fornecedor industrial - Acoplast

Veja 6 dicas para encontrar bons fornecedores industriais!

Para que uma indústria possa operar, independentemente de seu porte ou área de atuação, ela precisa ter acesso a matérias-primas, o que torna a figura dos fornecedores industriais indispensável. Afinal, sem eles, uma companhia simplesmente não tem acesso aos insumos necessários para a sua operação diária.

Uma vez que, sem insumos, uma indústria não pode funcionar, é importante que os fornecedores sejam escolhidos com cuidado. O preço é um fator importante, mas ele precisa ser acompanhado de outras características, como a confiança. Se levarmos em consideração os prejuízos que atrasos na entrega de matérias, ou a entrega de matérias de baixa qualidade, podem causar é fácil entender a importância desse cuidado.

Você gostaria de evitar problemas de abastecimento? Leia o artigo e descubra 6 dicas para selecionar bons fornecedores industriais!

1. Avalie o tempo da empresa no mercado

Embora nada impeça que empresas recém-chegadas ao mercado entreguem produtos e serviços de qualidade, é inegável que a falta de um histórico torna muito difícil para seus clientes avaliarem fatores importantes, como seus níveis de comprometimento com prazos de entrega e com a qualidade dos produtos ou serviços prestados.

Além disso, é possível que uma nova companhia ainda não tenha a expertise necessária para lidar com suas tarefas, de modo que, mesmo com o empenho de seus gestores e colaboradores, os resultados entregues por ela podem ficar aquém do esperado.

Por esses motivos, é interessante que indústrias, principalmente aquelas que tem um cronograma de produção mais apertado, optem por fornecedores industriais com mais tempo de mercado. Isso ocorre porque existem mais informações a respeito de seus serviços, o que permite que o time de gestores tenha uma ideia mais clara do que esperar dessa relação de negócios.

2. Tente conversar com outros clientes

O tempo que um fornecedor industrial está no mercado é importante, mas esse fator, por si só, não pode ser usado para embasar uma decisão. É necessário que outros pontos, principalmente relacionados a seu comprometido com prazos e a qualidade de seus produtos e serviços, sejam avaliados.

Nesse contexto, o melhor método para verificar se um fornecedor desempenha bem suas funções é entrar em contato com outros clientes dele. Em uma conversa aberta, o gestor pode apurar diversas informações úteis e usá-las para tomar uma decisão mais benéfica para a indústria.

A internet é uma ferramenta útil nesse momento! Por meio dela, o gestor pode pesquisar a reputação do candidato a fornecedor.

3. Procure se informar a respeito de possíveis problemas legais

Um dos pontos mais importantes, para que o time de gestão escolha seus fornecedores industriais é a confiança. Por isso, qualquer fator que possa reduzir a credibilidade do candidato a fornecedor deve ser devidamente estudado, dentre esses fatores, problemas e processos judiciais podem ser considerados especialmente relevantes.

A lógica por trás desse pensamento é bem simples, se uma empresa agiu de má fé em algum momento com outra indústria, as possibilidades de que ela tenha essa atitude mais uma vez são maiores do que as chances de uma empresa, que sempre agiu de forma íntegra, quebre um contrato ou cometa outra ação prejudicial.

Por essa razão, antes de optar por um fornecedor, a indústria precisa pesquisar possíveis ações judiciais contra ele, uma tarefa que tende a se tornar muito mais simples com o auxílio de um advogado. É importante ressaltar, porém, que uma pesquisa na internet também pode apresentar resultados bem interessantes.

4. Opte por fornecedores transparentes

Uma relação de confiança precisa ser pautada com base na troca de informações verdadeiras. Por esse motivo, se a empresa fornecedora dificulta a entrega de informações, ou transmite detalhes de forma vaga, tornando sua interpretação passível de erros, é bem provável que eles estejam escondendo alguma coisa, o que automaticamente os torna não confiáveis.

É interessante que a indústria opte por fornecedores industriais transparentes, que expliquem de forma clara as características de seus produtos e todos os termos importantes relacionados a prestação desse serviço. Um site que disponibiliza todas as informações importantes e consultores realmente dispostos a esclarecer dúvidas podem ser vistos como diferenciais nesse momento de escolha.

5. Verifique seu sistema de entregas

A logística é outro fator indispensável para a operação de uma empresa. Afinal, sem um controle adequado da entrega e do envio de mercadorias, uma indústria dificilmente pode funcionar de maneira eficiente. Por essa razão, é importante que os gestores entendam como funciona o serviço de transporte do fornecedor. Nesse momento, eles devem analisar pontos como:

  • o custo da entrega;
  • o tempo médio para que ela seja realizada;
  • a média de atrasos em sua execução;
  • as políticas do fornecedor em caso de extravio.

Analisando esses dados, a indústria é capaz de apurar um fornecedor industrial com uma capacidade de entrega que se encaixa em suas necessidades.

Conheça o contrato de fornecimento de suprimentos para transmissão mecânica:

6. Analise o atendimento prestado pelo fornecedor

Mesmo produtos de qualidade, como máquinas eficientes, podem apresentar falhas ou defeitos e precisarem de reparos. Além disso, não é incomum que atrasos ocorram na entrega de insumos. Nesses cenários, a empresa precisa contar com um atendimento adequado tanto para receber o suporte necessário quanto para se informar a respeito da situação dos itens que adquiriu.

Por essa razão, é importante que a indústria opte por um fornecedor capaz de lhe entregar um atendimento ágil, preparado para o esclarecimento de dúvidas e para a resolução de problemas.

Por meio desses fatores, uma empresa é capaz de construir uma relação de confiança com seus fornecedores industriais. O que além de lhe permitir ter acesso a materiais de qualidade, reduz drasticamente seus custos, principalmente os relacionados a prejuízos com atrasos e com a aquisição de insumos de qualidade inferior. Portanto, não é um exagero alegar que a escolha de um fornecedor de qualidade é fundamental para a operação de uma indústria.

A escolha de fornecedores industriais pode definir o sucesso de uma empresa. Afinal, sem insumos, a companhia simplesmente não tem como produzir. Você gostaria de saber como escolher um equipamento industrial? Leia nosso artigo com os aspectos que devem ser avaliados na hora de escolher um equipamento industrial.

Página LinkedIn Acoplast Brasil

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 4

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.