como otimizar o tempo

Como otimizar o tempo na indústria: confira 6 boas práticas

Saber otimizar o tempo de produção em uma indústria deixou de ser novidade ou vantagem competitiva, passando a ser um requisito para qualquer negócio que quer se destacar e crescer. Por isso, não basta apenas investir no aumento da produção ou das vendas, é preciso trabalhar para organizar a empresa como um todo.

A otimização permite que o gestor identifique as principais causas dos problemas, além de visualizar os processos de forma clara e esquematizada. Quer saber mais sobre como otimizar o tempo na sua empresa? Continue a leitura deste artigo e confira as 6 dicas que preparamos para você!

Qual é a importância de otimizar os processos industriais?

A otimização de processos dentro de uma indústria acontece por meio da interação eficiente entre diferentes setores da empresa. Sendo assim, saber como otimizar o tempo e aumentar a produtividade envolve planejamento, acompanhamento das atividades e uma boa organização para alcançar as metas traçadas.

Além disso, aprimorar as atividades e processos auxilia os gestores a terem uma visão mais ampla do seu negócio, o que melhora a administração das finanças e a implementação de estratégias organizacionais consistentes.

Como otimizar o tempo no setor industrial?

Agora que você já conhece a importância da otimização, é fundamental saber como implementá-la na sua empresa. Confira!

1. Mapeie os processos da sua empresa

Conhecer como funciona a produção da sua organização é essencial para saber como otimizar o tempo das atividades. Sendo assim, procure utilizar desenhos e esquemas que facilitem a visualização dos processos e o funcionamento de cada um, tanto de maneira isolada quanto em conjunto. Isso permite saber:

  • quais são as atividades que geram valor aos seus clientes;
  • qual é o consumo de recursos financeiros e humanos em cada processo;
  • quais são os gargalos e falhas da empresa.

2. Invista no treinamento dos colaboradores

Profissionais capacitados são fundamentais para começar a aumentar a produtividade de uma organização. Contratar mão de obra qualificada é o primeiro passo, mas fornecer treinamentos constantes ajuda a expandir os horizontes dos colaboradores.

Sendo assim, investir no conhecimento da equipe melhora os processos e impacta positivamente os resultados da empresa. Se houver alguma resistência de alguns quanto a essas mudanças, procure demonstrar os benefícios disso para eles e para a organização.

3. Identifique e elimine gargalos

Outra maneira de como otimizar o tempo na indústria é identificar cada gargalo e problema que possa comprometer a produtividade da companhia. Eles podem ser encontrados em:

  • um equipamento que não acompanha o volume de produção;
  • uma etapa desnecessária que atrasa as demais;
  • um processo burocrático que pode interromper o fluxo de produção;
  • a entrega de um fornecedor que atrasa ou chega depois das outras matérias-primas.

Depois de identificar os gargalos, verifique o quanto eles custam para a produção e veja se vale a pena investir para resolvê-los.

4. Faça a manutenção periódica em máquinas e equipamentos

A manutenção é uma prática que aperfeiçoa a utilização dos equipamentos e máquinas em muitos aspectos, pois ela evita falhas eletrônicas, mecânicas e técnicas, otimiza o tempo das operações e o consumo de energia.

Além disso, manter a manutenção em dia evita que a produção fique parada. A manutenção preventiva, que acontece de forma programada e antes que os equipamentos apresentem algum problema, ajuda a acabar com essas situações.

No entanto, é importante saber que reparar uma máquina antiga inúmeras vezes nem sempre é a melhor solução. Os equipamentos desatualizados podem atrasar as atividades e a compra de um novo pode ser uma boa opção.

5. Atualize os processos da sua empresa

Saber como otimizar o tempo em um processo de produção envolve estar atento às tendências do mercado, que vão desde técnicas de otimização de logística, ferramentas de controle de finanças, até práticas e aplicativos de gestão de estoque.

O estudo “The social economy: Unlocking value and productivity through social technologies” produzido pela consultoria McKinsey mostrou que os colaboradores perdem, diariamente, 1,8 horas apenas procurando documentos nas empresas. Em uma empresa em que esse desperdício de tempo ocorre, é importante pensar em alternativas para o processo, como a digitalização de documentos e arquivos, por exemplo.

6. Otimize a comunicação

Por fim, a otimização envolve melhorar a comunicação entre as equipes, a gestão e também os clientes da empresa. Para tanto, pesquise qual é a melhor maneira de divulgar o seu negócio e mapeie o que os consumidores buscam no seu segmento de atuação. No mais, amplie a comunicação interna, procurando sempre saber o feedback dos funcionários, os problemas que eles veem nos processos e como melhorá-los.

Quais são os benefícios da otimização de processos?

A otimização dos processos permite que o gestor aprimore a qualidade dos seus produtos e a eficiência da sua equipe. Veja, a seguir, outras vantagens que essa mudança pode trazer para a sua empresa.

Aumento da eficiência

A eficiência pode ser descrita como a capacidade de ser competente e produtivo, cometendo a menor quantidade de erros possível e utilizando os recursos de forma consciente. Sendo assim, a otimização pode ajudar a maximizar a velocidade da produção e melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados.

Eliminação de riscos

Com a implementação de novas práticas, a organização pode padronizar e automatizar algumas atividades, diminuindo, assim, a ocorrência de erros humanos e outros problemas como acidentes de trabalho. Além disso, ao identificar os gargalos, o administrador passa a ter uma visão mais clara do negócio.

Melhor utilização dos recursos

Muitas empresas sofrem com o desperdício de recursos, mas não sabem como podem identificá-los ou reduzi-los. Sendo assim, a otimização permite realizar as atividades com a menor quantidade de insumos, materiais e tempo possível, sem que a qualidade dos produtos seja afetada.

Diminuição dos custos

A redução de gastos acontece pela eliminação dos desperdícios e diminuição dos erros por parte dos funcionários, que estarão treinados e capacitados para suas tarefas. Além disso, ao adotar aplicativos de gestão e automatização de processos, a empresa pode expandir seus serviços sem aumentar proporcionalmente os seus custos.

Neste artigo, você viu como otimizar o tempo nos processos de uma indústria e quais são as vantagens que isso pode trazer para a empresa. Para que essa otimização aconteça da melhor maneira possível, é fundamental que os gestores e colaboradores trabalhem juntos e com uma boa comunicação.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a mais conteúdos como este, conecte-se com a Acoplast Brasil no LinkedIn!

Página LinkedIn Acoplast Brasil

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.