cadeia de suprimentos na indústria

Saiba como realizar a gestão da cadeia de suprimentos na Indústria 4.0

Para conseguir sobreviver aos desafios do mercado, como o de se destacar da concorrência e enfrentar as dificuldades de um período pandêmico, mais do que nunca, é necessário recorrer à diferenciação estratégica da cadeia de suprimentos.

As inovações tecnológicas, por exemplo, permitem que as indústrias reavaliem todos os seus processos e busquem identificar melhorias que promovam o negócio. Desde equipamentos mais efetivos até a implementação de conceito sustentável, que gere menor custo.

A indústria 4.0 abandona a cada dia uma visão apenas conceitual e realiza passos notáveis, que confirmam ser algo que faz parte da realidade do segmento. As características do setor são acentuadas por tornar as empresas rentáveis e otimizadas.

Mas como implementar a Indústria 4.0 dentro da gestão da cadeia de suprimentos? Se você deseja saber como ou até mesmo melhorar sua visão sobre o assunto, confira este rápido guia sobre o assunto!

O que é a revolução na cadeia de suprimentos gerada pela Indústria 4.0?

Antes de mais nada, vamos entender mais sobre o que é e como podemos identificar as tendências inovativas proporcionadas pela Indústria 4.0. A principal ideia dessas mudanças é a inclusão da globalização de informações dentro do segmento industrial.

Liderado pelo uso de Inteligência Artificial, as “fábricas inteligentes” são acompanhadas com outras inovações, como o Big Data, Machine Learning, softwares e Internet das Coisas (IoT). A nova versão do setor transparece uma indústria autônoma, mais produtiva e, principalmente, rentável.

Em outras palavras, os processos da cadeia produtiva visam oferecer o melhor para o seu consumidor, com menor custo possível, sem gerar impacto negativo no ciclo social. Apesar do benefício para os empresários, clientes também sentem positivamente as mudanças que o mercado passa.

Para a área do Supply Chain, deliberamos as tarefas manuais e passamos a executar processos logísticos de maneira simplificada, automatizada e inteligente. Com mais velocidade para estar nas mãos dos consumidores, a cadeia produtiva executa seus processos com velocidade e precisão para o negócio.

Sabendo das mudanças de hábitos dos clientes, mais do que nunca foi necessário identificar as oportunidades de melhoria. Assim, os processos produtivos passam atualmente pela transformação digital visando tornar a indústria efetiva.

Quais são os maiores benefícios da Indústria 4.0 na cadeia de suprimentos?

Os impactos gerados no macroambiente industrial vão muito além dos próprios empreendedores: consumidores, parceiros, concorrentes, fornecedores, entre outros. Todos absorvem a entrada das inovações que revolucionam o modelo de gestão da cadeia de suprimentos.

Confira quais são alguns dos principais que você terá ao trazer o conceito revolucionário dentro do seu negócio!

Maior visibilidade dos processos

Para garantir que uma logística seja realmente efetiva, a gestão industrial deve ter uma visão ampla da operacionalização. Essa visibilidade ocorre desde a produção, gestão de estoque, distribuição até a venda do produto final ao consumidor.

A partir disso, conseguimos acompanhar melhor os processos, identificando falhas, pontos de melhoria e eliminando gargalos na logística, por exemplo. Além disso, também é possível acompanhar o que está ocorrendo no consumo, ou seja, no sell-out, e orientar toda a produção pela demanda real.

Para ter decisões mais precisas, é fundamental que sejam avaliadas todos os dados para que seja só escolhida a tomada, a partir de análise profunda de todas as informações.

Redução de custos

Sem sombra de dúvidas, outra importante vantagem em realizar a gestão da cadeia de suprimentos na Indústria 4.0 é a redução de custos. A melhoria contínua nos processos garante maior eficiência, o que significa menos necessidade de investir em outras áreas.

Além disso, ao aumentar a produtividade, reduzir as perdas de vendas e os excessos de estoques – conseguimos controlar o capital de giro parado. Dessa forma, essa prática permite reduzir custos operacionais e ainda assim aumento da qualidade, a competitividade do produto e criação de valor agregado e diferenciais em relação à concorrência.

Maior integração entre as etapas

Para garantir que toda a cadeia ocorra de maneira correta, é preciso garantir que todos os processos, sistemas e pessoas estejam integradas às etapas. Como consequência, as áreas seguem de maneira conjunta, uma garantindo sua realização na logística de maneira efetiva e sem falhas

Como realizar a gestão da cadeia de suprimentos no contexto da indústria 4.0?

Para garantir essas e outras vantagens, é preciso ter cautela nessa gestão. Sem a análise crítica do gestor da área, é impossível reconhecer os pontos de atuação e desenvolver as melhores ações a partir disso.

Para que você obtenha sucesso, levantamos algumas dicas que devem ser seguidas por você, gestor industrial. Acompanhe!

Adotar tecnologias

Uma das principais preocupações para otimizar a gestão da cadeia de suprimento é adotar tecnologias e soluções que visam melhorar os processos ligados à área. Esse tipo de inovação permite mapear todos os processos e, além de facilitar a análise de dados, ajuda nas tomadas de decisão.

Integrar a cadeia com a dos fornecedores

Uma das partes envolvidas na logística que impacta no sucesso da cadeia de suprimentos são os fornecedores. E é justamente nesse processo que precisamos acompanhar quais são eles e incluí-los dentro dos processos de acompanhamento.

Por exemplo, uma ferramenta de gestão de suprimentos permite incluir todos os fornecedores, acompanhando a evolução de valores, data de transporte, entre outros aspectos. Com isso, conseguimos controlar um dos principais fatores externos da cadeia.

Entretanto, para surtir esse efeito é preciso também contar com empresas de confiança, que já conheçam suas etapas de suprimentos, mas que também estejam de acordos com ela. Para evitar surpresas, é importante conversar com profissionais da área ou analisar sua reputação no mercado.

Identificamos ao longo desse material que, mais do que nunca, a cadeia de suprimentos necessitava de mudanças precisas sobre o modo como eram operacionalizadas. A Indústria 4.0 foi uma revolução que, assim como as anteriores, tornaram o setor mais estratégico e otimizado. Sabendo desse impacto, é fundamental que seu negócio busque cada vez mais incluir as novas tendências geradas pelo conceito.

Um bom exemplo do que estamos falando é a maneira como o setor de compras operacionaliza os suprimentos. Quer saber mais? Então, confira nosso guia completo sobre os compradores técnicos e como eles podem gerar resultados significativos para sua indústria!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.