o que é fmea

Histórico de manutenção: entenda a importância dele

O histórico de manutenção é um relatório que documenta todas as evoluções do trabalho executado por profissionais ligados à manutenção. O documento visa garantir que nenhuma escolha seja feita por acaso e que o objetivo da manutenção não traga efeitos contrários.

A gestão industrial tem como uma das principais frentes desafiadoras a correção e melhoria contínua de seus equipamentos. E é justamente por esse motivo que o histórico de manutenção é tão importante para seu trabalho.

Essa área em específico deixou de ser vista como uma fonte de grandes gastos, para ser considerada como algo estratégico para o negócio. Com um bom desempenho, a indústria consegue garantir mais um diferencial.

Dessa forma, armazenar tudo o que foi feito pela manutenção permite que os líderes da área façam a avaliação do que precisa ser feito. Além de também identificar possíveis erros na execução das etapas relacionadas.

Você já fez o histórico de manutenção? Caso não, aqui você entenderá o porquê deve ser feito e como fazê-lo.

O que é histórico de manutenção e qual a sua importância?

Conseguir garantir que uma indústria e seus respectivos processos operacionalizem em alta performance é muito mais que uma prioridade. É uma forma do negócio se destacar estrategicamente na grande demanda existente no mercado.

Para isso, é muito importante que a gestão de manutenção seja eficiente e evite qualquer tipo de falha que prejudique o desempenho. A análise das falhas de equipamentos é fundamental para evitar que diversos outros problemas venham ocorrer.

Em função disso, o histórico é um relatório que documenta todas as evoluções do trabalho executado por profissionais ligados à manutenção.

Nesse sentido o documento visa garantir que nenhuma escolha seja feita por acaso e mais, garanta que o objetivo da manutenção não traga efeitos contrários.

Por exemplo, se um determinado equipamento passa por manutenção e a periodicidade é de longo prazo, é preciso que os gestores presentes no momento saibam o que pode ou não ser feito, bem como os resultados gerados a partir da última correção.

Afinal, mesmo que uma empresa tenha bom relacionamento com os profissionais, é possível que aconteça a troca de gestores. Quando chegar o momento de realizar novas manutenções, todo o histórico estará em mãos e não apenas na lembrança de ex-funcionários.

Quais os riscos causados pela falta de informações?

Como adiantamos, a falta de dados é um grande risco para a empresa. Com eles, conseguimos avaliar toda a situação e tomar as melhores decisões. Isto é, seja em qualquer âmbito ligado à gestão industrial.

Todavia, é comum que muitas indústrias não façam o mapeamento de suas jornadas de manutenção. E para ter um bom planejamento, quanto mais dados, mais preciso será nas escolhas.

Os indicadores ligados a metas estratégicas dependem da informação. E se o objetivo é garantir um bom ciclo de manutenção, é preciso saber o quê, quando, como e qual a melhor maneira de realizar os processos.

Além disso, o histórico de manutenção é fundamental para levantar os padrões de falhas e as respectivas soluções adotadas em cada um dos casos. Um bom recurso para isso é poder antecipar os próximos eventos e se preparar melhor.

Sabendo que a gestão de manutenção está diretamente ligada a previsão de erros e falhas, é de extrema importância que sejam feitas todas as documentações das últimas ações executadas.

Em resumo, ele possibilita o desenvolvimento de estratégias melhores, o que resulta em um trabalho mais acertado dos técnicos. Em consequência, menos erros resultam em menos gasto de recursos e gera a otimização de todos os profissionais envolvidos. Isso, por sua vez, é capaz de melhorar, inclusive, o lucro do negócio.

Quais as vantagens do histórico de manutenção?

O histórico de manutenção é responsável não apenas por garantir que a empresa tenha a documentação de todos os eventos realizados com os seus equipamentos. Para te ajudar a entender melhor, listamos alguns dos principais benefícios gerados com essa prática, confira:

  • suporta o gestor prever a necessidade de troca de peças e equipamentos;
  • auxilia na construção do calendário de manutenções preventivas;
  • evita cortes e interrupções na produção;
  • otimiza os processos de qualidade da empresa;
  • proporciona uma avaliação precisa da saúde dos equipamentos;
  • suporta na criação de protocolos de planos de ação;
  • contribui para visualização de falhas recorrentes;
  • elimina custos desnecessários;
  • otimiza o funcionamento dos setores produtivos;
  • estimula a necessidade de treinamento e qualificação de profissionais;
  • reduz a chance de erros e de acidentes de trabalho.

Cada um desses benefícios são, em maioria, objetivos gerais do negócio, não somente ligados à gestão de manutenção.

Quais as melhores dicas para gestão de manutenção?

Para que o histórico de informações ocorra de maneira efetiva, é preciso que a empresa adote determinadas medidas ligadas à manutenção. Confira algumas dicas importantes.

