dicas contábeis

Dicas contábeis para as indústrias retomarem os negócios na pandemia

Após meses de isolamento social provocada pela pandemia do novo coronavírus, em diversas regiões do Brasil as atividades comerciais e industriais estão sendo, aos poucos, retomadas e, com isso, é preciso pensar em algumas iniciativas estratégicas para o seu negócio permanecer competitivo. Confira nesse artigo nossas dicas contábeis para ter sucesso nesta retomada.

Na gestão industrial, a contabilidade exerce um papel de grande importância e por este motivo decidimos abordá-lo neste conteúdo.

Antes disso, vamos entender o que é contabilidade industrial.

O que é contabilidade industrial?

A contabilidade industrial consiste no processo de identificar e gerenciar custos de produção que contribuem para o produto final. A análise de custos como matérias-primas, fornecedores, mão de obra, energia, transporte, marketing, vendas, dentre outros.

Sendo assim, a contabilidade industrial ou de custos permite que uma empresa conheça exatamente o total de gastos para produzir um determinado item, podendo utilizar esses dados para calcular o valor de revenda e a margem de lucro.

6 Dicas Contábeis Para Indústrias

Preparamos seis dicas para que as indústrias tenham menos obstáculos relacionados às finanças nesta retomada. Vamos lá!

1- Renegocie dívidas

Umas das primeiras coisas que você deve fazer ao retomar as atividades é renegociar possíveis dívidas e empréstimos com o objetivo de reduzir as taxas para que caibam na nova realidade da sua indústria. Procure o quanto antes seu gerente bancário e solicite isenção de juros e possíveis multas. Guarde comprovantes e protocolos.

2- Trace metas

Outro ponto importante é você enxergar as mudanças na sua indústria. Entenda em que ponto você estava antes da crise causada pela pandemia do covid-19 e onde você está agora. Com base nessa análise, trace objetivos, isso vale para tudo. A ideia aqui é separar as contas em indispensáveis e as que podem ser adiadas.

Claro que todas deverão ser pagas, mas vale a pena colocar prioridades para que sua indústria tenha sempre um fluxo de caixa.

3- Organize as datas dos tributos

Faça um planejamento tributário, tenha as datas de todos os tributos, impostos e contribuições da sua empresa para que não haja atrasos.

Com a prorrogação de várias certidões de débitos e créditos tributários, da declaração de imposto de renda, dentre outros, é importante organizar as novas datas para que nada passe do prazo estipulado.

4- Mantenha a folha de pagamento em dia

É extremamente importante não atrasar o pagamento dos funcionários. O capital humano da sua indústria é essencial para manter suas atividades em dia, com as demandas sendo entregues no prazo estipulado.

5- Pague seus fornecedores sem atraso

Lembre-se de manter sua cadeia produtiva em andamento. Principalmente em uma indústria é super importante você garantir que seus fornecedores continuem enviando os materiais necessários para sua linha de produção. Possíveis atrasos devem ser evitados e o pagamento em dia é essencial para evitar correria nas entregas.

6- Planeje o crescimento

É sempre importante estar mirando lá na frente. A contabilidade te traz uma enorme quantidade de dados e informações úteis para criar um plano de negócio. Neste novo plano de negócios oportunidades de novos investimentos podem ser identificadas.

A contabilidade não é apenas uma atividade diária necessária, mas suporta todo e qualquer planejamento estratégico da sua indústria para ter um crescimento escalável.

Guest post produzido por Contmais, escritório de contabilidade em Campinas.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 3

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.