armazenamento em nuvem

Conheça as vantagens do armazenamento em nuvem para indústrias

Uma das preocupações primordiais de uma empresa, indústria, ou melhor de um empreendimento, é manter as informações em sua integridade máxima. E principalmente, que estejam seguras.

Ainda mais quando pensamos na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para que o sistema funcione plenamente sem riscos de roubo ou perda de dados, se faz necessário investimento em tecnologias. E que estas favoreçam a proteção das informações. Bem como a facilidade no envio, compartilhamento e armazenamento delas.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo abaixo para apresentar as vantagens de apostar na solução de armazenamento em nuvem para o setor industrial. Uma vez que ele demanda uma estrutura robusta, visto o exponencial crescimento. Continue a leitura!

Vantagens do armazenamento em nuvem

A computação em nuvem (cloud computing) tem sido muito utilizada por diversos segmentos no mercado corporativo. Entretanto, geram muitas dúvidas. Principalmente quando falamos no armazenamento de informações na nuvem. Confira as vantagens.

Redução de despesas

Isso mesmo, quando se aposta em uma solução de armazenamento em nuvem, um dos principais benefícios é a redução de custos como com espaço para armazenar documentos, arquivos e pastas. Uma vez que não será necessário gastar com infraestrutura física ou licenciamento para ter os dados da empresa salvos.

Por se tratar de uma tecnologia em nuvem, paga-se apenas pela quantidade em GB que se utilizar. Dessa forma, além de obter melhor desempenho com a nuvem, evita-se erros comuns. Além de extinguir custos com manutenção, mão-de-obra especializada, depreciação e configuração de servidores físicos.

Conte com uma empresa fornecedora de armazenamento em nuvem, sem se preocupar com burocracias e ainda conseguir economizar tanto dinheiro quanto tempo dedicado às configurações.

Segurança da informação

Um dos pontos que mais precisam ser levados em consideração, se não o mais importante é a segurança das informações industriais, ou de qualquer ramo. Isso deve ter grau importante de priorização quando o assunto é armazenamento.

Muitas empresas optam por guardar dados importantes em máquinas, computadores, pen drives, HD externos e até CDs. Mas desconhecem ou até ignoram o risco que isso traz ao negócio.

Já imaginou se uma falha ocorrer nesses dispositivos físicos? Ou uma pane elétrica ou roubo deles, o que fazer? Pode ser o fim de um empreendimento perder seu bem mais precioso, suas informações!

Quando se utiliza a nuvem para armazenar todas das informações da empresa, o risco de isso acontecer diminui drasticamente. Uma vez que a solução de armazenamento em nuvem utiliza criptografia de ponta a ponta e possui mecanismos para impedir que terceiros consigam acesso ao que esteja ali guardado. Isto é, armazena-se os arquivos em servidores online e somente pessoas autorizadas poderão acessar. Seja por meio de senhas ou até autenticação de acesso.

Importante frisar que a utilização de um file server cloud, isto é, um servidor de arquivos em nuvem, não dispensa a manutenção periódica do backup das informações da empresa.

Espaço e compartilhamento de documentos

Independente do setor de atuação, uma indústria é dividida em diferentes departamentos. Seja financeiro, produção, desenvolvimento, marketing, e por aí vai. Diante do cenário atual que estamos enfrentando devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Muitos dos setores tiveram que adotar o regime de home office. Com isso, surgiu a necessidade de que os colaboradores conseguissem acesso aos documentos e informações da empresa para continuar trabalhando de suas casas.

Nesse ponto, a nuvem tem contribuído bastante para tornar o trabalho possível à distância. Ou seja, mesmo fora das instalações da empresa. Seja na disponibilização de arquivos ou compartilhamento instantâneo das informações.

Assim, a forma como esses dados serão disponibilizados, influencia significantemente na agilidade e eficiência com que as tarefas serão executadas. Por exemplo, uma planilha cujo armazenamento foi feito na nuvem, basta um link de compartilhamento e qualquer indivíduo da empresa, desde que autorizado, conseguirá acessá-la e editá-la. Independentemente de onde estejam e a hora que esteja acessando. Essa funcionalidade é muito útil não só para quem adotou o home office, mas também quando se têm filiais em outras regiões e até países.

Conclusão

Não importa o ramo de atuação, porte ou localidade. O armazenamento em nuvem contribui para que a indústria e demais negócios consigam alcançar resultados superiores. Quando se compara com a não utilização dessa tecnologia. A Brasil Cloud fornece serviços de cloud computing, e um deles é o File Server Cloud (Servidor de Arquivos em Nuvem). Com tal solução a empresa ganha produtividade, segurança e alavanca os resultados, com menor custo e maior autonomia.

Conteúdo produzido em parceria com o grupo Brasil Cloud.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.