Planejamento de manutenção

Entre as dicas indicadas, está o planejamento de manutenção, ele deve ser baseado em histórico e dados da empresa, que permitem escolher os melhores caminhos a serem seguidos para o negócio.

Leia nosso artigo e fique por dentro dos pontos chaves do PCM e sua aplicação na indústria!

Análise de falhas

Adotar métodos de análise de falhas é mais uma maneira de evitar que novos problemas venham surgir com a gestão dos equipamentos. Algumas técnicas como FMEA suportam a avaliar as causas e efeitos das recorrências na linha de fábrica.

Revisão de fluxos de trabalhos

Além disso, o excesso de gargalos na produção podem sobrecarregar equipamentos, o que elevam as chances de falhas na operação. Para isso, a melhor maneira é revisar os fluxos de processo e mensurá-los, identificando quais são os momentos que esse fato vem surgindo.

Investir em soluções para manutenção

Por fim, e não menos importante, estão as inovações que a Indústria 4.0 vem apresentando no mercado. Cada vez mais surgem novas tecnologias que permitem avaliar a eficiência dos equipamentos e compreender melhor a demanda da periodicidade de avaliação.

Como evitar problemas no histórico de manutenção?

Não existe uma única forma de se organizar o histórico de manutenção, cada empresa faz da maneira que acha mais correta e eficaz. No entanto, existem algumas dicas que podem promover a otimização do histórico de manutenção e evitar problemas futuros. Confira quais são elas a seguir:

Destaque a análise de criticidade

Dentro de uma indústria, todas as máquinas são importantes, afinal, os processos formam uma cadeia em série, onde uma etapa necessita da outra. No entanto, é claro que existem equipamentos que necessitam de mais atenção que os outros, seja por sua importância ou pelo valor do maquinário. Essas máquinas são chamadas de “equipamentos críticos”.

Para que seja mais fácil monitorar o andamento dos equipamentos críticos, recomendamos que as informações sobre essas máquinas sejam colocadas em um tópico separado, em destaque das demais informações.

Também é necessário que especialmente essa parte do histórico de manutenção seja revisada periodicamente, para evitar que as datas de inspeções e manutenções preventivas dos equipamentos críticos sejam esquecidas.

Invista em um software de gerenciamento de informações

Como você pôde notar com o decorrer deste artigo, o histórico de manutenção é composto por muitas informações relevantes e nenhuma delas pode ser descartada ou esquecida.

É claro que o histórico de manutenção não pode ser mantido no papel e guardado em uma gaveta qualquer, no entanto, também não recomendamos que as informações sejam todas digitalizadas e jogadas dentro de uma pasta no computador. Suponhamos que a sua empresa tenha mais de 10 anos e desde então faz corretamente a gestão de manutenção. Imagina quanta informação há guardada dentro do histórico. Procurar por um dado específico no meio de tanta informação seria como procurar uma agulha no palheiro.

Para facilitar o acesso aos dados e também manter segura a integridade das informações contidas no histórico de manutenção, recomendamos que a empresa invista em um software de gerenciamento de informações, caso ainda não tenha um.

Com a ajuda do software, com apenas alguns cliques os responsáveis pela gestão de manutenção poderão ter acesso às informações que desejarem, sejam elas recentes ou muito antigas.

Faça um passo a passo com os processos da rotina de manutenção

A manutenção dos equipamentos nem sempre será feita pelo mesmo profissional, no entanto, é primordial que ela seja feita sempre da mesma maneira, seguindo um processo rigoroso para que nenhum teste fique de fora.

A melhor maneira de garantir que a manutenção será feita respeitando sempre o mesmo protocolo é especificar o passo a passo que os profissionais devem seguir no histórico de manutenção. A intenção dessa decisão não é monitorar os técnicos de manutenção, mas criar um padrão seguro para preservar o estado das máquinas e garantir que as manutenções feitas sejam sempre de alto nível.

Acompanhe de perto a rotina das tarefas de manutenção

Por último, mas não menos importante, um bom gestor deve ficar atento a todos os processos que acontecem dentro da empresa, até mesmo a manutenção dos equipamentos.

Após cada manutenção, seja ela preventiva ou corretiva, faça questão de ler as informações que foram colocadas no histórico para conferir se o que foi escrito consta com o que foi feito.

Como vimos aqui neste material, o histórico de manutenção é uma etapa importante da gestão da manutenção. Ignorá-la pode ser um erro fatal que colocará em risco todas suas atividades industriais. Lembre-se que a falta de informação é uma das principais causas para erros de manutenção e falhas técnicas em equipamentos e na produção.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então, faça a assinatura da nossa newsletter e receba materiais exclusivos no seu e-mail!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.