Automação Industrial e Impacto Ambiental

Como a automação industrial reduz o impacto ambiental da produção

O impacto ambiental da produção é um aspecto essencial para que as empresas do ramo industrial ganhem relevância e conquistem parcerias de sucesso no mercado.

Na última década, a pauta ESG (Environmental, Social and Governance, ou Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa) ganhou destaque nos meios que tratam sobre gestão de negócios.

Hoje, é impossível pensar em desenvolver estratégias de crescimento sem considerar a pauta de sustentabilidade. E, ao contrário do que possa parecer, desempenho sustentável não significa apenas o zelo com o Meio Ambiente: é sobre direcionar a empresa para o crescimento inteligente e duradouro.

Portanto, a automação industrial tem um papel de extrema importância na redução do impacto ambiental da produção. Saiba mais a seguir!

O que significa automação industrial, na prática

O conjunto de ações que usam a inteligência artificial para fazer com que rotinas operacionais repetitivas e exaustivas sejam realizadas por máquinas, e não por pessoas, faz parte do que chamamos de automação industrial.

A transformação digital passou por um processo de aceleração intensa nos últimos 3 anos, o que propiciou o surgimento de novas tecnologias que se tornaram o braço direito da sustentabilidade de negócios.

Entenda o porquê do desempenho sustentável

Falar sobre sustentabilidade de negócios é uma pauta que sempre vai ser tendência. Esse é um tema urgente e que demanda atenção das empresas, se elas querem se manter relevantes no mercado.

Nesse cenário, a sustentabilidade é uma pauta importante, porque trata sobre o uso inteligente dos recursos naturais e a relação do impacto ambiental da produção. Além disso, é uma exigência do próprio mercado, já que clientes e investidores têm o desempenho sustentável de empresas como critério para decisão de compra ou investimento.

É importante destacarmos que, durante a pandemia, as empresas que já adotavam uma agenda ESG apresentaram uma rentabilidade acima do Ibovespa: 296% contra 223% da Bolsa, conforme reportagem do Estadão.

Automação industrial x impacto ambiental da produção

Hoje, encontramos diversas soluções de automação industrial, desde a implementação de telemetria no maquinário até o uso econômico de energia nos edifícios corporativos. A verdade é que a tecnologia é a resposta para que as empresas utilizem melhor os seus recursos.

Essa conduta, traz ganhos que estão relacionados a percepção que o mercado tem da sua marca, o que torna o seu negócio mais competitivo atraindo melhores oportunidades de crescimento.

No entanto, não fica restrita a isso: a sustentabilidade na gestão reduz custos e ajuda a criar processos sólidos com máxima eficiência, dentro do conceito de 5S ou gestão enxuta. Portanto, é uma frente estratégica para escalar a operação de maneira segura.

Na prática, o impacto ambiental da produção é minimizado já que a automação industrial:

  • otimiza os processos — rotinas mais fluidas e com menor chance de erros;
  • uso inteligente dos recursos — aproveitamento máximo, de forma a reduzir os custos da operação no dia a dia;
  • evita o desperdício — ao evitar o retrabalho por meio da otimização e por aproveitar os recursos ao máximo.

Para que o impacto ambiental da produção alcance melhores performances é fundamental o investimento em pesquisa e tecnologia. A conduta de melhoria contínua é a chave para que os processos se tornem cada vez mais sustentáveis na indústria e em qualquer modelo de negócio.

Então, a sua empresa já investe em automação industrial? Como ela está se preparando para reduzir o impacto ambiental da produção e se manter relevante no mercado? Compartilhe com a gente: deixe o seu comentário.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.