Inovação industrial

Saiba as principais tendências da inovação industrial para adotar em 2022

A inovação industrial traz uma série de oportunidades de revolucionar a operação das empresas. Em 2022, como não podia ser diferente, diversas tendências tecnológicas surgiram como soluções para problemas antigos, aumento da produtividade, redução de custos e a possibilidade de crescer em qualidade.

Em uma perspectiva ampla, o setor avança significativamente ao conectar os motivos de suas maiores falhas com atividades eficientes capazes de eliminá-las e fornecer dados confiáveis. Tudo isso com a incorporação de mão de obra humana, organização interna, máquinas modernas e investimentos direcionados.

Quer saber mais? Vamos falar sobre as principais tendências da inovação industrial para 2022. Acompanhe!

Entenda as tendências da inovação industrial

Entre as principais tecnologias muito comentadas e usadas em maior escala se destacam o processo de armazenagem em nuvem, nanotecnologia, Inteligência Artificial e robótica. Vale destacar que a maioria das tendências de inovações em 2022 estarão relacionadas com essas tecnologias para que seu desempenho fique ainda mais completo. Veja a seguir alguns exemplos!

Soluções na nuvem para integrar sistemas

As soluções oferecidas pela computação em nuvem são excelentes para gerenciar os dados da indústria e impedir paradas que causam prejuízos e comprometem os prazos. Esse tipo de plataforma faz toda a diferença na hora de manter históricos salvos, levantar dados relevantes, listas de inventários, estoques, solicitações de insumos, frequência de falhas e auxiliar nas tomadas de decisões.

Em 2022, a tendência envolve buscar formas de migrar esse processo dentro de sua empresa de maneira mais prática e simples. Afinal de contas, o gestor que não conhece sua equipe e os dados da operação a fundo tende a ter muitas dificuldades para solucionar problemas e aumentar a competitividade. O uso da tecnologia traz uma série de benefícios, com destaque para uma maior margem de lucros.

Isso porque as funcionalidades da nuvem fazem com que cada etapa do trabalho aconteça com mais rapidez. O acompanhamento de perto do desempenho das máquinas é outro ponto que permite criar uma padronização de processos, ter respostas imediatas, e facilitar a comunicação interna. A atuação do sistema é eficaz ainda na redução dos desperdício de recursos e de inatividade das máquinas, pois em conjunto com a manutenção preditiva pode se antecipar a uma falha.

Cibersegurança

Em um sistema de softwares e plataformas voltado para as ações operacionais do negócio, com informações armazenadas sobre o funcionamento da empresa, os ataques cibernéticos se tornam uma preocupação. Com a migração para o universo completamente digital, a perda de arquivos, de dados e de estratégias representam diversos prejuízos que impactam o lado financeiro e a imagem do negócio no mercado.

Imagine só que as informações sigilosas com dados de clientes ou táticas exclusivas de planejamento sejam vazadas. Esse tipo de falha demonstra que a empresa não sabe se resguardar adequadamente e deixa os seus parceiros com o pé atrás no momento de fazer negócio. Com isso, existe cada vez mais a necessidade de desenvolver estratégias de segurança que se conectam com as tecnologias usadas na organização de dados e procedimentos internos.

O mais importante, aqui, é pesquisar bastante sobre qual o provedor de segurança se encaixa com o segmento de suas atividades. Entre as principais medidas está o uso dos ransomware que funcionam como uma espécie de bloqueio aos dispositivos para impedir que um sistema seja infectado ou receba pedidos de extorsão por roubo de dados.

Ambiente seguro

Com a migração do manual para o digital em alta nas empresas do segmento industrial, a necessidade de proteger os dados e integrar os sistemas aumenta.

Por causa disso, a busca por empresas que prestem esse tipo de serviço vai se tornar uma prioridade, com o objetivo de reunir em um único ambiente seguro a transição entre o desempenho das máquinas e os outros setores de maneira dinâmica. Entra mais uma vez em destaque o armazenamento em nuvem, que serve como base para todo o funcionamento da indústria 4.0 e reforça a segurança.

Sistemas autônomos

Os sistemas capazes de melhorar todas as etapas da indústria fazem parte dos pilares das inovações que englobam a indústria 4.0. Dentro da perspectiva de atividades que ainda são pouco exploradas, mas têm muito potencial de inovação, os robôs agora conseguem ser projetados de maneira autônoma dentro das operações.

Na prática, contam com a possibilidade de atuar no monitoramento e transmissão de dados. Em uma experiência completamente tecnológica, o processo pode ser feito a partir de informações levantadas por sistemas robóticos para que os gestores possam fazer adaptações sem que a atuação humana seja necessária.

Esses robôs também auxiliam na redução da carga de trabalho no setor industrial e, em algumas situações, conseguem ter custos mais baixos do que o maquinário antigo. Tudo isso, com recursos personalizados para as tecnologias usadas pela empresa.

Desafios da indústria

As tendências de inovação industrial cada vez mais fazem parte da realidade do mercado, mas na maioria das empresas ainda não é simples colocá-las em prática. Existe uma carência grande de profissionais qualificados para lidar com esses avanços e compreender o trabalho como um todo de uma maneira integrada.

Quando a gestão opta por inserir as inovações no dia a dia, se torna muito interessante capacitar o time para que os benefícios das tecnologias possam trazer bons resultados. Além disso, as dificuldades envolvem as pesquisas e o alto investimento financeiro necessário para novas máquinas em uma estrutura norteada pelo uso da internet e rede móveis que é essencial na indústria 4.0.

Agora ficou claro como a inovação industrial faz parte das tendências industriais para adotar em 2022. Claro que em um mercado muito dinâmico, é um longo processo incluir várias tecnologias na realidade do dia a dia, mas você pode começar por algo que seja essencial nos resultados da empresa e faça a diferença na correção de falhas, como o armazenamento em nuvem.

Gostou das informações do artigo? Então, leia também sobre a Internet das Coisas e sua importância na indústria.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.