lampada - economia de energia na industria

De ações a processos: tudo sobre economia de energia na indústria

Não é preciso ser um expert em finanças para comprovar que a economia de energia na indústria é um assunto que está sempre em alta. Todo ano, pesquisas e relatórios realizados por instituições como o SEBRAE e a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) apontam para um diagnóstico: o gasto com energia está entre as 5 maiores preocupações do setor. 

Mas a economia de energia na indústria não precisa ser um bicho de sete cabeças. Ações simples e processos bem definidos podem fazer a diferença entre um orçamento sólido e equilibrado de um que coloca em risco a saúde financeira da organização. Pensando nisso, selecionamos algumas práticas para te ajudar nesse desafio:

Incorpore a eficiência energética de forma global

Ações como a troca de lâmpadas e equipamentos para modelos mais econômicos são importantes, mas não são as únicas. O conceito da eficiência energética propõe ações de monitoramento que vão desde manutenções preventivas até mesmo mudanças no horário de produção e o comportamento dos colaboradores. 

Monitoramento constante evitam gastos desnecessários

Incorpore na sua rotina, ou nas atividades do gestor responsável pelos recursos energéticos um monitoramento completo das atividades da sua indústria, bem como equipamentos e dinâmicas. A visão global dos seus processos pode gerar insights e te mostrar facilmente onde os recursos estão sendo mal empregados.

banner monitoramento industrial - post Acoplast Brasil

Opte por otimizações que te permitam “fazer mais, gastando menos”

Observe quais etapas do seu processo produtivo podem auxiliar em outras e dê a elas prioridade. Se trocar os equipamentos de refrigeração, por exemplo, vão trazer economia e ainda possibilitar com que você consiga produzir mais e atender mais clientes, ele apresenta vantagens perante outros investimentos.

Seja um “consumidor ativo”

Você tem o hábito ou sabe ler sua fatura de energia? Sabe dizer qual é a sua linha de produção que consome mais energia? Por quanto está sendo negociada a energia no Mercado Livre atualmente? Esses são alguns exemplos de como gerenciar os recursos energéticos na indústria é desafiador. Mas, quando se entende as regras do jogo tudo fica mais fácil, não é mesmo? 

Informe-se com equipes especializadas sobre ações em sua indústria

Se você quer otimizar alguns processos mas não tem certeza de por onde começar, não exite em consultar empresas especializadas. Além de garantir tecnologia, performance e mais inteligência no trato energético, elas podem também trazer oportunidades com a experiência prática de outros clientes.

Diversifique sua matriz energética

Seja negociando a energia livremente ou por meio das convencionais distribuidoras, a dependência de uma única fonte de energia pode reduzir ótimas oportunidades de economia de energia na indústria. Afinal, por que não gerar sua própria energia e garantir mais controle nos seus custos? Dentre as possibilidades, existem alternativas como a solar, eólica, carvão mineral, biomassa, entre outras. A grande vantagem é que elas podem, inclusive, aproveitar a cadeia produtiva da sua indústria. 

Gere sua própria energia

Quem opta pela  geração de energia não se arrepende. Equilíbrio nas contas, sustentabilidade para o planeta e responsabilidade ambiental para que seus clientes tenham a certeza de com quem devem comprar. Gerar a própria energia, ou parte da sua demanda, ajudará a ter mais controle dos seus gastos e mais liberdade para crescer.

Conheça alternativas de economia com zero investimento

Já existem alternativas no mercado que te possibilitam gerar a própria energia sem precisar investir nenhum recurso. Saiba mais sobre a solução

Estude oportunidades como o Mercado Livre de Energia

Com o cumprimento dos requisitos para a entrada no Mercado Livre de Energia é  possível aproveitar melhores preços na negociação. No Ambiente de Contratação Livre (ACL), nome oficial para este mercado, a economia é um benefício real e sem complicações. Principalmente, se você contar com uma boa equipe para a gestão nesse ambiente. 

Não abra mão de uma gestão independente

Se você já atua no Mercado Livre de Energia, saiba como a atuação de uma gestora independente, que não lucra com a compra e venda de energia pode potencializar seus resultados – ainda que você acredite que eles são bons.

Agora é hora de colocar todo esse conhecimento em ação. Se ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para colocar esses pontos em prática, envie uma mensagem pra gente

Conteúdo produzido em parceria com a Arion, empresa especializada em otimização de energia e soluções voltadas para o uso inteligente dos recursos energéticos.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.