indústria 5.0

Entenda o que é a indústria 5.0 e como ela se diferencia das demais!

Graças ao uso inteligente de tecnologias, como o machine learning e o Big Data, a indústria 4.0 otimizou todo o mercado, elevando os índices de qualidade e de eficiência das empresas e indústrias. A questão é que, devido a evolução cada vez mais rápida da tecnologia, e as próprias demandas do mercado, o conceito de indústria 5.0 já é uma realidade!

Este novo cenário exige que as máquinas inteligentes operem em parceria com os seres humanos, o que abre espaço para que produtos e serviços mais eficientes e diferenciados, exclusivos, sejam elaborados.

Indústria 4.0 - Acoplast Brasil

Uma vez que a indústria 4.0 ainda é apenas um objetivo para muitas empresas, a tarefa de se preparar para a 5º revolução industrial pode ser um grande desafio. Por essa razão, preparamos este conteúdo para orientar você a respeito das novas demandas do mercado.

Continue a leitura descubra o que é a indústria 5.0 e entenda como se preparar para ela!

Conceito de indústria 5.0

Mesmo que a ideia de fábrica inteligente, em que toda a produção é automatizada e controlada por uma inteligência artificial, seja bem interessante, é importante levar em consideração que ela precisa enfrentar desafios relevantes. Dentre eles, o mais complexo tende a ser a capacidade de ir além de padrões simples e desenvolver produtos e serviços realmente personalizados.

É neste contexto que o fator humano surge como um diferencial. Afinal, a habilidade cognitiva humana — que nenhum software ou aplicação foi capaz de mimetizar até agora— tem a capacidade de elaborar projetos e designs complexos. O que lhes permite produzir soluções mais personalizadas e, por consequência, mais eficientes.

Dadas estas características, podemos chegar à conclusão que a indústria 5.0 visa desenvolver tecnologias mais eficientes e combiná-las a operação de colaboradores especializados. Isso para que essa parceria crie soluções e insights capazes de gerar novas oportunidades e vantagens competitivas.

5° revolução industrial e sociedade

Outro aspecto importante da indústria 5.0 é o impacto que ela vai gerar na sociedade. Afinal, se a 4° revolução industrial já ocasionou para as pessoas, produtos e serviços que antes eram inimagináveis, a nova revolução deverá ter efeitos ainda mais profundos no modo de vida das pessoas.

O avanço de tecnologias como o 5G, por exemplo, tende otimizar ainda mais a conexão entre indivíduos e dar mais poder e funcionalidades a soluções como a computação em nuvem. O que abre espaço para que o processamento de dados seja realizado por servidores externos de um modo mais ágil e barato.

Tal característica levará o desempenho de dispositivos como computadores e smartphones e a outro nível. No âmbito industrial e corporativo, ela cria condições para que o big data e o business intelligence sejam implementados de um modo mais eficiente.

Principais características da indústria 5.0

Levando em consideração essas informações a respeito da 5° revolução industrial, podemos dizer que o seu maior foco é a otimização da produção por meio da união entre ser humano e máquinas e sistemas cada vez mais inteligentes.

Continue a leitura e descubra algumas de suas características mais importantes!

Desenvolvimento sustentável

Conforme o conhecimento é difundido, as pessoas tornam-se mais conscientes a respeito de causas importantes, como a proteção do meio ambiente. Nesse cenário, empresas e indústrias não amigáveis ao meio ambiente devem ser cada vez mais deixadas de lado em favor de companhias socialmente responsáveis.

Além disso, os problemas acarretados pela degradação ambiental tendem a prejudicar a sociedade como um todo, o que inclui os sócios, gestores e colaboradores de uma indústria.

A indústria 5.0, porém, tem a capacidade de usar a tecnologia de um modo ainda mais inteligente. Produzindo assim soluções que viabilizem um uso responsável dos recursos naturais, reduzindo ao máximo os danos causados ao meio ambiente.

Além disso, o aumento da conexão entre pessoas, acarretada por ela, vai fazer com que o conhecimento seja difundido ainda mais rápido. O que abre espaço para que as pessoas se tornem mais atentas às suas ações em relação a essas causas importantes, como a preservação do meio ambiente.

União entre máquinas e pessoas em favor do aumento da produtividade

Embora a indústria 4.0 seja extremamente promissora, graças principalmente a capacidade de elevar os índices de eficiência e produtividade de empresas e indústrias, a verdade é que ela também acarretava algumas preocupações. Uma das mais relevantes diz respeito ao papel do ser humano nessas organizações e ao desemprego, que poderia ser causado pela automação.

Na 5° revolução industrial, porém, o fator humano tem grande importância, já que a capacidade de pensamento do ser humano deve ser usada para complementar a inteligência de softwares e aplicações, gerando assim soluções personalizadas.

Além disso, os colaboradores humanos devem monitorar as atividades e o funcionamento dos sistemas responsáveis pela operação do maquinário industrial. Isso com a finalidade de garantir que eles de fato estão operando do modo mais eficiente possível.

Uma vez que erros ou falhas de interpretação por parte do sistema podem reduzir a produtividade da indústria, o monitoramento humano torna-se indispensável.

Como preparar uma indústria para a 5° revolução industrial

Visto que a indústria 5.0 faz uso de sistemas inteligentes de automação industrial, um dos pontos mais importantes em sua implementação é o investimento em tecnologia. Afinal, sem os equipamentos e dispositivos adequados — como sensores e computadores capazes de interpretar os sinais emitidos por eles — uma máquina não pode ser monitorada.

O fator humano deve ser devidamente considerado. Os colaboradores precisam compreender o funcionamento das tecnologias e conhecer os procedimentos necessários para operá-las.

Além disso, é importante que fique claro para eles que as novas soluções surgiram para otimizar a execução de suas tarefas, e que eles não serão substituídos por máquinas. Esse cuidado é necessário para que o engajamento dos funcionários da companhia não sofra nenhum prejuízo.

Para que uma indústria se mantenha bem posicionada no mercado em que atua, é fundamental que ela esteja alinhada às suas demandas.

Nesse contexto, começar a preparação para a implementação da indústria 5.0 é uma estratégia inteligente para gestores que pretendem garantir uma vantagem estratégica frente a seus concorrentes.

Agora que você sabe o que é a indústria 5.0, assine nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos com o potencial de otimizar a operação de seu negócio!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.