Folga C3: conheça seu significado e quais as outras indicações
A folga C3 é uma das classes de folga em rolamentos mais importantes. De fato, quando o rolamento faz o trabalho com sua folga interna fora do específico, um dos principais problemas consequentes é o superaquecimento.
Vale destacar que a folga projetada para o rolamento funciona de maneira diretamente ligada à sua aplicação e a temperatura operacional que ele consegue atingir. Isso porque não existe diferença entre folga inicial e folga operacional. O grande segredo está em ter o rolamento com uma folga operacional levemente positiva.
Quer saber mais? Vamos mostrar detalhes sobre a folga C3 e suas indicações no planejamento industrial. Acompanhe!
Entenda o que é a folga de um rolamento C3
A folga C3 em rolamentos representa uma folga interna levemente maior do que é considerada a folga normal. De maneira geral, a seleção de folga interna precisa ser feita de forma muito cuidadosa e levar em consideração os ajustes de eixo e o alojamento. Alguns fabricantes, por exemplo, recomendam que para as operações acima de 80°C, a folga aplicada deve ser a classe C3.
Em situações em que o rolamento trabalha com a folga interna diferente do especificado, o superaquecimento se torna uma das principais consequências. Por esse motivo, é indispensável entender como calcular a folga interna adequada para cada tipo de projeto.
Especificações
Além da folga C3, existem também outras classificações. São elas: C1, C2, C4 ,C5, C9NA, entre outras. Todas essas especificações acontecem porque o rolamento precisa de uma folga operacional, ou algo chamado de pré-carga apropriada, para que consiga se desenvolver positivamente.
A partir disso, quando as condições de montagem e funcionamento atuam em ações diferentes das normais previstas, os rolamentos são necessários com folga interna maior ou menor do que a normal.
Vale destacar que a folga normal é classificada como a folga interna inicial alinhada aos ajustes de eixo e de mancal realizados em condições normais de montagem e funcionamento.
Conheça a importância da folga interna no rolamento
O melhor caminho para impulsionar o funcionamento dos seus maquinários é entender a importância da folga interna. Para isso, realizar um estudo relacionado a uma pré-carga ou folga operacional faz muita diferença no esforço realizado por atrito diretamente no tamanho da zona de carga e na resistência à fadiga no trabalho em longo prazo.
Na prática, uma folga interna bem definida representa aumentar a vida útil do rolamento e diminuir diversos fatores importantes. Entre eles, estão o ruído, fadiga, vibrações internas, esforço para a rotação de eixos, intervalo do rolamento e superaquecimento. O correto, nesse caso, é ter o rolamento com uma folga operacional considerada levemente positiva.
Com isso, torna-se necessário assegurar que o rolamento atue com a folga inicial mínima e, assim, ao final de sua montagem, o espaçamento final fique superior ou igual à folga mínima operacional exigida, ao levar em conta a ocorrência da redução causada pelos efeitos de montagem e outros fatores.
Estudo adequado
Para que seja possível realizar um estudo adequado em torno da folga interna no rolamento, é preciso levar em conta alguns fatores, tais como:
- a redução de folga por ajustes;
- a redução de folga por dilatação térmica no equilíbrio de temperatura entre o eixo e os anéis de rolamento;
- a redução da folga por outros fatores; a designação de uma folga interna inicial mínima necessária;
- a atenção à diferença de folgas iniciais, intermediárias e finais.
Folga do rolamento C3
Como citamos anteriormente, a folga C3 indica uma folga interna maior do que o normal. No fim das contas, a folga interna de um rolamento é a folga que ele apresenta antes de ser feita a montagem no alojamento ou no eixo. A folga interna radial está relacionada à distância entre as esferas e o anel externo. Agora, a folga axial pode representar a diferença entre o alinhamento dos anéis.
Medição da folga de mancal
O processo para medir a folga de mancal acontece de maneira bastante simples. Em primeiro lugar, o fio de chumbo usado na medição da folga em mancal é colocado no eixo do mancal em caráter de teste, que precisa ser completamente desmontado e remontado por alguns instantes. Depois disso, é necessário desmontar o mancal novamente e verificar cuidadosamente o fio amassado.
Aprenda a identificar problemas no rolamento
Assim que o rolamento apresenta falhas, o primeiro sinal é o barulho que vem das rodas. Ele pode ser identificado pelo som áspero, normalmente semelhante ao ronco, como se areia estivesse espalhada nas rodas de um carro. De modo geral, esse tipo de ruído inicia mais fraco e vai aumentando à medida que o carro se move por uma distância maior.
Ajuste na prática
Os profissionais de mecânica na área industrial priorizam uma técnica prática que gira em torno do princípio de que a folga precisa ser ajustada girando a porca radial até que encoste no anel interno do rolamento. Logo após, é necessário bater na chave radical ao girar um quarto de volta.
Trata-se de uma forma rápida e simples de realizar o ajuste. No entanto, é uma técnica considerada imprecisa e incorreta. O motivo disso é que cada rolamento tem uma folga específica que deve ser ajustada para a realização do trabalho.
No fim das contas, a indicação é que não se pode generalizar uma única forma de ajuste determinada a todos os tamanhos e classificações de rolamentos.
Classes de folgas mais comuns
Além da folga C3, as mais comuns são identificadas em C2, que é menor do que a normal; C4, maior do que a C3; e C5, maior do que a C4. Vale destacar que os sufixos que correspondem à folga aparecerão também nos códigos de referência de cada rolamento.
De maneira dimensional, a folga do rolamento deve seguir a recomendação do fabricante do seu equipamento e, caso ainda tenha dúvidas, um profissional especializado no assunto deve ser consultado para garantir o bom desempenho e a segurança dos equipamentos.
Agora você já conhece a folga C3 e suas principais indicações. O mais importante é entender que uma folga interna bem definida tem o poder de elevar a vida útil do rolamento e reduzir a necessidade de manutenção corretiva. Como resultado, a identificação de problemas operacionais acontece de maneira muito mais rápida e a produtividade na empresa aumenta, com foco em qualidade.
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