Principais aprendizados da pandemia

6 aprendizados que a pandemia está deixando para a gestão industrial

Após mais de um ano do início da pandemia, não se pode negar que ela tem deixado aprendizados e lições para todos.

No meio corporativo, por exemplo, as empresas viram sua operação reduzida não apenas pela ausência de seus colaboradores, que precisaram fazer o isolamento social, mas também pela falta e encarecimento de insumos.

Nesse cenário, a eficiência da gestão industrial se mostra ainda mais relevante.

Gestão industrial na pandemia

Isso ocorre porque, se os líderes da companhia não forem capazes de administrar o negócio de um modo inteligente, a recuperação no pós-crise tende a ser ainda mais difícil e, em alguns casos, até mesmo inviável.

Por essa razão, empresários e gestores precisam estar atentos aos  aprendizados que a pandemia trouxe. Afinal, eles são indispensáveis para que eles entendam como lidar com os seus impactos.

Principais aprendizados que a pandemia está deixando para os gestores industriais

Levando esse fato em consideração, preparamos este conteúdo com alguns dos principais pontos que precisam ser analisados.

Leia o artigo e descubra 5 aprendizados que a pandemia trouxe para a gestão de uma indústria.

1. Parceiros nacionais são importantes

Um dos principais desafios enfrentados pelas indústrias, que estão retomando seus negócios, é a falta de insumos. Dentre outros fatores, isso acontece porque como boa parte da produção mundial foi interrompida, muitos itens e produtos necessários para a operação industrial deixaram de ser fabricados, o que resultou em uma irregularidade entre a oferta e a procura desses produtos.

O que é um grande problema. Afinal, por mais que existam condições para que uma indústria volte a operar, e que exista demanda no mercado, sem insumos de qualidade, a produção do negócio vai continuar paralisada.

Nesse contexto, uma parceria estratégica com um fornecedor nacional pode fazer uma enorme diferença. Isso porque, uma vez que o parceiro se encontra no país, tanto o processo de negociação de prazos quanto o envio se torna mais simples.

Por essa razão, podemos dizer que contar com parceiros nacionais uma é das principais lições entregues pela pandemia de Covid-19.

Leia nosso post com dicas de como superar os desafios causados pela falta de insumos e e matéria-prima na indústria.

2. Inovação é fundamental

Em um cenário conturbado, como o que foi gerado pela pandemia, a tarefa de gerenciar os processos e a própria atuação dos colaboradores se tornou muito mais complexa. Isso porque, além de lidar com medidas sanitárias para impedir a disseminação do vírus, as indústrias ainda precisam planejar a sua operação de um modo inteligente.

Uma tarefa que não é fácil, pois em meio a ausência de recursos gerada pela crise, as demandas do mercado tendem a mudar. O que exige muita atenção do time de gestão.

Felizmente, a tecnologia e a transformação digital surgiram com uma série de soluções úteis para esses problemas. Por meio de soluções em análises de dados, por exemplo, os líderes do negócio podem acompanhar mais de perto o mercado e as oportunidades oferecidas por ele.

Já as tecnologias voltadas para o monitoramento de ativos, por sua vez, abrem espaço para que máquinas e equipamentos industriais sejam usados em seu pleno potencial sem que isso lhes acarrete defeitos ou falhas.

Considerando essas informações, podemos perceber por que a necessidade do investimento em inovação é uma importante lição a ser aprendida pelos gestores.

3. Automatizar processos industriais é importante

Embora grande parte das indústrias tenham sido prejudicadas pela necessidade de manter seus colaboradores em casa, as companhias que utilizam melhor a automação sofreram menos com esse problema.

Isso acontece porque, por meio da automação de processos, boa parte das atividades do negócio pode ser executada de forma autônoma. Soluções em machine learning e inteligência artificial, por exemplo, tornam essa tecnologia ainda mais eficiente e independente da supervisão humana.

Por essas razões, podemos listar a importância da automação de processos entre as lições que precisam ser aprendidas nessa crise!

4. Mão de obra capacitada é indispensável

Por mais úteis que sejam as tecnologias, principalmente aquelas que propiciam o uso inteligente de dados e a automação de processos, o fator humano ainda é muito importante.

Afinal, são justamente os humanos os grandes responsáveis por elaborar estratégias de gestão industrial, e por cuidar do gerenciamento e da manutenção dos sistemas de produção automatizados.

É importante levar em consideração, porém, que esses papéis demandam conhecimento e experiência. De modo que, para atingir os melhores resultados, as indústrias também precisam investir na capacitação de seus profissionais.

Mais do que simplesmente oferecer bons salários, as empresas, que desejam se tornar atrativas para os melhores talentos, precisam criar programas de valorização profissional que ofereçam bons benefícios e a possibilidade de ascensão profissional. Sem esse cuidado, a companhia tende a perder os profissionais mais qualificados para seus concorrentes.

Uma vez que um profissional qualificado tem o potencial de gerar muito valor para uma indústria, esse investimento tem retorno garantido.

5. Adaptação é questão de sobrevivência

As indústrias que estão lidando bem e sairão vitoriosas após esse momento de crise são aquelas que tiveram desenvoltura para adaptar-se rapidamente.

Períodos de crise como esse são oportunidades para as empresas pesquisarem, repensarem suas estratégias e redirecionar o desenvolvimento da indústria.

Confira algumas dicas para sua indústria vender durante essa pandemia.

6. A importância da comunicação digital

A pandemia do Covid 19 trouxe mudanças profundas em todos os aspectos de nossa vida. A forma como trabalhamos, estudamos, compramos, até os modelos de negócios foram amplamente afetados.

Desse modo, empresas precisaram migrar serviços e produtos para o ambiente virtual. Como resultado desse movimento, em 2020, mais de 20 milhões de pessoas compraram online pela primeira vez durante a pandemia, segundo estudo da Ebit | Nielsen.

Mais do que estarem presentes nas redes sociais ou digitalizarem a operação, as  indústrias precisam mudar a forma de se relacionar com o consumidor.

Obviamente, para aprender tais lições, o gestor precisa estar atento à realidade ao seu redor e analisar tanto os desafios à sua frente quanto as ferramentas, que estão a sua disposição, para superá-los.

Agora que você conhece 5 dos principais aprendizados da pandemia para a gestão industrial, que tal se manter por dentro de mais assuntos importantes? Assina nossa newsletter e receba mais conteúdos de qualidade!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 3

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.