Imagem utilizada para representar o artigo sobre cuidados que uma indústria deve tomar. Nesta imagem há um colaborador utilizando EPI's e segurando uma torneira industrial, lavando uma possível máquina que está manchada de vermelho.

Conheça alguns cuidados necessários para manter o ambiente da sua indústria seguro

Manter o ambiente de trabalho seguro deve ser uma preocupação constante dos gestores industriais uma vez que o conforto no trabalho tem impacto positivo na produtividade. Ações como cuidar da limpeza, checar o estado das instalações elétricas e manter atenção aos pontos que oferecem maiores riscos de acidentes garantem um ambiente mais seguro, organizado e limpo.

Assim como todo escritório, as indústrias também precisam passar por manutenções frequentemente. Isso garante um ambiente limpo e seguro para todos os colaboradores, além de melhorar a produtividade.

Para alcançar isso, alguns serviços precisam ser feitos por profissionais especializados para que sejam executados da melhor forma possível. 

A seguir, confira alguns cuidados necessários para manter o ambiente da sua indústria seguro e higienizado:

Entenda como cuidar da limpeza da sua indústria

Geralmente, a limpeza industrial é feita em duas etapas. Primeiro são removidos resíduos e sujeiras para que o ambiente seja desinfetado. É importante manter essa ordem pois os aparelhos devem estar prontos para o uso logo após o fim da limpeza, eliminando os riscos. 

A limpeza industrial é feita com o auxílio de um jato de água, e pode ser realizada tanto em pisos como tanques, reservatórios de água, caixas de gordura e esgotos. Esse tipo de limpeza é conhecida como hidrojateamento.

Com ela, todos os resíduos devidamente removidos pelo jato são retirados com aspiradores industrias de alta potência, que possuem tanques especiais próprios para a coleta de água com restos de componentes químicos. O serviço é feito por empresas de limpeza especializadas, pois esse tipo de tarefa exige equipamento pesado e profissionais aptos a desempenhar a tarefa.

Aprenda a prevenir a rede elétrica

Nas instalações elétricas das indústrias a quantidade de energia que controla o sistema é composto principalmente por uma grande fonte ligada a um potente gerador de energia.

Para utilizar instalações elétricas, é importante obter um conjunto de proteções, condutores elétricos, painéis de controle e acessórios instalados conforme as normas técnicas específicas.

Para que tudo corra bem, é indispensável que seja feito um projeto de instalação elétrica. Com ele, as instalações são mais eficientes e seguras, reduzindo as chances de um possível dano em toda a rede elétrica.

Uma boa instalação reduz os riscos de eventuais problemas, como fios próximos a uma estrutura metálica. O projeto aumenta a segurança e evita coisas inesperadas, como um possível curto-circuito, sobrecarga, sobretensão ou subtensão.

Previna sua indústria de possíveis acidentes

Para criar um ambiente seguro e produtivo, as indústrias precisam se manter atentas aos cuidados indispensáveis. Graças a alguns detalhes é possível manter o ritmo de trabalho e a limpeza do local.

Para isso, os serviços de manutenção devem ser feitos por profissionais devidamente qualificados e com equipamentos adequados.

As empresas de limpeza industrial tem a sua disposição todos os recursos necessários para realizar uma boa limpeza em:

  • Pátios;
  • Esgotos;
  • Caixas de água;
  • Etc.

O serviço é feito com o auxílio de um jato de água, agindo na remoção de resíduos.

Além disso, a parte elétrica também demanda toda atenção. Isso porque, uma indústria exige grande quantidade de energia, e para que tudo funcione adequadamente é necessária a criação de um projeto de instalação elétrica.

Com esses pontos, sua indústria mantém o ambiente:

  • Organizado;
  • Limpo;
  • Seguro;
  • Produtivo;
  • Qualificado para o trabalho.

Assim, é possível reduzir riscos de acidentes e garantir que sua linha de produção não seja afetada, mantendo o ritmo de produção sempre ativo.

Espero que tenham gostado deste artigo e até a próxima!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 5

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.