Entenda como funciona o motor de esteira industrial

O funcionamento eficiente de um motor de esteira industrial é crucial para garantir a produtividade e a competitividade no setor. Quando o assunto é planejamento e controle industrial, um dos maiores desafios é conseguir operar a produção com eficiência e ao menor custo possível. Nesse contexto, o controle de qualidade industrial se torna um grande aliado para alcançar esses objetivos.

Entretanto, nem sempre essa tarefa é fácil. É essencial avaliar corretamente onde é possível realizar reduções de custos sem comprometer a qualidade da produção. Em um cenário de pandemia, que trouxe crises inesperadas, muitas indústrias se viram obrigadas a cortar certos tipos de custos, incluindo os relacionados à manutenção.

Como, então, fazer isso sem impactar negativamente a eficiência da produção? Se você deseja entender melhor sobre como planejar e controlar os custos de manutenção sem comprometer a qualidade, continue a leitura deste artigo!

Saiba o que é e para que serve o motor de esteira industrial

Um motor de esteira industrial é o componente principal em forma de cubo que carrega o peso mecanicamente. Esse dispositivo converte a energia elétrica recebida em movimento capaz de fazer as esteiras se movimentarem continuamente. Na maioria das vezes ele está localizado na parte frente da máquina, mas também pode estar instalado na região traseira.

Além disso, sem esse motor, a esteira fica inutilizada, por isso é importante entender o básico antes de fazer suas compras. O profissional que sabe interpretar as especificações desse componente, poderá ter uma ideia precisa de como ele suportará o uso pretendido em uma fábrica. Normalmente as indústrias preferem “motores DC” com diâmetro externo e alto torque.

Compreenda as principais características do motor de esteira industrial

O motor de esteira industrial oferece as vantagens de forte velocidade do motor, alta confiabilidade, partida instantânea, controle de velocidade conveniente e baixo ruído. O dispositivo pode atender perfeitamente diferentes demandas no setor industrial desde que esteja em condições normais. Veja a seguir os principais aspectos desse componente!

Rendimento

O motor da esteira industrial trabalha para manter a esteira em movimento sob a carga que é colocada em sua superfície. Por ser fabricada especialmente para atender indústrias, os seus componentes são focados para atender as suas funções, oferecer excelente rendimento, com vibrações mínimas e transições mais suaves independentemente de sua velocidade.

Durabilidade

Os motores projetados por profissionais especializados são bastante duráveis. Por isso, você não deve basear a sua escolha apenas no preço, mas no fabricante, o seu tempo de atuação no mercado, a reputação e a credibilidade que ele tem no mercado. Invista em um componente que ofereça bons recursos e observe todas as especificações para não se arrepender.

Confiabilidade

Pode parecer difícil encontrar as especificações ideais para um motor de esteira que a sua fábrica precisa. Contudo, uma breve pesquisa nos motores de busca do Google ou nas redes sociais ajudará você a compreender quais marcas disponibilizam a característica essencial da confiabilidade. Se esses componentes não suportam as rotinas, será fácil encontrar reclamações de outros usuários.

Qualidade

A qualidade de um motor de esteira industrial é um dos aspectos fundamentais. Confira o tempo de garantia oferecido pelo fabricante para ter uma ideia mais correta sobre o componente. Naturalmente, os motores com período de garantia mais longo são investimentos mais seguros e esse é um bom indicativo de que ele pode superar as suas expectativas.

Entendeu como funciona o motor de esteira industrial? A Acoplast Brasil é referência no fornecimento de motores para esteiras industriais. Essa parceria tem mais de 20 anos de atuação no mercado e é especializada em equipamentos utilizados em diversos segmentos industriais. O seu produto é o melhor e mais confiável em termos de qualidade, durabilidade e confiabilidade.

Quer conhecer melhor os motores de esteira da Acoplast Brasil? Acesse o site e encontre a solução ideal para a sua operação!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados