imagem de diversos tipos de gráficos para representar o artigo sobre o gráfico de gantt

Já ouviu falar no gráfico de Gantt? Entenda agora como funciona

Em meio ao grande número de atividades, necessárias para a operação de uma indústria, acompanhar cada uma delas de perto costuma ser muito difícil. Por esse motivo, ferramentas como o gráfico Gantt, que facilitam a tarefa, são extremamente úteis.

Ao fazer uso da ferramenta, o responsável por determinado projeto tem acesso a uma imagem completa de todas atividades que o compõe. Tal comodidade permite que ele observe o andamento das atividades mais facilmente.

O acompanhamento mais preciso das atividades têm impacto direto sobre a incidência de erros, reduzindo seu número, o que na prática significa menos prejuízos e acidentes.

Você ficou interessado no gráfico Gantt? Então continue a leitura e descubra como ele pode beneficiar sua indústria.

Afinal, o que é gráfico Gantt?

O gráfico Gantt nada mais é do que uma espécie de diagrama, altamente detalhado. Ele fornece ao responsável, por uma tarefa qualquer, uma visão clara e didática de todos os processos necessários para sua execução.

Assim, para atingir este objetivo, o gráfico faz uso de linhas, ou de barras, que representam a linha do tempo correspondente a tarefa, e apontam a duração de cada uma de suas etapas e o tempo total necessário para que a tarefa seja terminada.

A ferramenta foi desenvolvida com a finalidade de eliminar atrasos. Seja na produção de fábricas ou indústrias, fornecendo aos responsáveis por supervisionar cada etapa produtiva um meio de eficiente de controle.

Como o gráfico Gantt funciona?

A implementação do gráfico Gantt é feita com base na adoção de algumas práticas simples, mas que tem grandes efeitos e impactam de modo positivo a produção de uma indústria.

Para entender um pouco mais sobre cada uma delas, continue a leitura.

Segmentação de tarefas

A metodologia divide uma tarefa complexa em etapas menores, o que permite ao responsável por ela administrá-la com maior facilidade.

Distribuição de responsabilidade

Por meio do gráfico Gantt é possível indicar de forma clara quem são os responsáveis por cada tarefa, o que facilita a comunicação entre pessoas do mesmo grupo e até mesmo o contato com outros grupos, interessados na troca de informações.

Interdependência de tarefas

Uma vez que o gráfico exibe a sequência etapas necessárias para a execução de uma tarefa, fica mais fácil para os colaboradores, responsáveis por ela, observar como seu desempenho é importante para a produção da empresa, o que tende a motivá-los.

Definição exata de prazos

Como o gráfico Gantt fornece uma imagem exata do processo produtivo para o gestor, ele sabe exatamente o tempo necessário para que cada etapa seja realizada, o que lhe permite estabelecer prazos críveis para a entrega de produtos.

Monitoramento

Por fim, o gráfico abre espaço para um monitoramento muito mais preciso de todas as atividades produtivas, de modo que erros e gargalos produtivos sejam identificados e eliminados mais facilmente.

Como elaborar o gráfico Gantt?

Agora que você entende o que é o gráfico Gantt, sabe como ele funciona e conhece seus principais benefícios, é hora de aprender como desenvolvê-lo.

O primeiro passo a ser dado, para realizar esta tarefa, é fazer uma lista de todos os itens e produtos que devem ser produzidos pela empresa.

O passo seguinte consiste em mapear todas as atividades que devem ser executadas pela indústria, e seus roteiros de produção. Nesta etapa do processo, é de vital importância identificar as relações de interdependência entre as tarefas listadas.

Por fim, o passo final consiste em definir os responsáveis pela tarefa e estabelecer o tempo necessário para sua execução.

Estas informações devem ser inseridas em um software especializado, como o ERP da empresa, caso ele esteja habilitado para executá-la. Existem também ferramentas online, como o Canva e o Team Gantt, sendo possível fazer uso até mesmo do MS Excel.

Em meio a competição por um espaço no mercado ferramentas como o gráfico Gantt, que tornam a operação de uma empresa mais organizada, reduzem seus custos e aumentam sua produtividade, são muito bem-vindas. Portanto, fazer uso delas é fundamental para uma indústria que pretende se manter relevante no mercado.

Agora que você entende a importância do gráfico Gantt, que tal permitir que seus amigos também tenham acesso a este conhecimento? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e os ajude a descobrir esta importante ferramenta!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.