gestão de pessoas na indústria

Descubra a importância de uma boa gestão de pessoas na indústria!

Em um mercado acirrado, em que os índices de competitividade se tornam mais elevados a cada dia, a gestão de pessoas na indústria é fundamental para que o negócio seja bem-sucedido.

Afinal, sem o fator humano, responsável por operar máquinas e equipamentos, a produção simplesmente se torna inviável.

A questão é que, implementar medidas para criar um ambiente em que os colaboradores façam pleno uso de seu potencial não é uma tarefa simples. O que é natural, pois ela depende de uma série de fatores relacionados ao bem-estar e a segurança dos colaboradores.

Levando esse fato em consideração, optamos por desenvolver esse conteúdo com orientações para ajudar você nesse processo. Leia o artigo e descubra como proceder para implementar uma gestão eficiente de pessoas em sua indústria!

Planeje o processo seletivo

O processo de seleção e contratação deve ser pensado de forma estratégica, para que seja um momento de entendimento e alinhamento assertivo do contratado com o que é esperado de suas execuções dentro da empresa. Sendo assim, é um momento que exige investimento em avaliação adequada, com profissionais preparados tecnicamente e munidos de ferramentas com análises completas.

Algo essencial para a avaliação é o entendimento do indivíduo, de sua personalidade. Logo, um teste de personalidade como o MAPA, um instrumento de avaliação e entendimento de pessoas, com averiguação de até 48 traços de personalidade é um excelente aliado para o processo. Através de sua utilização é possível compreender mais profundamente sobre as competências de gestão, para atividade, autogestão, para relacionamentos interpessoais, corporais e de risco.

A junção desses dados dá aos recrutadores um panorama da personalidade do indivíduo com percepções importantes sobre suas características melhores desenvolvidas e àquelas que necessitam ser mais trabalhadas. Com essas informações em mãos, a empresa tem a oportunidade de alinhar melhor o processo e realizar uma contratação mais adequada;

Conheça bem a equipe

O papel de um líder é guiar seus colaboradores, fornecendo a eles as informações necessárias para que possam executar suas atividades do modo mais adequado possível. Neste contexto, é necessário que o líder em questão conheça bem sua equipe, para compreender a maneira correta de orientá-la.

É importante que o gestor direto conheça as qualificações e as habilidades dos colaboradores que estão sob sua responsabilidade. Desse modo, ele é capaz de explicar de um modo mais personalizado, para cada colaborador, como ele deve desempenhar suas funções.

É válido ressaltar que o líder não pode esperar para conhecer as habilidades e talentos de seus colaboradores no dia a dia da indústria. Essas informações precisam ser devidamente mapeadas e registradas já nos processos seletivos, realizados pelo setor de Recursos Humanos.

Delegue tarefas de um modo inteligente

Outro ponto que torna importante para o líder conhecer a fundo o perfil e as habilidades de seu time de colaboradores é o fato que, por meio desses dados, ele se torna capaz de delegar as tarefas de um modo mais inteligente.

Por exemplo, se um colaborador apresenta conhecimentos profundos relacionados a tecnologia e aplicações, ele pode ser alocado em tarefas relacionadas ao softwares de gestão da companhia. Já um colaborador com perfil mais técnico pode ser alocado, por exemplo, em atividades relacionadas a manutenção de equipamentos e máquinas industriais.

Além disso, entendendo o grau de comprometimento de cada membro de sua equipe, o gestor é capaz de confiar as tarefas críticas as pessoas mais confiáveis, evitando assim falhas e erros com o potencial de prejudicar projetos.

Estimule a participação da equipe

Não é uma novidade para gestores bem informados que, assim como os diversos componentes industriais, usados durante a operação do negócio, funcionários engajados são indispensáveis para uma indústria que pretende crescer, conquistando novos clientes e espaço no mercado. Por esse motivo, o líder deve estabelecer, em parceria com o RH, políticas que recompensem os colaboradores que apresentem bom desempenho.

