ferramentas gestão de industria

4 ferramentas importantes para a gestão de indústrias

As ferramentas de gestão ocupam um papel essencial dentro de uma organização.

Elas são muitas e auxiliam os gestores a se organizarem, gerenciarem suas atividades e, assim, obterem os melhores resultados com os seus recursos e estratégias.

A complexidade de gerir funcionários, máquinas e equipamentos, finanças, não conformidades, prazos, estoque, manutenções diversas, logística, entre outras diversas atividades, faz com que um gestor necessite de ferramentas para simplificar e otimizar os seus processos.

Especialmente no caso de uma indústria pequena, ou que está inserida no mercado B2B, como no caso de uma empresa que fornece materiais para a área de saúde, como uma seringa de insulina, por exemplo, ter ferramentas para gestão é ainda mais importante para obter vantagens competitivas, considerando o expressivo número de concorrentes neste mercado.

Com ferramentas certas para fazer uma gestão de indústrias eficiente, é possível extrair o melhor resultado que o seu negócio pode oferecer.

E pensando na importância da gestão de indústrias, e como isso influencia diretamente no crescimento da organizações, nós elaboramos este post com uma lista de quatro ferramentas práticas para implementar na sua indústria e ter sucesso.

Abaixo, você irá conhecer como solucionar as necessidades e burocracias da sua indústria com softwares totalmente otimizados. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar nosso post! Vamos lá?

1. Software de gestão de indústrias ERP

Um dos softwares mais utilizados dentro das indústrias de todos os portes e segmentos, seja ela de móveis, de decoração, máquinas como rachador de lenha ou matérias-primas, entre outros, é o ERP.

O ERP é a abreviação de Enterprise Resource Planning, que significa sistema integrado de gestão empresarial.

Esse software integra todas as informações e processos dos departamentos de uma empresa em um banco de dados e, por meio dele, é possível organizar as informações da sua indústria e gerir o fluxo de todas as operações.

Ou seja, o ERP proporciona ao gestor mais controle e simplificação das atividades dos departamentos, o que é essencial em uma indústria que lida com fabricação e entrega de produtos, e até mesmo para as que prestam serviços industriais.

2. Análise SWOT

Outra ferramenta para as indústrias que desejam aperfeiçoar as suas estratégias é a análise SWOT.

Ela é uma ferramenta clássica, que significa, respectivamente em inglês: Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o negócio) e Threats (ameaças para o negócio).

Essa ferramenta basicamente faz a descoberta de todos os pontos fortes e fracos da organização, assim como busca encontrar todas as oportunidades que potencializam suas forças e ameaças para manter a indústria bem preparada para o mercado externo.

3. Software de controle de estoque

Mais uma ferramenta essencial tem relação com o estoque da sua empresa. Se você não costuma realizar cálculos ou não conseguem ter precisão nas contas, então além do software ERP, algumas ferramentas como o NEX ajudam para registrar o volume de estoque e mostrar quando ele deve ser reabastecido.

Essas ferramentas utilizam a demanda e a capacidade de giro, desenvolvendo um plano logístico para garantir que os produtos sejam sempre entregues aos clientes.

Se uma empresa trabalha com o serviço de locação de tendas, por exemplo, utilizar softwares de controle de estoque é muito importante, já que o produto não é vendido, mas sim, alocado temporariamente, o que pode confundir muitos empreendedores na hora dos cálculos.

4. Clico PDCA

Utilizado por companhias de pequeno e grande porte, o PDCA pode ajudar a aprimorar as atividades realizadas na sua empresa, a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, os lucros do seu negócio.

A sigla é baseada em quatro etapas, que devem ser feitas sempre na mesma ordem. Portanto, as siglas significam:

  • Plan – Planejar;
  • Do – Fazer;
  • Check – Acompanhar/Checar;
  • Act – Agir

Leia mais sobre como o PDCA funciona e todos os seus benefícios.

Agora que você já conhece ferramentas úteis para otimizar a gestão de indústrias, o que você acha de aplicar algum deles em seu próprio negócio? Gostou do post? Conta pra gente!

Conteúdo produzido em parceria com a assessoria do Soluções Industriais.

Página LinkedIn Acoplast Brasil

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.