gestão à vista na produção

Gestão à vista na produção: como implementar esse conceito, afinal?

Para implementar uma gestão de qualidade na produção da sua indústria basta seguir alguns passos como, estabelecer alguns indicadores, definir os métodos de coleta e escolher a forma de exibição.

Não importa o segmento ou o porte de uma organização ou indústria: encontrar maneiras de otimizar os processos internos e melhorar o desempenho da equipe é simplesmente imprescindível para sobreviver em um mercado tão competitivo quanto o dos dias de hoje. Por isso, preparamos este post falando mais sobre a gestão à vista na produção.

Quando o gestor aprende como implementar esse conceito, diversas mudanças positivas podem ser percebidas dentro da cadeia produtiva, notadamente no que diz respeito à performance dos colaboradores e na conquista dos objetivos traçados. Quer aprender como fazer isso? Então, continue sua leitura!

Afinal, o que é gestão à vista na produção?

De uma maneira resumida, a gestão à vista na produção é um modelo de gerenciamento no qual os funcionários podem visualizar suas ações e resultados, preferencialmente em tempo real. Na prática, isso é feito por meio do oferecimento de dados e informações que refletem o cumprimento de tarefas, o andamento do trabalho e assim por diante.

Trata-se de uma alternativa que vem ganhando bastante espaço no mercado atual, colocando o colaborador como uma figura ainda mais ativa nas atividades necessárias à operação do negócio. Atualmente, com os recursos de tecnologia disponíveis, a comunicação se tornou muito mais simples e dinâmica, ajudando no acompanhamento e na tomada de decisão.

Quais os benefícios da gestão à vista na produção?

Agora que você já aprendeu mais sobre o conceito da gestão à vista na produção, vamos elencar alguns de seus principais benefícios. Acompanhe.

Mais alinhamento entre as equipes

Todo mundo que trabalha em indústrias ou grandes organizações, especialmente aquelas que têm um número considerável de funcionários e tarefas diárias, sabe que uma das maiores dificuldades para os gestores é alinhar os profissionais em prol dos objetivos do negócio. No entanto, com a gestão à vista na produção, isso fica mais simples.

Ao disponibilizar um modelo de gerenciamento no qual os funcionários podem visualizar o andamento de suas tarefas, há muito mais facilidade em alinhar o time com a filosofia de trabalho e as táticas da empresa. Além disso, também é uma forma de explicar as metas e os estágios alcançados por meio de indicadores importantes.

Melhora na tomada de decisões

Outro desafio comum a qualquer gestor de grandes negócios é ganhar embasamento para suas tomadas de decisão. Diante de tal realidade, vale a pena compreender que outro dos benefícios da gestão à vista na produção é fornecer mais informações e dados de análise para que os líderes direcionem os objetivos e aproveitem as oportunidades de mercado.

De uma forma resumida, o modelo permite que os profissionais compreendam melhor o que acontece com a indústria ou empresa. Com isso, mais elementos relevantes da operação são compartilhados, as possibilidades de erros são reduzidas e há mais margem de acerto nas escolhas diárias. Portanto, todo o empreendimento será beneficiado.

Aumento do nível de engajamento

É bem provável que você já tenha experimentado ou, pelo menos, ouvido algum colaborador de uma empresa afirmando ter dificuldades em compreender os objetivos dos gestores. Dessa forma, sem dados transparentes, os talentos se sentem inseguros e podem ser desperdiçados. No entanto, com a gestão à vista na produção, isso não ocorre.

Ao adotar o modelo, há um aprimoramento da comunicação, o que gera mais segurança, engajamento e bem-estar, fazendo com que profissionais e equipes possam se sentir mais confortáveis. Naturalmente, isso proporciona um ganho em termos de clima organizacional, um ambiente corporativo saudável e mais produtividade.

Como implementar a gestão à vista na produção na sua empresa?

Pronto! Certamente você já se convenceu que a gestão à vista na produção é uma boa ideia. Por isso, mostraremos, a seguir, como implementá-la.

Estabeleça alguns indicadores

O primeiro passo para quem deseja implementar a gestão à vista na produção em uma empresa consiste em estabelecer alguns indicadores. Afinal, é por meio deles que os colaboradores poderão fazer uma avaliação visual das suas tarefas e resultados, de maneira simples e sem maiores complicações.

Logicamente, a escolha das métricas depende de uma série de fatores, devendo ficar em sintonia com as demandas e necessidades do seu negócio. Dependendo do contexto em que você está aplicando o método, algumas boas opções de métricas são: metas alcançadas, entregas finalizadas dentro do prazo, projetos concluídos e assim por diante.

Defina os métodos de coleta

Depois de estabelecer os indicadores que você pretende usar para implementar a gestão à vista na produção na sua empresa, você também precisará definir quais serão os métodos de coleta. Isso é muito importante, tendo em vista que pouco adiantará estipular e exibir métricas se os dados contidos nelas não forem confiáveis.

O ideal é que tudo seja fácil de visualizar, pontual e prático. Nesse contexto, a tecnologia pode ser bastante útil, com uma solução digital que permita extrair os dados de forma eficiente, acompanhando a evolução dos resultados, como softwares e sistemas de gestão. Institua e formalize um método de coleta para garantir o máximo de integridade.

Escolha a forma de exibição

Por fim, como dissemos, a gestão à vista na produção tem a característica de exibir para os funcionários o andamento de suas atividades e resultados. Para isso, é preciso escolher uma metodologia, que conta com diversas possibilidades interessantes. Uma das mais simples e comuns é criar um quadro, escolhendo um modelo que se adapte ao seu contexto.

Uma alternativa comum é o mapeamento de processos, baseado na definição de um mapa estratégico com objetivos, métricas, metas e planos de ação. Já o kanban é um quadro de fluxo de trabalhos, que indica o andamento das tarefas, com colunas como “a executar”, “em andamento”, “finalizados” e assim por diante. Utilize o que julgar mais pertinente.

Como você pôde ver, o conceito de gestão à vista na produção pode ser uma estratégia interessante para o seu negócio, aumentando a produtividade e trazendo cada vez mais transparência para a relação com os colaboradores.

Gostou de aprender como implementar o conceito de gestão à vista na produção? Quer aumentar seus conhecimentos? Confira também o nosso post sobre gestão de ativos!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.