empilhadeira industrial em funcionamento, depositando peças em uma prateleira.

A importância da empilhadeira no transporte de cargas industriais

As empilhadeiras são equipamentos de grande importância para indústria. Isso porque é responsável por fazer o transporte de cargas dos mais variados tipos.

Na logística industrial elas são fundamentais para entregar diversos tipos de mercadorias com mais rapidez para caminhões e veículos utilitários.

Portanto, para que a locomoção ocorra sem problemas é necessário haver uma grande organização logística com finalidade de o transporte ser feito com:

  • Fluidez;
  • Segurança;
  • Eficiência.

Sua principal vantagem é a versatilidade em carregar uma grande quantidade de carga sem necessidade de uma pessoa. Visto que a empilhadeira conta com uma lâmina que armazena pallets e mercadorias com maior facilidade.

Mas, deve-se tomar alguns cuidados em relação a qual empilhadeira é a ideal para a sua indústria! Lembre-se que há inúmeros modelos no mercado, com diferentes tipos de combustão.

Porém, não se preocupe com isso! Neste artigo nós iremos abordar quais são as principais funcionalidades das empilhadeiras, as suas vantagens e os principais tipos e modelos.

Vamos lá?!

Como escolher a empilhadeira ideal?

Tanto no aluguel, quanto na compra das empilhadeiras o gestor precisa conhecer a fundo o tipo de material que será transportado.

Assim, toda informação para a escolha do modelo correto é importante, como:

  • Peso;
  • Dimensões;
  • Altura.

Além da informação das cargas é preciso calcular corretamente a distância que será percorrida, jornada diária e as condições do piso.

Todas essas informações são fundamentais na escolha do modelo correto e na manutenção da empilhadeira. Isso porque cada equipamento tem medidas e suportam pesos diferentes, assim como a quantidade de tempo de operação são fundamentais para sua melhor performance.

E para te ajudar na aquisição de uma empilhadeira, conheça os principais tipos disponíveis no mercado:

Empilhadeiras manuais

A empilhadeira manual tem diferentes opções de carregamento de carga. Assim, as opções variam de acordo com a necessidade do cliente, suportando cargas de 500 kg, 1000 kg, 1500 kg, com elevação variando entre 1000 e 1600 mm. 

Além disso, outra importante informação é em relação a largura dos seus garfos que segue o padrão de espessura com opções de 520 e 680 mm.

As empilhadeiras manuais são diretamente pelo operador e são utilizadas para cargas mais leves.

Empilhadeiras elétricas

Produto altamente recomendado para ambientes internos. A empilhadeira elétrica funciona a bateria e é muito utilizada em terrenos lisos e irregulares.

Existem vários tipos de empilhadeiras elétricas, que são divididas por:

  • Patolada: equipamento com elevação de até 5 mm;
  • Retrátil: aparelho capaz de atingir 12 metros de altura;
  • Contra balanceadas: úteis para operação em rampas;
  • Pantográficas: boas para estocagem de profundidade dupla;
  • Trilaterais: recomendada para corredores estreitos.

Empilhadeiras à combustão

A empilhadeira de combustão é um equipamento útil para o transporte de cargas em ambientes externos.

Há versões com combustão à gás GLP, diesel ou a gasolina e esta máquina é recomendada para locomoção de cargas em locais com pisos irregulares. 

Outra característica é que ela suporta cargas de até 1600 Kg, com elevação que chega a 5400 mm.

Empilhadeiras portuárias

As empilhadeiras portuárias são equipamentos de grande porte. Elas servem para o transporte de cargas para barcos e navios, e principalmente, para o transporte de contêineres.

Esse equipamento é utilizado para carregar cargas em grandes quantidades e em larga escala para descarga portuária.

Vantagens das empilhadeiras

Ter uma empilhadeira para o transporte de cargas é fundamental para a indústria. Mas, além de movimentar cargas com eficiência, ela possibilita uma maior segurança as cargas, evitando quedas que podem danificar as mercadorias.

Outro grande benefício é o maior controle operacional das cargas, diminuindo o esforço humano para carregar as mercadorias de um local para outro com eficiência, deixando o operador mais confortável na sua atividade.

Essas máquinas também são mais precisas. Ou seja, são capazes de organizar produtos com rapidez e eficiência, sem violar a integridade do produto.

Além disso, as empilhadeiras tem um excelente custo-benefício, por necessitar de um baixo capital humano para fazer o transporte da carga.

Use empilhadeiras para o transporte industrial de cargas

As empilhadeiras são essenciais para a movimentação e descarga de mercadorias e equipamentos industriais. Isso porque elas conseguem fazer o transporte com eficiência, segurança e alta fluidez.

Devido a variedade de empilhadeiras disponíveis no mercado é preciso fazer um cálculo da distância que o aparelho precisa percorrer, o tipo de carga a ser transportado, e as condições do local, se o piso é liso ou irregular.

Essas informações são decisivas para a escolha da empilhadeira, pois com o equipamento adequado, fica mais fácil o transporte e descarga de cargas.

Com as empilhadeiras, sua indústria terá muito mais eficiência e qualidade na entrega de mercadorias para seus clientes, que vão ficar mais satisfeitos com seus serviços.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: / 5. Nº de avaliações:

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.