Dimensionamento de acoplamento: quais os passos para fazer?
Os principais passos para realizar o dimensionamento de um acoplamento são analisar o acoplamento, consultar as informações oferecidas pelo fabricante e considerar as características do maquinário. Ao decorrer desse artigo você irá entender melhor sobre cada passo citado.
Não é nenhuma novidade que, para que o maquinário de uma indústria opere de maneira eficiente, ele precisa estar em condições ideais. O que é inviável sem o dimensionamento de acoplamento.
Isso acontece porque este dimensionamento é o grande responsável pela eficiência dos acoplamentos. Considerando a importância deste componente para o funcionamento dos equipamentos de uma indústria, é fácil chegar a conclusão de que — sem um dimensionamento bem-feito — a companhia não é capaz de usar plenamente suas máquinas.
Levando este fato em consideração, optamos por desenvolver este conteúdo. Leia o artigo e entenda a importância do dimensionamento de acoplamento e saiba como proceder para implementá-lo!
O que é dimensionamento de acoplamento?
Um acoplamento pode ser descrito como um componente mecânico que gera a conexão entre partes de um sistema de transmissão. Executando esta tarefa, a peça viabiliza a transmissão de energia e ainda absorve vibrações e choques, que poderiam danificar os demais componentes do sistema.
A questão é que, como cada máquina tem suas características próprias, é necessário que o acoplamento — selecionado pelo time de manutenção da companhia — seja compatível com elas.
Este processo, de seleção do acoplamento ideal, é denominado dimensionamento.
Por que está prática é tão importante?
Como citamos no tópico anterior, os acoplamentos atuam viabilizando a transmissão de energia mecânica e absorvendo choques e vibrações. Se o componente não cumprir estas tarefas, ou mesmo de executá-las de maneira pouco eficiente, as demais peças do sistema vão sofrer mais desgaste.
Portanto, é necessário que o acoplamento seja plenamente compatível ao equipamento industrial, em que ele será instalado. Se esse cuidado não for tomado, as peças do componente tendem a quebrar mais rapidamente, gerando atrasos na produção e prejuízos.
Como dimensionar os acoplamentos?
Agora que você sabe o que é o dimensionamento de acoplamento, e entende a importância deste processo, é hora aprender os processos para implementá-lo. Continue a leitura e tenha acesso a este conhecimento!
Considere as características do maquinário
Uma vez que a finalidade do dimensionamento de acoplamento é garantir que o componente seja compatível com a máquina, em que será acoplado, o primeiro passo deste processo é a realização de uma verificação completa das características da máquina em questão.
Neste momento, o time de técnicos da indústria precisa identificar fatores como as dimensões da peça, em que o acoplamento deve ser instalado. Além disso, é necessário que eles avaliem os ruídos, as vibrações e até mesmo a temperatura, do equipamento durante a sua operação.
Este cuidado é de suma importância, pois, por meio de tais informações, os técnicos da companhia são capazes de compreender as condições em que o acoplamento vai atuar, e isso lhes permite selecionar uma peça capaz de atender aos requisitos de eficiência e durabilidade.
Análise do acoplamento
Assim como ocorre com as máquinas, os acoplamentos também se dividem em vários tipos. Cada um deles projetado para uma demanda diferente. Como exemplos, podemos citar:
- acoplamentos elásticos;
- acoplamentos de engrenagens;
- acoplamentos de lâminas;
- acoplamentos de precisão;
- acoplamentos rígidos;
- acoplamentos hidráulicos;
- acoplamentos magnéticos.
Por esse motivo, antes de fazer uma escolha, os responsáveis pelo dimensionamento devem analisar as características dos diferentes tipos de acoplamento, e então compará-las com a demanda de seu maquinário. Essa atitude é indispensável, pois ela garante que a peça escolhida de fato é adequada para as condições em que vai operar.
Dada a complexidade desta tarefa, os técnicos responsáveis por ela precisam ter o devido conhecimento. Além disso, o suporte de um fornecedor qualificado tende a tornar o dimensionamento de acoplamento mais simples.
Consulte as informações oferecidas pelo fabricante
Sempre que uma máquina é projetada, os seus fabricantes levam em consideração diversos fatores, e realizam testes, para identificar quais as condições ideais para o funcionamento dela. Tais informações são registradas nos manuais, que são disponibilizados aos seus compradores.
Dentre estas informações, também se encontram orientações a respeito de sua manutenção e troca de peças, o que obviamente incluí a manutenção e a substituição de acoplamentos. Cabe aos técnicos da companhia a tarefa de conferir estas orientações, e de usá-las no processo de dimensionamento.
É válido ressaltar, porém, que o modelo de operação da indústria pode afetar o funcionamento de seus equipamentos. De modo que se basear apenas nas orientações pode não ser a melhor opção. Neste contexto, o ideal é que o time de manutenção crie um registro de dados com o histórico da peça.
Com base nestas informações, os técnicos podem compreender melhor não apenas o melhor tipo de acoplamento para o maquinário da indústria, mas também os espaços de tempo que devem ser dados entre as manutenções e a substituição da peça.
Como escolher um fornecedor qualificado?
Por fim, um dos pontos mais importantes, quando pensamos no dimensionamento de acoplamento, é o fornecedor. Afinal, apenas um fornecedor capacitado é capaz de entregar produtos de alta qualidade, suporte e garantia.
Caso a indústria deixe de levar em consideração este fator, ela pode acabar adquirindo peças de baixa qualidade. Peças estas que podem ser menos duráveis e ainda apresentam o risco de apresentar defeito e danificar os demais componentes do equipamento.
Felizmente, esse problema pode ser facilmente evitado. Tudo o que os responsáveis pelo dimensionamento precisam fazer e pesquisar a reputação do fornecedor, e o seu histórico, antes de fechar uma compra. A internet, e a quantidade de informações que podem ser acessadas por meio dela, é uma ferramenta muito útil neste momento.
Além disso, também é interessante que os responsáveis pelo processo entrem em contato com outros clientes do fornecedor. Desse modo, eles podem conferir a qualidade dos equipamentos e do suporte, entregues por ele.
A operação de uma indústria é um processo complexo que demanda a atuação de profissionais especializados e o uso inteligente de ferramentas e tecnologias. Para que companhia se mantenha produtiva, seus equipamentos precisam operar sempre em condições adequadas, o que só é possível quando os acoplamentos são compatíveis com os demais componentes do sistema.
Por esse motivo, o dimensionamento pode ser considerado um processo vital para as indústrias.
Agora que você entende o que é dimensionamento de acoplamento, você gostaria de contar com um parceiro especializado, conhecido no mercado por sua competência e eficiência, para adquirir estas peças? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Acoplast Brasil para a sua indústria!