A imagem se refere a uma mulher que está operando uma máquina em um ambiente industrial. Ela possui luvas e capacetes amarelos para a realização da atividade. Esta imagem foi escolhida para o post sobre gestão da manutenção do blog da Acoplast Brasil.

Gestão de Manutenção: conheça os benefícios para sua indústria!

Gerenciar a manutenção preditiva dentro da empresa traz alguns benefícios como:

  • Redução de custos;
  • Aumento da vida útil das máquinas;
  • Estímulo à produtividade.

Entretanto, muitos gestores e tomadores de decisão ainda acreditam que a manutenção industrial representa um custo para as organizações. Porém, uma boa gestão de manutenção pode propiciar uma redução de gastos com maquinários defeituosos, entre outros benefícios.

Portanto, cortar os custos e buscar por maior produtividade, são os objetivos principais das empresas que precisam se manter competitivas diante de um mercado turbulento e voraz nas oportunidades.

E aí? Quer entender como uma gestão da manutenção aplicada de forma eficaz pode beneficiar o dia a dia de trabalho da sua indústria?

Então siga a leitura do artigo e fique por dentro deste assunto!

Gestão de Manutenção: o que é ? Porque é tão importante?

Chamamos de gestão da manutenção o processo que supervisiona e monitora o funcionamento regular de recursos técnicos de:

  • Máquinas;
  • Instalações;
  • Equipamentos industriais;
  • Ferramentas dentro do quadro produtivo das empresas;
  • Etc.

Tornar o acompanhamento do maquinário uma rotina é fundamental para evitar paradas repentinas na produção em função de quebras inesperadas, preservar a vida útil dos equipamentos e prevenir acidentes de trabalho por conta de mau funcionamento.

Sabe-se que investir no setor produtivo não é barato. Portanto, consertos como troca e reposição de peças podem custar muito caro para a indústria. A partir disso, efetuar um acompanhamento rigoroso e rotineiro garantirá melhores usos de funcionamento do maquinário.

Além disso, algumas organizações ainda optam por uma manutenção não planejada. Ou seja, atuam corrigindo falhas que surgem inadvertidamente e, quase sempre, interrompem a produção já que tais falhas levam mais tempo para serem corrigidas, o que acaba ocasionando prejuízos à empresa.

Ao efetuar uma gestão de manutenção, no entanto, trabalha-se de modo preventivo, na intenção de precaver problemas de forma antecipada, obtendo muitas vantagens e benefícios.

Gestão de Manutenção: entendendo os benefícios na prática!

O primeiro passo para uma boa gestão de manutenção é avaliar os ativos, conhecendo suas reais condições.

Com essas informações é possível estabelecer um calendário para:

  • Checagem periódica de equipamentos;
  • Troca de peças.

Lembre-se de sempre registrar cada ação relacionada ao processo de manutenção e que a gestão de manutenção é um processo contínuo!

Efetuar esta gestão ainda permite implementar uma manutenção preditiva nos processos da indústria, assim é possível:

  • Reduzir os custos de manutenção;
  • Prevenir possíveis falhas entre máquinas;
  • Aumentar a vida útil dos equipamentos;
  • Promover uma maior economia para as empresas.

Como dissemos anteriormente, prevenir é sempre melhor quando o assunto é o funcionamento de máquinas industriais. O custo com equipamentos é alto e uma quebra pode significar a ruína de todos os investimentos planejados.

Uma gestão de manutenção bem elaborada gera maior eficiência no trabalho, evitando atrasos na entrega de produtos – situação que pode levar à insatisfação e até a perda de clientes. E o fato de cuidar corretamente das máquinas aumenta sua vida útil – o que também impacta positivamente no lucro da empresa.

Na hora de planejar a gestão de manutenção da sua empresa, contar com mão de obra especializada é um fator determinante. Profissionais experientes e tecnologias de ponta são diferenciais a serem levados em consideração na hora de realizar tarefas ligadas à manutenção preditiva no setor produtivo.

Post criado pela MMTec, que atua há mais de uma década como parceira de manutenção preditiva de empresas de diversos segmentos. Veja aqui uma lista de dicas para escolher o melhor serviço de manutenção e conte com a avaliação de especialistas. Ficou interessado? Fale conosco e solicite um orçamento.

Avalie e classifique este artigo.

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.