Eficiência energética em motores industriais: como reduzir o consumo de energia

Os motores industriais são itens essenciais para a operação do maquinário e para a produtividade da linha de produção. No entanto, o seu mau funcionamento pode acarretar perdas financeiras.

Isso acontece de diversas maneiras. Uma delas é em decorrência de uma má eficiência energética. Geralmente, isso acontece quando o equipamento é de uma tecnologia mais antiga, quando não está configurado da forma certa ou mesmo quando precisa de manutenção.

Neste artigo, você vai conferir agora dicas essenciais para otimizar a eficiência energética em motores industriais. Esse é um tema importante, já que está diretamente relacionado ao desempenho sustentável do seu negócio. Vamos lá?

Além disso, se você quer aprofundar seu conhecimento sobre como garantir que todos os processos da sua linha de produção atinjam altos padrões de qualidade, não deixe de ler nosso texto sobre gestão de qualidade industrial. Clique aqui para descobrir práticas que podem transformar a eficiência e a confiabilidade de sua produção.

Invista em geração de energia própria

Uma maneira interessante de melhorar a eficiência energética não só de motores industriais, mas de todo o consumo da sua operação, é investir na geração de energia própria.

Isso acontece por meio da instalação de painéis solares. O ideal é instalar também um armazenador e um gerador de energia. Dessa maneira, a sua operação economiza os custos com a eletricidade da concessionária e ainda garante 100% de produtividade caso haja uma queda de energia pública. Afinal, seu gerador próprio pode ser acionado.

Conte com maquinário de alto rendimento

A tecnologia na indústria avançou muito nos últimos anos. Na verdade, a indústria é o berço das inovações em tecnologia. Portanto, a todo momento surgem equipamentos mais potentes e com melhor eficiência energética.

Por isso, é interessante buscar no mercado o que há de novo em equipamentos para o seu modelo de indústria. Faça um planejamento para a troca de maquinário. Vale o leasing em bancos seguros e a revenda do seu maquinário antigo. Lembre-se de que esse movimento deve ser feito com extrema organização para não gerar gargalos na produção.

Faça a manutenção preventiva dos motores

É fundamental ter um plano de ação com foco nas manutenções do seu maquinário. Lembre-se de que equipamentos com mau funcionamento vão sempre prejudicar a eficiência energética da sua operação. 

Em resumo, quando os motores industriais estiverem apresentando alguma falha, mesmo que não seja perceptível a olho nu, o consumo de energia vai aumentar. Por isso, indicamos que se tenha um planejamento de manutenções preventivas e que a sua operação conte com a tecnologia para análises prescritivas dos equipamentos. 

Esteja atento às correias e ao ajuste dos motores industriais

As correias têm relação direta com a eficiência energética em motores industriais. Evite usar correias em V, já que elas podem escorregar quando operadas com cargas. Isso vai impactar diretamente a eficiência energética, já que o maquinário fará mais esforço para executar suas funções. Portanto, priorize o uso das correias sincronizadas.

Outro aspecto que deve ser observado com atenção é em relação ao ajuste ou dimensionamento dos motores industriais. É comum encontrar motores que estejam sendo sobredimensionados, ou seja, estão sendo usados em operações que não exigem tanta potência quanto a que eles produzem.

Então, o que você achou deste conteúdo sobre eficiência energética em motores industriais? Neste material, buscamos trazer de maneira objetiva e clara o que você pode colocar em prática para ter um uso inteligente desse recurso tão importante na indústria.

Se você gostou deste post, acompanhe as nossas novidades no LinkedIn!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.