Tecnologia para a indústria

Benefícios do investimento em tecnologia para sua indústria (além da produtividade)

A tecnologia surgiu para revolucionar a rotina de trabalho, seja dentro ou fora do ambiente industrial. Os recursos da tecnologia para a indústria podem ajudar muito com a produtividade e a segurança dos ambientes, permitindo ter mais controle sobre as operações.

O fator tecnológico é um diferencial competitivo, ou seja, as empresas que investem capital em sistemas e o uso da tecnologia, por exemplo, é uma ótima estratégia para aumentar a produtividade, reduzir custos, erros e paradas.

Consequentemente, melhorar a produção é algo que proporciona mais vendas e produtos de mais qualidade, preservando o corpo laboral, possibilitando o fechamento de novas parcerias e assinatura de contratos benéficos para a empresa.

Pesquisa sobre o uso da tecnologia no local de trabalho

Investimento em tecnologia e seus benefícios para as indústrias

Um conceito muito interessante e que faz parte da rotina da indústria é o de automação industrial. 

A base da automação é a modernização, ou seja, os processos produtivos podem ser controlados e programados para otimizar a linha de produção, reduzindo os índices de falhas e retrabalhos e de modo que sejam feitos de forma automática.

As principais vantagens em investir na automação industrial são:

  • Aumento da produtividade;
  • Eficiência nos processos;
  • Reduz custos operacionais;
  • Melhora a segurança no chão de fábrica;
  • Agrega vantagem competitiva;
  • Flexibiliza a linha de produção;
  • Possibilita a medição e o controle;
  • Manufatura operando 24 horas;
  • Diminui o tempo de serviço;
  • Aumenta a qualidade dos produtos.

Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios que podem ser aproveitados ao destinar parte do capital da empresa para implementar a automação industrial.

Estudo global da Aruba sobre benefícios da tecnologia para os funcionários

Afinal, um ponto muito importante e que os empresários devem estar atentos é que a tecnologia ajuda não apenas o ambiente de produção, mas outros setores relevantes para a empresa como o administrativo, marketing, entre outros.

Um estudo global realizado pela Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise afirma que funcionários que trabalham em locais onde há investimento (bem aplicado) em tecnologia, além de serem mais produtivos, trabalham com mais satisfação e tem uma sensação de desenvolvimento profissional.

Ainda nesse estudo, 64% dos funcionários entrevistados afirmam sentir que sua empresa ficaria para trás em relação à concorrência se novas tecnologias não fossem implementadas.

A importância da tecnologia para a indústria

O surgimento da tecnologia modificou vários processos relevantes no dia a dia. 

Atualmente, a internet tem um papel fundamental em diversos negócios, em diferentes áreas, aumentando a eficiência dos processos, o controle de tarefas e a mensuração de resultados, bem como contribuindo com estratégias de marketing mais efetivas como funciona o Facebook Ads.

Os recursos tecnológicos entregam diversos benefícios para o setor industrial, como a inteligência artificial, fibra óptica, análises de Big Data, softwares de computadores, drones, reconhecimento facial, entre outros.

Assim, eles podem ser aplicados desde a entrada e controle de acesso da fábrica até mesmo na verificação da qualidade dos processos e funcionamento das máquinas.

Uma maneira de conseguir ganhos interessantes para a empresa é acompanhando as evoluções tecnológicas e tentar implementá-las na rotina de trabalho, algo que pode deixar os funcionários satisfeitos com os investimentos e facilidades, mas que pode demandar preparação para lidar com as ferramentas.

Tais aspectos podem ser trabalhados de modo a motivar a equipe ainda mais e visto a oportunidade de desenvolvimento e, assim, a produção pode ter melhorias mais significativas e ampliadas.

Com isso, os investimentos em novas máquinas, softwares, a contratação de profissionais especializados são mudanças que podem render excelentes resultados, aumentando as chances de sucesso, além de proporcionar um grande reforço na equipe.

Confira a seguir alguns dos recursos tecnológicos importantes e seus impactos no setor industrial.

  1. Gerenciamento otimizado

Uma gestão eficiente não beneficia apenas o chão de fábrica, mas todos os setores da empresa. 

Ter gestores experientes e preparados é crucial para manter as equipes de trabalho sempre focadas nos processos, tomar decisões mais assertivas e conseguir bons resultados e a tecnologia facilita esse acompanhamento e a coleta de informações para a tomada de decisão.

  1. Integração para aumentar e melhorar a produtividade

No ambiente industrial, tudo está sempre interligado. Uma solução que pode ajudar no desempenho é apostar em sistemas integrados, algo que pode render um volume acima do esperado na produção.

Utilizar sistemas que integram várias áreas é uma maneira de obter informações de forma mais simplificada e agilizar as etapas de um processo, visto que todos os setores podem acompanhar quem é o responsável e o momento de conclusão.

  1. Diminuição de erros

A mão de obra humana é essencial em qualquer negócio, pois sem ela é impossível desenvolver as atividades, seja devido aos processos criativos e de análise ou na operação e gerenciamento de maquinário. 

