Análise swot na indústria

Qual a importância da análise SWOT na indústria? Confira

Estar em sintonia com os melhores métodos de planejamento estratégico é extremamente importante para ter sucesso em qualquer área ou segmento do mercado, especialmente em momentos de alta competitividade, como estamos experimentando nos dias de hoje. Por isso, é muito interessante aprender qual a importância da análise SWOT na indústria.

Trata-se de uma estratégia que engloba uma avaliação detalhada de uma série de cenários e pormenores para embasar a tomada de decisões dos gestores, garantindo a saúde do negócio dentro de sua realidade no segmento. Quer descobrir como fazer isso? Então, não deixe de continuar sua leitura.

Afinal, o que é análise SWOT?

A sigla SWOT deriva do inglês, por conta das iniciais de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em uma tradução para o português, a ordem foi reorganizada, dando origem ao apelido de Matriz FOFA, por conta dos termos forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. De qualquer maneira, é a aplicação dos princípios que realmente importa.

O conjunto de palavras, na verdade, se configura em uma ferramenta excelente, que ajuda empresas a avaliarem seu cenário atual, identificando seus melhores aspectos e também seus pontos fracos. Isso minimiza as chances de erros, viabiliza o realinhamento de estratégias e oferece uma visão macro do panorama do negócio dentro do seu segmento de mercado.

Para que serve a análise SWOT?

A análise SWOT serve para muitas coisas. Ela pode, inclusive, ser entendida como um estudo no qual a empresa, seu setor de mercado e o cenário geral são correlacionados para compreender as possibilidades e escolhas que podem assegurar o sucesso da organização. São muitos fatores analisados, sobretudo aqueles que podem impactar na operação.

O melhor de tudo é que a metodologia é simples e não demanda nenhum abalo no orçamento, podendo ser feita de forma recorrente e incluída na cultura organizacional. Sua realização pode contar com pontos de vista distintos, considerando o ambiente interno e o externo, de forma a responder às mudanças e aos desafios com maior assertividade.

Por que usar a análise SWOT na indústria?

Motivos não faltam para usar a análise SWOT na indústria. Afinal, é um ramo bastante competitivo e que está em constante evolução, o que implica que os gestores que anseiam pelo sucesso também desenvolvam melhores estratégias e sua capacidade de avaliação, de forma a ganharem mais profundidade e uma visão mais integrada.

Nesse contexto, fazer a análise SWOT é essencial, uma vez que ela pode oferecer informações relevantes para o planejamento. Além disso, o modelo pode ser extremamente útil em diversas situações, como no lançamento de produtos, revisão dos processos produtivos, reestruturação, relacionamento com clientes, adequação ao cenário econômico e muito mais.

Como aplicar a análise SWOT na prática?

Se chegou até aqui, você já está bem mais familiarizado com o conceito de análise SWOT na indústria. Definitivamente, é uma estratégia excelente para conhecer a fundo o negócio e aumentar a segurança comercial institucional, deixando a empresa muito mais preparada para enfrentar desafios.

A seguir, veja algumas dicas para aplicá-la na prática.

Monte o esqueleto da matriz

O primeiro passo para aplicar a análise SWOT na prática consiste em montar o esqueleto da matriz. Mas, acalme-se: apesar de parecer algo complexo para quem ainda não está tão familiarizado com a estratégia, é um modelo bastante simples, no qual você apenas precisará de um papel e desenhar uma tabela de 2×2, com 2 espaços em cima e 2 embaixo.

Com isso, você terá 4 quadrantes, nos quais a coluna superior pode contar com os aspectos internos, que são as forças e fraquezas, enquanto a inferior deve ter os prioritariamente externos, ou seja, as oportunidades e ameaças, que sua empresa não tem poder de controlar. Isso torna a visualização mais simples e permite partir para a próxima etapa.

Determine suas forças e fraquezas

Com a matriz já desenhada, você pode partir para a etapa seguinte na sua análise SWOT, que consiste em determinar suas forças e fraquezas. Elas constarão, como dissemos, na parte superior do seu desenho, mostrando fatores prioritariamente internos. Como pontos fortes, por exemplo, você pode incluir sua equipe, infraestrutura, localização etc.

Além disso, também é fundamental avaliar as falhas e os aspectos de melhoria, que podem envolver custos operacionais elevados, problemas no atendimento, ações de marketing pouco efetivas e assim por diante. Cada negócio terá suas próprias peculiaridades, sendo justamente isso o que torna a estratégia tão eficiente.

Avalie oportunidades e ameaças

Agora, chegamos na parte inferior do desenho da sua matriz SWOT, que consiste em avaliar oportunidades e ameaças. Aqui, prioritariamente, estaremos abordando questões de origem externa, ou seja, que não podem ser mudadas pela empresa, mas cujo conhecimento pode permitir que os gestores acertem bem mais nas tomadas de decisão.

Uma configuração de alta do dólar, por exemplo, pode abrir possibilidades incríveis de exportação e pacotes internacionais, já que o Real ficará mais barato para os estrangeiros. Já pontos como a precariedade do transporte público ou instabilidades econômicas podem ser ameaçadores, comprometendo a qualidade da operação e a performance da equipe.

Use a tecnologia para avaliar cenários

Embora a análise SWOT seja um mecanismo bem simples e que não demande mais do que um papel, quadro ou cartolina para sua visualização, a tecnologia pode ser uma poderosa aliada para fazer uma avaliação mais completa de cenários. Isso ocorre porque é preciso considerar uma grande quantidade de informações para tomar as melhores decisões.

Com as revoluções da transformação digital e a automação de processos, seu negócio pode se beneficiar tanto de sistemas de gestão quanto de equipamentos mais modernos, que otimizam a operação como um todo. Somente assim é possível alcançar o melhor equilíbrio de todos esses fatores: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Agora você já sabe qual a importância da análise SWOT na indústria. Ela pode ser uma boa estratégia, oferecendo informações importantes para o gestor e permitindo que haja um domínio maior sobre tudo o que pode influenciar no sucesso do negócio.

Gostou de aprender mais sobre a análise SWOT? Quer aumentar os seus conhecimentos sobre o mercado de indústrias? Então, confira também nosso post sobre logística industrial!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.