Como vender durante a pandemia - dicas para indústrias

Como vender durante a pandemia: dicas para indústrias minimizarem os impactos no faturamento

O setor industrial foi um dos setores que sofreu impactos devido a pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19). Logo, vender durante a pandemia se tornou um grande desafio.

Fábricas tiveram a produção interrompida ou diminuída, houve diminuição da demanda de alguns produtos e a falta de insumos e matérias primas na indústria se tornou um desafio a ser superado.

Embora os dados tem mostrado que tanto a atividade industrial quanto a confiança dos empresários tem retornado aos patamares pré-crise, vender durante a pandemia ainda é desafio para fabricantes de estrutura metálica para telhado e diversos outros segmentos.

Embora nossos conteúdos sejam voltados para manutenção e gestão da produção, optamos por abordar o tópico vendas devido a importância desse assunto para a sobrevivência de diversas indústrias nesse período.

Vender durante a pandemia é um desafio para muitas indústrias

Sim, com exceção de alguns segmentos que viram a demanda aumentar, como o setor farmacêutico, a maior parte das indústrias tiveram e ainda tem desafios para driblar esse cenário.

Continue a leitura, confira como é possível vender durante a pandemia e minimizar os impactos dessa crise na sua empresa!

  1. Inovar é mais do que necessário

A capacidade de inovar é um dos principais fatores que mantém uma marca ativa e competitiva no mercado.

Uma indústria que fabrica elevadores residenciais, por exemplo, necessita se adaptar às novas tecnologias para aprimorar os equipamentos e se adequar às necessidades dos clientes.

Inserir inovação na gestão industrial permite atrair mais clientes, aumentar a competitividade no mercado, desburocratizar procedimentos e processos além de reduzir custos.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), algumas empresas adotaram novas práticas, como fabricar máscaras e álcool gel, entre outros, para contribuir no combate ao vírus e manter o faturamento.

Isso significa que, inovar nem sempre está relacionado a usar a tecnologia, mas visa novas formas de atender as necessidades do público.

  1. Não se esqueça do marketing industrial

Muito se fala nas estratégias de marketing para aumentar os resultados de uma empresa.

Para aumentar as vendas no mercado industrial é possível aplicar estratégias para identificar as necessidades e hábitos do público-alvo, a fim de oferecer as soluções mais adequadas.

Afinal, os hábitos dos consumidores mudaram, e tendem a optar pelas compras online, por isso, o marketing industrial contribuiu para aumentar a presença da marca na internet.

Embora essa estratégia tenha foco em venda B2B, de empresa para empresa, é eficiente para aumentar as vendas na pandemia, visto que muitas empresas utilizam as ferramentas da internet para fazer negócios.

  1. A comunicação assume um papel mais importante

Não há como negar que a pandemia da covid-19 foi determinante para que as marcas aprendessem na prática sobre a necessidade e a importância da presença digital e do relacionamento com o cliente pela internet.

Essa presença digital não se resume a manter um site, blog ou redes sociais, mas também se comunicar de fato com os clientes e utilizar os canais de comunicação mais acessados pelos clientes.

  1. Plataformas de vendas online potencializam as vendas

Além de estar presente nas mídias digitais para se comunicar com o público e usar o marketing industrial para atrair clientes, é muito importante migrar as vendas para os meios online.

Indústrias de diversos segmentos, como os fornecedores de martelete demolidor, podem utilizar as plataformas online como marketplace, para divulgar seus produtos e atrair o público alvo. Desse modo, é possível potencializar as vendas em meio a pandemia e driblar a crise!

Página do LinkedIn Acoplast Brasil

 

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