Alinhamento de equipamentos industriais

Alinhamento de equipamentos industriais: o que é preciso saber sobre o tema?

A operação de uma indústria, independentemente de seu porte ou área de atuação, depende diretamente da eficiência de uma série de processos. Se algum fator não estiver de acordo com as normas, a companhia pode sofrer prejuízos. Por essa razão, o alinhamento de equipamentos industriais é tão importante.

acoplamento - alinhamento de equipamento

Se o maquinário responsável pela produção não estiver devidamente alinhado, ele tende a sofrer avarias e pode até mesmo deixar de funcionar — o que obviamente tem o potencial de prejudicar a operação industrial.

Levando esses fatos em consideração, elaboramos este conteúdo com informações a respeito do alinhamento de equipamentos industriais. Leia o artigo e descubra como proceder para implementá-lo em sua empresa!

 

Afinal, o que é o alinhamento de equipamentos industriais?

Para entender o que é o alinhamento de equipamentos industriais, é importante compreender o conceito de desalinhamento. Basicamente, o desalinhamento de maquinários e de componentes pode ocorrer em duas situações específicas:

  • quando duas ou mais máquinas, que trabalham com eixos de rotação e operam em conjunto, estão com as linhas de centro de seus respectivos eixos desalinhadas;
  • quando os componentes de uma máquina não estão ajustados corretamente a sua linha de centro.

O alinhamento de equipamentos industriais, por sua vez, pode ser descrito como o conjunto de práticas de manutenção, implementadas pelo time de técnicos de uma companhia, para reparar equipamentos, eliminando divergências de desalinhamento.

Nesse contexto, é necessário ressaltar que os problemas de desalinhamento podem ser divididos em três grupos diferentes, isso de acordo com suas características. Continue a leitura e conheça cada um deles!

Desalinhamento angular

desalinhamento angular

O desalinhamento angular é aquele que acontece quando os eixos de rotação de máquinas, ou seus componentes, não estão ajustados em um ângulo reto.

Desalinhamento paralelo ou radical

Esse tipo de desalinhamento acontece apenas quando as linhas centrais de dois ou mais eixos de rotação estão paralelamente afastados.

Desalinhamento combinado

Por fim, o desalinhamento combinado ocorre quando a linha de centro dos eixos de rotação de máquinas industriais estão afastados de forma paralela e angular ao mesmo tempo.

Por que ele é tão importante e como realizá-lo?

Quando o maquinário de uma indústria sofre com o desalinhamento,ele começa a perder eficiência e fica sujeito a uma série de problemas graves. Dentre desses problemas, podemos citar os seguintes como exemplos:

  • aumento na demanda de energia para manter sua operação;
  • diminuição de seu tempo de vida útil e de seus componentes;
  • diminuição de sua produtividade;
  • vibrações excessivas.

Entenda melhor sobre os prejuízos que ruídos e vibrações excessivas causam nos equipamentos industriais!

Por esse motivo, o alinhamento de equipamentos industriais é tão importante. Afinal, por meio dessa prática, o time de técnicos de uma indústria é capaz de evitar estes problemas. Continue a leitura e descubra como implementá-lo!

Pré-alinhamento

Não é exatamente uma novidade que as rotinas de manutenção exigem uma série de cuidados e de equipamentos. Por esse motivo, o primeiro passo, quando falamos do alinhamento de equipamentos, é reunir todos os insumos e dispositivos que se fazem necessários para que a tarefa seja executada.

Além disso, é fundamental que o time de técnicos verifique as condições da máquina, que deve passar pelo procedimento, e que ele confira as orientações elaboradas pelo fabricante para a realização do processo.

Ainda nessa etapa, o time de técnicos deve avaliar o espaço ao redor para garantir que os demais equipamentos industriais não oferecem nenhum risco. Além disso, cabe aos técnicos limpar o local para evitar que detritos ou fluidos causem acidentes.

Cálculo de medidas

Uma vez que o desalinhamento de equipamentos industriais consiste na posição equivocada de eixos de rotação ou de componentes, a tarefa exige que as peças sejam ajustadas em posições exatas.

Para cumprir tal exigência, os técnicos da empresa devem calcular a posição em que a peça deve ser posicionada. Embora essa tarefa possa ser feita manualmente, ela se torna muito mais precisa quando os responsáveis por ela podem contar com medidores e sensores, principalmente com os chamados sensores a laser.

Execução do alinhamento

Assim que as posições são calculadas, o time de técnicos deve verificar o desalinhamento por meio de ferramentas, como os sensores a laser, e alinhá-los nas posições previamente calculadas.

Por questão de segurança, é necessário que, antes de dar a tarefa como terminada, os técnicos responsáveis analisem o posicionamento das peças, como eixos ou outros componentes, para garantir que o alinhamento foi realizado de maneira adequada. Ou seja, para garantir que nenhum erro foi cometido.

Documentação de processos

Dados e informações confiáveis são de suma importância. Afinal, por meio deles, o time de manutenção pode verificar todo o histórico da máquina e assim entender melhor as suas condições. Isso permite planejar as rotinas de manutenção de maneira mais eficiente e até mesmo identificar os motivos por trás de erros e falhas.

Por essas razões, todo o processo de alinhamento do equipamento precisa ser devidamente registrado e documentado nos arquivos da indústria.

Conclusão da tarefa

Por fim, o processo de alinhamento precisa ser analisado por outros profissionais especializados ou mesmo pelos gestores. Esse cuidado se faz necessário para confirmar que todos os procedimentos foram executados de modo correto, e que o alinhamento do maquinário foi bem-sucedido.

Assim que essa etapa é cumprida, a tarefa pode ser considerada concluída.

Qual o melhor método de alinhamento industrial?

Com o avanço da tecnologia, muitas ferramentas com o potencial de otimizar o alinhamento de equipamentos industriais foram desenvolvidas. Dentre elas, porém, os sensores a laser têm destaque graças à sua precisão e eficiência.

Por meio dessa tecnologia, o alinhamento pode ser executado de um modo muito mais ágil e barato, sem que isso acarrete qualquer prejuízo, de qualidade ou precisão, o que acaba colocando os sensores a laser como a solução mais completa e eficiente quando falamos do alinhamento de máquinas e equipamentos.

Em um ambiente competitivo, em que a eficiência de uma indústria e de seus processos tem grande impacto sobre sua posição no mercado e, por consequência, em seu rendimento, implementar medidas para otimizar a operação de máquinas e de equipamentos industriais é uma atitude fundamental.

Agora que você sabe o que é o alinhamento de equipamentos industriais e entende a sua importância, que tal contar com uma solução completa em monitoramento, e com os mais eficientes sensores, para verificá-lo? Entre em contato conosco e descubra os diferenciais da Acoplast Brasil!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.