Nesse contexto, a criação de um plano de carreira claro, que aponte para o colaborador quais metas ele deve cumprir para ser promovido, e assim conquistar mais espaço na indústria, é uma solução interessante.

Além disso, o time de gestão pode oferecer alguns benefícios, como dias de folga ou bônus aos profissionais que entregarem os melhores resultados. O importante é fazer com o colaborador se sinta valorizado e estimulá-lo a se desenvolver.

Forneça treinamentos

Quanto mais uma pessoa aprende sobre determinada tarefa, melhor se torna o seu desempenho nela. Levando esse fato em consideração, podemos dizer que a implementação de projetos de capacitação constante, que fornecem aos colaboradores cursos e treinamentos, é uma medida com o potencial de otimizar seus resultados.

Por meio de uma política inteligente de treinamentos, os gestores de uma indústria podem ir muito além de apenas capacitar o funcionário e orientá-lo a respeito de outras questões importantes, sobre medidas e cuidados para garantir sua segurança e até mesmo sobre práticas para estimular um uso mais consciente dos recursos da indústria.

É necessário, porém, que tais treinamentos sejam elaborados de acordo com o perfil dos colaboradores, em uma linguagem que eles possam compreender. Além disso, os responsáveis por aplicá-los devem ser capacitados o bastante para esclarecer e orientar os colaboradores até que eles de fato compreendam o conteúdo apresentado.

Faça feedbacks eficientes

Quando pensamos na gestão de pessoas na indústria, outro ponto muito importante é a prática do feedback. Afinal, é por meio dela que o gestor, ou líder direto, comunica o colaborador a respeito de seu desempenho e fornece a ele orientações para que possa realizar suas atividades de uma forma ainda mais eficiente.

Nesse momento, o líder precisa ter o cuidado de apresentar para o colaborador as informações em uma linguagem clara e educada para que ele compreenda. Mesmo que o funcionário tenha cometido um erro, o gestor deve orientá-lo com o devido respeito.

É necessário considerar que o modo como o gestor se comunica com seus colaboradores é muito importante. Afinal, se ele agir errado nessa etapa e tratá-los de maneira equivocada, todo o respeito e engajamento conquistados podem ser perdidos. Dependendo da situação, o gestor pode até mesmo ser acionado judicialmente.

No fim, é importante que o feedback apresente para o colaborador os seus pontos fortes, para que ele se sinta reconhecido, e também os seus pontos fracos, para que ele entenda em que áreas precisa desenvolver melhor suas habilidades.

Receba opiniões

O objetivo de uma gestão inteligente de colaboradores é garantir que os funcionários desempenhem suas atividades do modo mais eficiente possível. Um objetivo que pode ser alcançado mais facilmente se houver uma linha aberta de comunicação entre a liderança e os colaboradores.

Ao ouvir seus funcionários e aceitar suas opiniões, ainda que não possa implementá-las, o líder mostra a eles que os respeita e valoriza, o que tende se refletir positivamente em seus níveis de engajamento.

Além disso, como os colaboradores são os responsáveis por questões operacionais, muitas vezes eles podem observar com maior facilidade gargalos e processos que tornam a operação da indústria menos eficiente. Ao ouvir suas opiniões, a liderança pode obter dados valiosos para tornar o negócio mais produtivo e rentável.

É inegável que máquinas, equipamentos e dispositivos industriais são muito importantes para negócios, principalmente nessa era em que os mercados se tornam cada vez mais competitivos. Mas sem o fator humano, responsável por operar e monitorar tais tecnologias, elas acabam por perder sua utilidade.

Por essa razão, é necessário que indústrias elaborem e implementem estratégias inteligentes de gestão pessoas. Um programa bem elaborado nesse sentido pode ser útil até mesmo para atrair talentos, garantindo assim para a companhia um grupo de colaboradores mais capacitado.

Você já implementa uma estratégia de gestão de pessoas na indústria? Quais têm sido seus desafios e resultados? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua experiência!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.