impressão 3D na indústria

Por que a impressão 3D se tornou tão importante na indústria?

A impressão 3D vem crescendo e se destacando em todo o mundo como uma das tecnologias mais promissoras. Ela está ao lado de Big Data, IoT, Machine Learning e outros avanços esperados pela indústria.

Para se ter uma ideia da importância da impressão 3D na indústria, segundo o Fórum Econômico Mundial, em 2022 cerca de 41% das empresas em todo o mundo estarão usando a tecnologia para alguma finalidade. Pensando só no Brasil, esse índice é ainda maior, alcançando 49%.

Pensando nisso, escrevemos este conteúdo para mostrar como e por que a impressão 3D se tornou essencial para a indústria. Acompanhe!

Afinal, o que é impressão 3D?

impressão 3D na indústria

Apesar de ser uma das tecnologias mais promissoras, a impressão 3D ainda não é conhecida por todos, pelo menos não da forma com que ela realmente é.

Ao assistir filmes e séries você pode ver facilmente uma impressora funcionando, mas normalmente ela não é retratada da forma real. Nenhuma impressora 3D vai criar um objeto complexo em poucos minutos, por exemplo.

Existem diferentes tipos de impressão 3D, seja FDM, que utiliza filamento como matéria-prima, ou as impressoras com resina líquida, como as LCD. O princípio de funcionamento é diferente para cada tipo, mas o ponto em comum é que se trata de uma tecnologia de manufatura aditiva.

Com o crescimento de mercado e novas soluções as impressoras 3D se tornaram bem acessíveis. No Brasil é possível comprar uma máquina de entrada que entrega alta qualidade e precisão com preço em torno de R$2 mil.

Quais são as possíveis aplicações da impressão 3D na indústria?

As impressoras 3D estão sendo utilizadas para diversas finalidades. Vejamos algumas delas a seguir.

Criação de protótipos

impressão 3D na indústria - protótipo

A primeira aplicação da nossa lista são os protótipos. A impressão 3D na indústria está permitindo que novos projetos sejam lançados com maior rapidez e menor custo envolvido.

Imagine, por exemplo, que você queira desenvolver uma nova peça para a linha de produção. Essa peça precisa ser de metal usinado, com dimensões específicas para encaixe. Então, depois de todo o projeto feito, você envia o pedido de fabricação do objeto, mas no momento de testar encontra uma medida errada. Aquela peça pode ser totalmente perdida, junto com o valor investido.

Nesse caso, a impressão 3D permite que você crie o objeto com todas as características necessárias, faça os testes, alterações e, depois que tudo for validado, aí sim se cria a peça final no material desejado.

Produtos finais

impressão 3D na indústria - produtos finais

A impressão 3D não se limita aos protótipos. Você também pode criar produtos finais, adicionando um processo de acabamento e pintura ou utilizando a peça da forma com que ela sai da impressora.

Esses produtos podem ser aplicáveis em diversas áreas, desde objetos decorativos até peças mecânicas e industriais.

Peças de reposição

impressão-3D-na-indústria-peças-de-reposição

Outra aplicação interessante são as peças de reposição. Na indústria, principalmente em linhas de fabricação e montagem, é muito comum encontrar peças que se desgastam rapidamente e precisam ser repostas.

Quando pensamos em maquinários pesados eles podem ser importados e com peças de alto valor, sem contar no prazo entre a compra e a chegada da peça de reposição.

Já com a impressão 3D esse processo pode ser acelerado e com redução de custo.

Como colocar a impressão 3D dentro da sua empresa?

Você já viu que muitas empresas já estão explorando a impressão 3D e outras estão se preparando para isso, mas e você?

Pelos resultados já alcançados, a impressão 3D na indústria é algo que veio para ficar e que vai, cada vez mais, abrir novas oportunidades e trazer grandes benefícios.

Para iniciar esse processo é necessário buscar conhecimento. No Brasil, a 3D Lab é a empresa referência em impressão 3D. Ela oferece a solução completa, fornecendo as impressoras 3D, filamentos, resinas, cursos e ainda serviços de manutenção e prototipagem.

A empresa também oferece uma consultoria completa e gratuita para ajudar na escolha ideal da impressora e no processo de implantação.

Se quiser saber mais basta acessar o site e solicitar o contato de um especialista.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 4.2 / 5. Nº de avaliações: 5

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.