como escolher motoredutor

Tem dúvidas sobre como escolher um motoredutor? Podemos lhe ajudar!

O motoredutor (ou motorredutor) pode ser descrito como um dispositivo, criado por meio da combinação de um motor e um redutor, para fornecer potência de forma controlada a máquinas e equipamentos industriais.

Modelos Motoredutores

Por meio do redutor, acoplado ao motor, os responsáveis por operar o maquinário são capazes de controlar melhor a energia mecânica fornecida pelo motor, garantindo assim que ela será o bastante para que o equipamento em questão funcione, mas controlada o suficiente para não lhe causar danos.

Uma vez que o dispositivo tem grande impacto sobre a eficiência de uma máquina, é necessário que ele seja escolhido com o devido cuidado. Levando esse fato em consideração, preparamos este conteúdo para ajudar você a escolher um motoredutor de forma mais assertiva.

Acompanhe!

Verifique a potência necessária

Uma vez que, para que uma máquina opere corretamente ela precisa receber a quantidade adequada de potência, o primeiro passo a ser dado é identificar essa demanda. Assim que isso é feito, basta que o time de compras da indústria adquira um motoredutor que gere a potência requerida.

É importante ressaltar que a potência é aferida por meio de uma combinação de torque e rotação. Felizmente, esses valores já costumam ser devidamente explicados pelos fornecedores dos dispositivos, em seus catálogos.

Opte por um redutor alinhado às demandas da operação

Indústrias diferentes têm demandas diferentes, de modo que uma solução única acaba não sendo o bastante. Por essa razão, existem diversos tipos de redutores, cada um deles alinhado a uma demanda específica. Para ajudar você nessa escolha, vamos apontar as características dos principais tipos.

Redutor sem-fim

Este tipo de redutor transmite a potência por meio de um parafuso, do tipo sem-fim, que é conectado a uma engrenagem. Graças a seu preço, mais baixo, o equipamento é muito utilizado em indústrias.

A grande questão é que o seu tamanho, que é demasiadamente grande, acaba sendo uma desvantagem.

Redutor de engrenagem de dentes retos

Esse tipo de redutor, por sua vez, é mais eficiente, pois pode ser configurado em um ou mais estágios. Tal característica abre espaço para que ele reduza ainda mais a energia mecânica, produzida pelo motor, oferecendo mais opções de controle ao operador da máquina.

Dadas as suas características, ele costuma ser adotado em transmissões maiores.

Redutor de engrenagens helicoidais

O redutor de engrenagens helicoidais oferece os mesmos benefícios do de engrenagem de dentes retos, mas com um diferencial. Ele ainda tem a capacidade de suavizar a transmissão, reduzindo drasticamente os ruídos. Uma característica indispensável para algumas indústrias.

É importante considerar, porém, que esse redutor precisa de suporte e mancais mais arrojados, o que acaba elevando o custo de sua operação.

Redutor de engrenagens planetárias

O redutor de engrenagens planetárias é tido por muitos especialistas como o tipo mais eficiente e confiável do dispositivo. O que é natural quando consideramos suas características como:

A questão é que, como era de se esperar, essa qualidade tem um preço alto! O que impede o dispositivo de ser vantajoso em operações menos robustas.

Leve em consideração a sobrecarga

Por fim, é importante que os responsáveis pela operação da máquina, e que o time de manutenção da empresa, levem em consideração que, independentemente de seu tipo, o motoredutor foi desenvolvido para operar em condições específicas.

Isso significa que qualquer variação pode afetar seu desempenho e até mesmo a sua durabilidade. Por essa razão, é necessário que os técnicos da empresa analisem os fatores que podem causar sobrecargas, e seus possíveis efeitos, na hora de escolher o motoredutor.

Por meio do motoredutor, a força mecânica, produzida pelo motor, pode ser entregue de um modo mais controlado a máquinas e a outros equipamentos industriais. Uma funcionalidade que tende a aumentar a durabilidade do equipamento em questão e melhorar a qualidade dos itens produzidos por ele.

Tenha uma empresa parceira para te auxiliar a escolher um motoredutor e no serviço de assistência técnica

Manutenção em motoredutores Siemens

Por último, mas não menos importante que os itens apresentados anteriormente, dada a sua importância, é fácil perceber que os dispositivos devem ser fornecidos por empresas sérias, especializadas em sua construção e manutenção.

Neste contexto, a Acoplast Brasil surge como a melhor opção do mercado! Clique neste link e descubra nossos diversos modelos de motoredutores!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.