empilhadeira

A importância da empilhadeira no transporte de cargas industriais

Diariamente, durante a sua operação, uma indústria precisa lidar com o transporte de diversos itens, como mercadorias, ferramentas e equipamentos. Dependendo do tamanho, e do peso, dessa carga, locomovê-la apenas com a força humana seria inviável em muitos casos. Nesse contexto, o uso das empilhadeiras se mostra fundamental para a operação do negócio.

Por meio desse dispositivo, os colaboradores têm a prerrogativa de lidar mais facilmente com o transporte de cargas, o que acaba reduzindo atrasos e elevando a eficiência da indústria como um todo.

Embora apresente tantos benefícios, as empilhadeiras têm diversos tipos, cada um deles adequado a determinada operação. Para fazer um uso adequado do equipamento, o gestor precisa considerar alguns requisitos, antes de tomar uma decisão.

Você gostaria de saber mais sobre esse tema? Leia o artigo e descubra como as empilhadeiras podem beneficiar a operação de sua indústria!

Conceito de empilhadeiras industriais

De um modo mais simples e resumido, podemos descrever uma empilhadeira industrial como um veículo projetado com a função de lidar com o transporte de cargas. Para cumprir essa função, o veículo em questão precisa ser capaz de suportar quantidades elevadas de peso. Além disso, muitas vezes ele precisa contar com mecanismos para içar cargas a determinada altura.

Para ser plenamente capaz de cumprir suas tarefas, as empilhadeiras precisam fazer uso de componentes, que elevam a sua funcionalidade. Entre esses componentes, podemos citar os seguintes:

  • polia;
  • mastro;
  • correia de elevação;
  • alavanca de controle de mastro;
  • sistema hidráulico;
  • plataforma de carregamento;
  • garfo (forquilha);
  • chassi;
  • compartimento para o motor;
  • teto da cabine da empilhadeira.

Características das empilhadeiras industriais

As empilhadeiras são equipamentos de grande importância para indústria. Isso ocorre porque são exatamente elas as grandes responsáveis por fazer o transporte de cargas dos mais variados tipos. Na logística industrial, elas permitem que as mais diversas mercadorias sejam entregues, com maior rapidez e menos esforço físico, para caminhões e veículos utilitários.

Para que a locomoção de mercadorias ocorra sem problemas, porém, uma grande organização logística se faz necessária, isso com a finalidade de que o transporte ser feito com:

  • fluidez;
  • segurança;
  • eficiência.

Quando pensamos na principal vantagem de uma empilhadeira, a sua capacidade de carregar uma grande quantidade de carga, sem necessidade de uma pessoa, tem destaque. Isso é possível porque o equipamento conta com uma lâmina capaz de armazenar paletes e mercadorias com maior facilidade.

Como escolher a empilhadeira ideal

Apesar de todos os benefícios, que podem ser auferidos por meio de uma empilhadeira, considerando que existem vários modelos do equipamento no mercado, cada um deles com seu próprio tipo de combustível, alguns cuidados devem ser tomados para garantir que o produto escolhido de fato esteja alinhado às necessidades da indústria.

Antes de selecionar uma empilhadeira, o gestor de uma indústria precisa conhecer a fundo o tipo de material que ela deve transportar. Esse cuidado é necessário para garantir que o equipamento escolhido é capaz de cumprir sua tarefa. É válido ressaltar que cabe ao gestor decidir qual a melhor opção de aquisição para o veículo, o aluguel ou a compra.

Essa escolha deve ser feita considerando a demanda pela utilização da empilhadeira. Em todo o caso, o industrial precisa analisar as seguintes informações para escolher uma empilhadeira alinhada às necessidades de sua indústria.

  • peso da carga;
  • dimensões da carga;
  • altura da carga.

Além das informações referentes a carga, é preciso calcular corretamente a distância que será percorrida pela empilhadeira, jornada diária e as condições do piso.

A importância de computar essas informações está diretamente conectada a manutenção do equipamento e em garantir que ele entregue alta performance. Afinal, com base nas características da carga que a empilhadeira deve transportar, e no ambiente em que ela deve operar, a equipe de gestão é capaz de definir um cronograma de reparos e manutenções mais eficiente.

Principais tipos de empilhadeiras disponíveis no mercado

Agora que você sabe quais pontos analisar, antes de escolher uma empilhadeira, é necessário conhecer os principais tipos do equipamento, que estão disponíveis no mercado. Continue a leitura e tenha acesso a esse conhecimento!

Empilhadeiras manuais

A empilhadeira manual tem diferentes opções de carregamento de carga. Assim, as opções variam de acordo com a necessidade do cliente, suportando cargas de 500 kg, 1000 kg, 1500 kg, com elevação variando entre 1000 e 1600 mm.

Além disso, outra importante informação é em relação a largura dos seus garfos que segue o padrão de espessura com opções de 520 e 680 mm.

As empilhadeiras manuais são controladas diretamente pelo operador, geralmente são utilizadas para transportar cargas mais leves.

Empilhadeiras elétricas

Esse tipo de empilhadeira é mais recomendado para ambientes internos, principalmente em locais onde o terreno é liso e irregular. O equipamento usa como fonte de energia as baterias que devem ser carregadas em uma fonte de eletricidade.

Existem vários tipos de empilhadeiras elétricas, que são divididas por:

  • patolada: equipamento com elevação de até 5 mm;
  • retrátil: aparelho capaz de atingir 12 metros de altura;
  • contra balanceadas: úteis para operação em rampas;
  • pantográficas: boas para estocagem de profundidade dupla;
  • trilaterais: recomendada para corredores estreitos.

Empilhadeiras à combustão

A empilhadeira de combustão é um equipamento útil para o transporte de cargas em ambientes externos.

Há versões com combustão a gás GLP, diesel ou a gasolina. Essa máquina é recomendada para locomoção de cargas em locais com pisos irregulares. Além disso, esse tipo de empilhadeira suporta cargas de até 1600 Kg, com elevação que chega a 5400 mm.

Empilhadeiras portuárias

As empilhadeiras portuárias são equipamentos de grande porte. Elas servem para o transporte de cargas para barcos e navios, são usadas principalmente, para o transporte de contêineres.

Portanto, quando a indústria precisa carregar, ou descarregar, grandes quantidades de cargas, em larga escala em uma área portuária, esse tipo de empilhadeira costuma ser o mais indicado.

Classificação internacional para empilhadeiras

Com a finalidade de facilitar a escolha, entre os diversos tipos de empilhadeiras, a World Industrial Truck Statistics (WITS) criou uma classificação para classificar cada modelo desse dispositivo de acordo com suas características e funções. A categorização de empilhadeiras foi elaborada do seguinte modo:

  • categoria 1: empilhadeiras elétricas de contrapeso com operador a bordo;
  • categoria 2: empilhadeiras elétricas de armazenamento com operador a bordo; categoria 3: empilhadeiras elétricas de armazenamento com operador a pé ou a bordo;
  • categoria 4 e 5 empilhadeiras de contrapeso que funcionam a combustão;
  • categoria 6: rebocadores movidos a combustão e a eletricidade.

Vantagens das empilhadeiras

Ter uma empilhadeira para o transporte de cargas é fundamental para a indústria. Mas, além de movimentar cargas com eficiência, ela possibilita uma maior segurança às cargas, pois evita quedas que podem danificar as mercadorias.

Outro grande benefício é o maior controle operacional dos itens transportados, diminuindo o esforço humano para locomover as mercadorias de um local para outro, o que tende a deixar o operador mais confortável na sua atividade.

Essas máquinas também são mais precisas. Ou seja, são capazes de organizar produtos com rapidez e eficiência, sem violar a integridade do produto. Além disso, as empilhadeiras têm um excelente custo-benefício, pois reduzem o capital humano necessário para realizar as atividades de carga e descarga.

Use empilhadeiras para o transporte industrial de cargas

As empilhadeiras são essenciais para a movimentação e descarga de mercadorias e equipamentos industriais. Isso porque elas conseguem fazer o transporte com eficiência, segurança e alta fluidez.

Devido à variedade de empilhadeiras disponíveis no mercado, é preciso fazer um cálculo da distância que o aparelho precisa percorrer, o tipo de carga a ser transportado, e as condições do local, se o piso é liso ou irregular.

Essas informações são decisivas para a escolha da empilhadeira, pois com o equipamento adequado, fica mais fácil o transporte e descarga de cargas.

Com as empilhadeiras, sua indústria terá muito mais eficiência e qualidade na entrega de mercadorias para seus clientes, que vão ficar mais satisfeitos com seus serviços.

Agora que você conhece o potencial de uma empilhadeira, por que não dividir esse conhecimento com seus amigos? Compartilhe o artigo em suas redes sociais para que eles possam aprender com este conteúdo!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 9

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.