Informatização da manutenção

Informatização da manutenção: por que deve ser feita?

A utilização de sistemas que ajudam a controlar e gerenciar os mais diversos processos dentro de uma organização é cada vez mais presente. O que antes ficava em um formulário impresso, famosas pranchetas, ou mesmo em uma planilha de Excel agora é digital e acessível para um grande número de pessoas envolvidas e relacionadas na atividade.

No setor de manutenção isso não seria diferente. Os profissionais dessa área precisam de dados para aumentar a eficiência das intervenções. É nesse sentido que a informatização da manutenção é capaz de gerar diversos benefícios, não só para esse setor, mas para a empresa como um todo.

Neste conteúdo aprofundaremos sobre essa informatização da manutenção e nos benefícios que ela pode trazer. Confira!

O que é a informatização da manutenção?

A transformação digital na gestão da manutenção é cada vez mais presente e necessária. Esse setor é visto como um ponto estratégico para o negócio, uma vez que tem ligação direta com a disponibilidade de produção. Se um equipamento está parado, a produção não é feita e a venda pode sofrer impacto, além do custo para conserto.

Então, para uma manutenção eficiente é imprescindível utilizar e analisar dados. Por exemplo, quando há uma falha no equipamento, qual ou quais intervenções foram feitas anteriormente? A máquina já dava indícios da falha? O que recomenda o fabricante? O trabalho estava em dia? Essas e outras informações ajudam a tomar decisões mais estratégicas e, por isso, precisam estar acessíveis com rapidez, facilidade e confiabilidade.

Por meio da informatização da manutenção é possível concentrar em um só lugar todos os dados necessários, inclusive cruzando as informações para as tomadas de decisões serem mais precisas.

Um exemplo simples que podemos criar é o seguinte: imagine uma situação em que ocorreu uma falha no equipamento. Na primeira hipótese não há um sistema, então todas as informações estão com os técnicos de manutenção ou espalhados em arquivos soltos. Na segunda hipótese, com um sistema, as informações estão concentradas em um só lugar e acessíveis.

Agora, quanto tempo você acredita que será gasto para a solução do problema em cada uma das hipóteses? Além disso, será que ambas serão eficientes de verdade? É inegável que a segunda opção, com a informatização, terá menos tempo necessário para a solução, com maior potencial de eficácia.

Por que a informatização da manutenção precisa ser feita?

Agora que você já sabe o que é a informatização da manutenção, mas se ainda não está convencido dessa necessidade, mostraremos os principais efeitos positivos que ela traz para sua empresa.

Agilidade na tomada de decisões

O primeiro benefício é a agilidade na tomada de decisões. Com a informatização da manutenção os dados se tornam mais acessíveis. Basta acessar o sistema pelo computador, ou até mesmo pelo celular, e você já pode ter as informações que precisa.

Na manutenção corretiva, por exemplo, quando as decisões precisam ser tomadas com maior rapidez, uma vez que o equipamento está parado, esse acesso rápido pode reduzir bastante o tempo de parada.

Com um bom sistema você também não corre o risco de perder esses dados importantes, o que poderia acontecer se fosse usado um formulário impresso ou planilhas.

Programação de rotinas e manutenções

Outro ponto importante é a programação de rotinas e manutenções. A informatização ajudará bastante a cruzar os dados e programar quando as intervenções devem ser feitas, de maneira preventiva.

Os dados dos três tipos de manutenção (preventiva, corretiva e preditiva) estarão alocados em um mesmo sistema, ajudando na gestão e programação das manutenções.

Alinhamento entre as equipes

Uma dificuldade frequente entre as equipes de manutenção é a comunicação. Às vezes, durante uma troca de turno, por exemplo, informações importantes podem não ser corretamente transmitidas, comprometendo todo o trabalho e eficiência das intervenções.

Nesse sentido, a informatização da manutenção também tem grande ajuda. Os dados podem ser inseridos no sistema de forma rápida, assim que a ação for tomada.

Rapidez na extração de informações gerenciais

Um dos maiores benefícios da informatização da manutenção é em relação à gestão. É incrivelmente mais fácil gerir as operações com todos os dados em mãos, com relatórios completos.

O gestor saberá exatamente o que foi feito em cada equipamento, como está a performance dele, as atividades de cada colaborador, entre outros pontos.

Essa análise estratégica dos dados traz resultados de curto, médio e longo prazo, seja com a redução de custos ou com o aumento da disponibilidade e vida útil dos equipamentos.

Redução de custos envolvidos na manutenção

Por fim, mas, com certeza, não menos importante, a informatização da manutenção tem uma influência direta na redução dos custos!

Ora, se com um sistema o planejamento das intervenções se torna mais eficiente, será possível atuar com mais inteligência, de maneira preventiva, evitando que as quebras aconteçam, que são as situações em que o custo de reparo tende a ser maior.

Essa transformação faz com que o serviço de manutenção se torne cada vez mais antecipado às falhas, agindo de forma mais gerenciada.

Importante também ressaltar que um equipamento dificilmente quebra sem antes dar indícios do problema. Então, com um bom acompanhamento e geração de dados, a equipe de manutenção pode controlar melhor a situação.

Como implantar a informatização da manutenção?

A transformação digital na gestão de manutenção é um caminho sem volta! Não há como negar essa evolução, uma vez que ela só traz benefícios, como mostramos anteriormente. É necessário usar a tecnologia como aliada para buscar mais precisão e inteligência nas decisões.

Porém, é imprescindível planejar como será esse processo de informatização da manutenção, quais são os dados necessários, as especificidades de cada processo e gestão.

É nesse momento que podemos te ajudar! A Acoplast Brasil é referência nacional em equipamentos industriais, como redutores, acoplamentos, freios contra recuos e anéis de contração. Temos mais de 20 anos de experiência no mercado e diversos cases de sucesso!

Então, se você quer alcançar os benefícios da informatização da manutenção, entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas! Estamos te esperando.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.