Como vender durante a pandemia: dicas para indústrias minimizarem os impactos no faturamento
O setor industrial foi um dos setores que sofreu impactos devido a pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19). Logo, vender durante a pandemia se tornou um grande desafio.
Fábricas tiveram a produção interrompida ou diminuída, houve diminuição da demanda de alguns produtos e a falta de insumos e matérias primas na indústria se tornou um desafio a ser superado.
Embora os dados tem mostrado que tanto a atividade industrial quanto a confiança dos empresários tem retornado aos patamares pré-crise, vender durante a pandemia ainda é desafio para fabricantes de estrutura metálica para telhado e diversos outros segmentos.
Embora nossos conteúdos sejam voltados para manutenção e gestão da produção, optamos por abordar o tópico vendas devido a importância desse assunto para a sobrevivência de diversas indústrias nesse período.
Vender durante a pandemia é um desafio para muitas indústrias
Sim, com exceção de alguns segmentos que viram a demanda aumentar, como o setor farmacêutico, a maior parte das indústrias tiveram e ainda tem desafios para driblar esse cenário.
Continue a leitura, confira como é possível vender durante a pandemia e minimizar os impactos dessa crise na sua empresa!
-
Inovar é mais do que necessário
A capacidade de inovar é um dos principais fatores que mantém uma marca ativa e competitiva no mercado.
Uma indústria que fabrica elevadores residenciais, por exemplo, necessita se adaptar às novas tecnologias para aprimorar os equipamentos e se adequar às necessidades dos clientes.
Inserir inovação na gestão industrial permite atrair mais clientes, aumentar a competitividade no mercado, desburocratizar procedimentos e processos além de reduzir custos.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), algumas empresas adotaram novas práticas, como fabricar máscaras e álcool gel, entre outros, para contribuir no combate ao vírus e manter o faturamento.
Isso significa que, inovar nem sempre está relacionado a usar a tecnologia, mas visa novas formas de atender as necessidades do público.
-
Não se esqueça do marketing industrial
Muito se fala nas estratégias de marketing para aumentar os resultados de uma empresa.
Para aumentar as vendas no mercado industrial é possível aplicar estratégias para identificar as necessidades e hábitos do público-alvo, a fim de oferecer as soluções mais adequadas.
Afinal, os hábitos dos consumidores mudaram, e tendem a optar pelas compras online, por isso, o marketing industrial contribuiu para aumentar a presença da marca na internet.
Embora essa estratégia tenha foco em venda B2B, de empresa para empresa, é eficiente para aumentar as vendas na pandemia, visto que muitas empresas utilizam as ferramentas da internet para fazer negócios.
-
A comunicação assume um papel mais importante
Não há como negar que a pandemia da covid-19 foi determinante para que as marcas aprendessem na prática sobre a necessidade e a importância da presença digital e do relacionamento com o cliente pela internet.
Essa presença digital não se resume a manter um site, blog ou redes sociais, mas também se comunicar de fato com os clientes e utilizar os canais de comunicação mais acessados pelos clientes.
-
Plataformas de vendas online potencializam as vendas
Além de estar presente nas mídias digitais para se comunicar com o público e usar o marketing industrial para atrair clientes, é muito importante migrar as vendas para os meios online.
Indústrias de diversos segmentos, como os fornecedores de martelete demolidor, podem utilizar as plataformas online como marketplace, para divulgar seus produtos e atrair o público alvo. Desse modo, é possível potencializar as vendas em meio a pandemia e driblar a crise!