acoplamento de precisão na impressão 3D

Aplicação de acoplamentos de precisão na Odontologia

Característica como a alta sensibilidade do acoplamento de precisão o tornam a melhor opção para operações onde a precisão e a redução de vibração são requisitos essenciais, como na indústria gráfica e têxtil. Um exemplo é sua aplicação na impressão de próteses dentárias, onde qualquer erro pode inutilizar a peça fabricada.  

A nanotecnologia e a aplicação da miniaturização tem sido o objetivo de muitos desenvolvimentos em ciência, pesquisa e tecnologia desde o início da revolução tecnológica do século XX.

No campo da tecnologia odontológica, em particular, tem ocorrido uma redução progressiva no tamanho dos dispositivos para alcançar maior eficiência nos laboratórios de próteses dentárias.

Acoplamentos de precisão na Odontologia

Na Implantodontia, segmento da medicina odontológica que se ocupa da reabilitação oral por meio de implantes, há uma demanda crescente por precisão nas técnicas e eficiência na aplicação de recursos.

Nesse campo, acoplamentos de precisão fazem parte de impressoras utilizadas em escala para produzir próteses dentárias. Na confecção dessas peças, a força empregada na impressão é extremamente alta e os motores têm altos torques.

Como desafio do processo para garantir a qualidade física e estética da peça, as vibrações durante o processo de fabricação devem ser reduzidas a zero e o acoplamento ROTEX® GS compacto é altamente recomendado para a operação.

Além das versões padrões na dureza shore de 98 Sh A e 64 Sh D, o acoplamento ROTEX GS apresenta também uma versão altamente elástica com 92 Sh A, resistente à temperatura de até 120C.

Impressoras odontológicas

Nessas impressoras de última geração, os acoplamentos de alta precisão também são utilizados na dosagem da matéria prima para a fabricação de peças dentárias isoladas e próteses totais (dentaduras).

Neste procedimento, é crucial que os ingredientes do composto sejam sempre dosados ​​exatamente na mesma proporção para garantir uma impressão exata, consistente e no menor tempo possível.

Normalmente o interior dos equipamentos envolvidos nesse procedimento consiste em componentes em miniatura, como pequenos eixos e servomotores, que medem com precisão os compostos da mistura, que pode ser resina acrílica ou porcelana.

Como a carcaça desses dispositivos é feita de plástico, os flanges intermediários não podem ser fabricados com a precisão necessária para garantir o alinhamento exato entre os eixos do motor e os eixos árvores.

Como solução para esta falha, um acoplamento de FOLE TOOLFLEX® pode ser utilizado para compensar os desalinhamentos que possam ocorrer.

Essa compensação se dá pelo fato de o ângulo de torção de um acoplamento de fole ser resistente à torção inferior 0,05 graus a uma carga de torque nominal. Isso significa também que os fusos de esferas em miniatura e os servomotores podem ser conectados entre si com precisão e sem folga.

Desse modo, a proporção exata de mistura dos componentes, essencial para a produção da prótese, é garantida pela alta rigidez torcional do acoplamento.

Projetos elaborados para aplicações especiais

A Acoplast Brasil oferece uma ampla gama de soluções de acoplamentos de precisão adequados para uma variedade de aplicações.

Você pode optar entre os acoplamentos padrão ou, em uma conversa com nossos consultores, solicitar uma solução especial que atenda aos requisitos relevantes para a sua operação.

Conecte-se com nosso perfil no LinkedIn para acompanhar conteúdos exclusivo sobre aplicações de acoplamentos, redutores e motoredutores.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 4

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.