ao aumentar a segurança de seus colaboradores, a indústria ainda evita gastos com possíveis processos judiciais e indenizações.

Redução de custos

O funcionamento de uma linha de produção é um processo complexo, de modo que, qualquer falha em uma de suas etapas, tende a atrasar o processo como um todo, gerando para o empresário pesados prejuízos.

Dada a durabilidade do acoplamento tipo pneu, porém, ele apresenta um baixo índice de falhas, o que abre espaço para que a máquina em questão opere sem interrupções por longos períodos.

Além disso, graças a resistência do dispositivo, ele não precisa ser submetido a processos frequentes de manutenção e não precisa ser lubrificado, que reduz os gastos relacionados a sua manutenção.

O que fazer para garantir a qualidade do acoplamento?

Se levarmos em consideração a importância dos acoplamentos e os seus impactos sobre a operação de uma indústria, não é difícil chegar a conclusão de que equipamentos de qualidade devem ser selecionados.

Em um mercado acirrado, a produção eficiente é indispensável para indústrias que pretendem crescer, conquistando novos clientes. Ao aumentar o tempo de operação de máquinas, e reduzir seus custos de manutenção, o acoplamento tipo pneu aumenta de forma significativa sua produtividade, o que torna sua implementação altamente recomendada.

Agora que você entende a importância do acoplamento tipo pneu, o que acha de ter acesso a um produto de alta qualidade, produzido por uma empresa com anos de experiência no mercado? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Acoplast Brasil!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 3

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.