insumos e matéria-prima na indústria

Falta de insumos e matéria-prima na indústria: como superar os desafios?

A pandemia do coronavírus tem provocado grandes impactos em vários segmentos do mercado. Um deles tem sido a falta de insumos e matéria-prima na indústria. Neste momento, mesmo que os serviços não tenham sido totalmente interrompidos e tenha ocorrido a retomada das atividades, a área não está atuando como deveria.

Com esse problema, muitas empresas estão com dificuldades de atender os pedidos dos seus consumidores. No entanto, existem táticas que ajudam os profissionais desse setor a melhorar essa situação.

Continue lendo e entenda como superar esses contratempos!

Entenda um dos grandes desafios da indústria em 2021

A falta de insumos e matéria-prima na indústria tem sido um dos maiores desafios para o mercado neste ano. Segundo um levantamento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 72% das empresas da indústria da construção e 73% dos serviços em geral encontram dificuldades para comprar esses materiais no Brasil.

Além disso, quando os insumos e matéria-prima são importados, o problema é ainda maior. Um exemplo disso é a situação das indústrias do Alto Tietê.

Esse cenário foi uma consequência dos efeitos da pandemia da Covid-19, em que, no início, a atividade industrial ficou estagnada. Depois, sua retomada foi expressiva e gerou a falta de equipamentos e materiais. Portanto, isso resultou em uma irregularidade significativa entre a oferta e a procura de produtos.

Alguns problemas gerados por esse acontecimento são:

  • falta de estoque;
  • dificuldades de logística;
  • impasses para as empresas atenderem seus clientes;
  • inadimplência;
  • alta procura e incapacidade de aumentar a produção.

Veja o que gerou a falta de insumos e matéria-prima na indústria

Depois de explicarmos sobre um dos maiores desafios do setor industrial e seus problemas, é importante entender melhor o que gerou essa falta de insumos e matéria-prima na indústria. Há diversas razões que explicam esse cenário marcado pelo desiquilíbrio entre a oferta e a demanda. Os principais motivos são:

  • pausa na produção no início da pandemia;
  • aumento de demanda devido à rápida recuperação dos serviços;
  • dólar alto;
  • consumo dos estoques;
  • normalização da demanda em países em que a doença já está mais controlada;
  • crescimento das exportações, provando a alta dos preços no mercado interno.

Saiba como evitar a falta de insumos e matéria-prima na indústria

Diante desse acontecimento, os gestores e profissionais da área devem ficar atentos aos pontos citados para encontrar maneiras de superar esses desafios. Nessa hora, é fundamental ter em mente também que, de acordo com projeções, esse cenário não deve ser normalizado neste semestre. Portanto, a situação continuará desafiadora.

Para evitar a falta de insumos e matéria-prima na indústria, separamos algumas dicas. Conheça-as!

Revise a demanda de insumos para os próximos meses

Um dos pontos mais importantes é ter um planejamento e controle da produção adequado para facilitar a tomada de decisão, otimizar o tempo e reduzir os desperdícios. Afinal, aplicar uma logística estratégica e inteligente é fundamental para superar a carência de materiais.

Por exemplo, se a produção da sua empresa é bastante ativa, organize seu estoque baseado na demanda e crie também uma tática de compra e reposição mais espaçada.

Desse modo, você garante mais segurança para operar no mercado e consegue ter um planejamento que previna e evite futuros desafios.

Invista na capacidade de estoque

Sabendo que a falta de insumos e matéria-prima na indústria refletiu no estoque de produção, é importante investir em sua capacidade. Então, assim que possível, invista em seu aumento para garantir o funcionamento do seu negócio no longo prazo.

Nesse momento, você pode priorizar os itens mais fundamentais. Assim, em tempos difíceis, sua empresa consegue sair na frente dos concorrentes e não sentir os mesmos impactos.

Trabalhe com diferentes fornecedores

Ter uma lista de fornecedores por produto, item e categoria é essencial para as indústrias. Isso porque, se seu principal contato falhar, você tem outros para recorrer. Além disso, contrate bons fornecedores para garantir que os materiais certos sejam entregues e evitar problemas de abastecimento.

Lembre-se de que contar com um bom profissional para oferecer os insumos e as matérias-primas necessárias permite que sua empresa opere, independentemente do seu setor e porte.

Tenha parceiros sólidos

Além de contratar bons fornecedores, é importante ter parceiros fixos e próximos a você. Para isso, dialogue e analise aqueles que têm mais flexibilidade e são menos rígidos. Também seja mais aberto e atualize esses indivíduos sobre suas necessidades para manter um bom relacionamento.

Assim, é possível antecipar quando o fornecedor receberá menos insumos e matéria-prima, ganhando mais tempo para organizar o estoque e modificar sua estratégia. No final, essa relação com o fornecedor também melhora a sua fidelização, o que proporciona um fornecimento estável de produtos.

Priorize produtos nacionais

Em um contexto de dificuldades para a indústria e de aumento do dólar, é interessante priorizar produtos nacionais. Isso porque esses itens não são afetados pelo mercado exterior. Além disso, nosso mercado conta com diversas organizações do setor industrial que fornecem materiais de qualidade.

Outro ponto importante é que essas empresas podem oferecer mais benefícios, como fabricação, assistência técnica e pronta entrega no Brasil.

Opte por equipamentos de transmissão intercambiáveis

No setor industrial, há diversos modelos de equipamentos, fornecedores e séries. Diante disso, os equipamentos intercambiáveis são uma ótima opção em momentos de dificuldades.

Adotar esses itens se torna uma opção estratégica. Isso porque eles são peças que funcionam de formas idênticas às das marcas mais relevantes no mercado. Ainda, a sua produção garante que eles sejam utilizados em instalações com especificações semelhantes e tenham a mesma capacidade produtiva.

Portanto, essa é uma excelente solução para manter os estoques de manutenção em dia, sem exigir ajustes ou modificações no maquinário.

Agora que você sabe quais são os maiores desafios em relação à falta de insumos e matéria-prima na indústria e como superá-los, não deixe de aplicar essas soluções a fim de contornar problemas. Além disso, esteja atento ao cenário atual para prevenir contratempos, contornar as dificuldades e encontrar soluções eficientes para impulsionar os resultados do seu negócio.

Este artigo foi útil? Se você precisa de equipamentos para sua indústria, entre em contato conosco, conheça nossas soluções e faça um orçamento!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 4.5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.