Profissionais fazendo gestão de recursos industriais

O que é a gestão de recursos industriais e como aplicar na sua indústria?

Para que uma fábrica consiga produzir algo, é necessário somar o trabalho de muitas pessoas com o uso correto de matéria-prima, energia e maquinário, não é verdade? Esses itens fazem parte dos recursos de uma empresa — e é por isso que a gestão de recursos é um tema tão importante.

Quando o empresário se vê diante de uma gestão de recursos ineficiente, ele observa o seu negócio amargar resultados negativos, ainda que as vendas estejam batendo recorde.

Contudo, como fazer uma gestão de recursos eficiente? Bem, para ajudá-lo a responder essa pergunta, decidimos publicar este artigo. Vamos refletir juntos sobre esse tema?

O que é gestão de recursos?

O processo de gestão de recursos tem como objetivo entender as dinâmicas de consumo dos recursos da empresa, de modo a compreender quais seriam as melhores maneiras de usar esses recursos, otimizando-os.

Os colaboradores da empresa também são recursos valiosos. Sendo assim, existe um departamento focado apenas nessas pessoas: o departamento de recursos humanos. Por isso, vamos focar nos outros recursos da indústria, como matéria-prima, combustíveis, máquinas etc.

Quais são os erros mais comuns na gestão de recursos?

O primeiro erro comum das empresas nesse sentido é não conhecer todos os recursos necessários para a execução dos seus processos. Sem identificá-los, não há como monitorar o seu consumo, pesquisar por melhores fornecedores ou trabalhar para combater o desperdício.

O segundo erro é não planejar as compras de forma adequada. Ter um setor de compras afinado com os interesses da empresa fará com que as equipes não fiquem sem recursos para trabalhar, por exemplo.

Por fim, destacamos um erro que costuma gerar desavenças dentro das fábricas: a concorrência por recursos. Sem o devido planejamento, diferentes setores da empresa acabam precisando dos mesmos itens ao mesmo tempo. Para a indústria, ter seus colaboradores disputando materiais está longe de ser o ideal.

Como fazer a gestão de recursos?

1. Estime o consumo

Faça estimativas de consumo, cruzando esses dados com informações como as projeções de vendas. Dessa forma, o setor de compras se preparará adequadamente para lidar com diferentes momentos de demanda da empresa.

2. Treine adequadamente seus funcionários

O desperdício de recursos deve ser combatido. Uma forma de fazer isso é treinando seus colaboradores, reduzindo o retrabalho e o desperdício de matéria-prima na hora de executar tarefas.

Guia Completo do Comprador Técnico

3. Aperfeiçoe o processo de estocagem

O estoque tem como função garantir que a empresa não ficará sem materiais para executar seus processos. É muito frustrante quando os funcionários vão ao estoque e não encontram os materiais que precisam. Sendo assim, organize o processo de estocagem.

4. Crie um plano de recursos

O plano de recursos é um estudo que demonstrará como esses materiais são consumidos, quanto tempo costumam ficar em estoque, quais os períodos ideais para serem comprados etc.

Para fazer o seu plano de recursos, recorra aos dados gerados por diferentes setores da sua empresa, como o setor de compras, estoque, logística etc.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a gestão de recursos, aperfeiçoe esse processo dentro da sua empresa para que ela se torne ainda mais eficiente.

Aliás, você tem mais alguma dica sobre esse tema? Conte para a gente aqui nos comentários!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.