Deste modo, conciliar o uso de ferramentas tecnológicas com uma mão de obra especializada contribui de forma significativa para o aperfeiçoamento dos processos e um melhor desenvolvimento das atividades.

Inclusive, para reduzir os índices de erros e retrabalho apostar no uso da tecnologia é fundamental, como mencionado anteriormente.

Isso ocorre, principalmente, porque ela otimiza e dinamiza as tarefas simples e repetitivas, bem como traz velocidade para a linha de produção, inclusive em processos que demandam força e mudanças de temperatura, o que poderia colocar em risco os operadores.

Assim, aliando a automatização com essa vistoria regular, consegue-se reduzir custos, melhorar a qualidade dos itens, criar materiais padronizados e seguros e sem precisar aumentar o tempo de produção ou presença na fábrica, o que também melhora o alcance no mercado. 

Investimentos mais sofisticados, por exemplo, em aplicativos, podem render excelentes resultados, proporcionando uma produção de qualidade.

Marketing no ambiente industrial

O uso de estratégias de marketing é algo muito importante em todos os segmentos e na indústria não seria diferente.

Os empreendedores estão mais acostumados com o marketing para os consumidores, mas pensar em estratégias que ajudam a fortalecer a imagem da empresa no universo digital e físico é fundamental.

Inclusive, isso se mostra bastante efetivo para indústrias voltadas tanto para outros negócios (B2B), quanto aquelas que atuam para os clientes finais (B2C), mesmo que em menor quantidade.

O marketing tradicional visa o crescimento de um empreendimento através da divulgação de produtos e serviços que chamam a atenção do público-alvo, resultando em vendas. 

Além das vendas, outras maneiras de crescimento são: fechamento de parcerias, um bom relacionamento com o cliente, aumento dos lucros, entre outros fatores. 

Já no meio industrial, isso ocorre de forma mais extensa, visto o tipo de relacionamento e o maior volume de venda, e esse processo é melhorado por meio do marketing digital. 

Inclusive, essa é uma forma de tecnologia muito vantajosa para as indústrias, visto que otimiza o alcance e a comunicação com a audiência, e contribui para o entendimento de quem é e os interesses desse público.

As estratégias são sempre pensadas para incentivar o público a consumir o que a empresa tem a oferecer, neste caso os insumos gerados pela indústria.

Assim, o marketing digital tem a função de ajudar no crescimento da empresa, dos lucros e do fortalecimento da presença/imagem no universo digital, mas as estratégias desenvolvidas neste marketing são pensadas para a internet.

A internet é um espaço que tem se mostrado muito interessante para as instituições e são ações muito eficazes devido ao alto uso por empresas e clientes.

Com isso, pode-se investir capital para anunciar nas redes sociais, no Google e deixar em evidência os produtos e serviços ofertados

Assim, inúmeros benefícios que podem ser aproveitados ao investir nas estratégias de marketing digital para indústrias, conciliando as mídias digitais e tecnologias para trazer mais relevância para as plantas fabris.

Anúncios pagos

Uma estratégia muito utilizada no marketing é o anúncio pago, no qual é possível investir um valor para criar anúncios específicos para o nicho de atuação, tendo qualidade nas campanhas criadas.

As plataformas Ads podem ser uma excelente estratégia para ter mais tráfego, ampliando a visibilidade, escolhendo os canais de comunicação com mais chances de render boas vendas, como por meio do Instagram Ads, possibilitando anúncios no feed e nos stories.

É uma excelente opção para as pessoas que desejam resultados mais rápidos e a estratégia pode ser gerenciada por meio do Facebook.

Com uma plataforma de funcionamento simples e intuitiva, o Facebook Ads permite criar diversos anúncios, em formatos distintos e para diferentes mídias, atingindo as metas estabelecidas no planejamento para o Instagram e o Facebook, por exemplo.

Os benefícios do Facebook Ads para as empresas se resumem em: aumento no alcance das publicações; maior interação com o público; educação da audiência; retorno sobre investimento; excelente poder de mensuração dos resultados; e precisão na segmentação, neste caso para o nicho industrial.

Outra ferramenta que pode ajudar a ter bons resultados com as estratégias de marketing é verificar como anunciar no Google Ads para criar campanhas e ações de marketing digital para a indústria com qualidade.

Com a criação de uma conta na plataforma, os usuários podem ter acesso a uma ferramenta muito fácil de elaborar anúncios. 

Contudo, devido à rotina industrial mais intensa, pode ser importante contar, além dos softwares e ferramentas de automação, com agências especializadas para a criação de campanhas mais adequadas e considerando aspectos geográficos, demográficos, gênero, faixa etária, entre outros, para otimizar as campanhas.

Considerações finais

A tecnologia é algo muito positivo no ambiente industrial e em outras áreas, agregando otimização de tempo e tornando o trabalho mais simples e com muita qualidade.

Portanto, os investimentos em recursos tecnológicos somados a boas estratégias de marketing é algo que pode render vendas expressivas, ótimo faturamento, fidelização do público, além de novas oportunidades de negociações. 

Conteúdo produzido em parceria com o blog Marketing Ideal

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.