inteligência artificial

Inteligência artificial: quais são suas atuais aplicações na engenharia mecânica?

Em um mercado cada vez mais acirrado, em que a 4° revolução industrial já é uma realidade, empresas e indústrias precisam atualizar-se constantemente para manter e atrair clientes. Neste novo cenário, o uso de ferramentas tecnológicas — como a inteligência artificial — é de suma importância.

Isso acontece porque, por meio da tecnologia, a equipe de engenharia mecânica e manutenção é capaz de fazer um trabalho muito mais eficiente, com base em dados precisos apurados por um sistema inteligente. Além disso, soluções em automação permitem que a indústria seja operada de um modo mais econômico e eficaz, o que se reflete positivamente em seus resultados.

Você gostaria otimizar sua empresa, para que ela se mantenha relevante nos próximos anos? Leia o artigo e descubra como a inteligência artificial pode ajudar!

Características da inteligência artificial

Muito se fala a respeito da inteligência artificial. Afinal, esse conceito tornou-se famoso graças à obras de ficção científica, como filmes. Mais do que uma mera possibilidade imaginária, porém, a tecnologia se apresenta como uma importante aliada dos seres humanos na realização de diversas atividades. Dentre elas, podemos citar a operação de indústrias e empresas.

Podemos descrever a inteligência artificial como um software capaz de aprender de forma praticamente autônoma, elevando assim seus níveis de eficiência. Outra característica importante da tecnologia é que, com base em seu aprendizado e nos dados que tem armazenados, ela é capaz de tomar determinadas decisões, o que aumenta de forma exponencial a quantidade de tarefas que podem ser delegadas a ela.

Esse resultado só é possível porque a inteligência artificial é capaz de analisar padrões e aprender com eles, identificando assim os resultados de ações. Levando esses fatos em consideração, podemos dizer que a autonomia e a capacidade de aprendizado são suas características marcantes.

Aplicações da inteligência artificial

Quando pensamos no pleno potencial da inteligência artificial, é possível imaginar muitos cenários em que a tecnologia pode beneficiar não apenas a engenharia mecânica, mas todos os processos e etapas relacionados a atividade de uma empresa. Com a finalidade de exemplificar os usos da tecnologia, resolvemos listar alguns exemplos. Continue a leitura e tenha acesso a esse conteúdo!

Realização de atividades

Por mais eficiente que seja um colaborador, ele sempre está sujeito a falhas que podem reduzir seu desempenho e até colocá-lo em risco. Uma noite mal dormida, problemas pessoais, doenças… Esses fatores podem interferir diretamente nas condições humanas, levando assim o colaborador a cometer erros.

A inteligência artificial, por sua vez, não está sujeita a esses fatores, o que torna seu desempenho muito mais confiável. Além disso, o software é capaz de analisar dados e tomar decisões em milésimos de segundos, algo que um ser humano dificilmente é capaz de fazer.

Isso não quer dizer que a força de trabalho humana não é mais necessária, o que deve ocorrer é uma troca de funções. De modo que, com o passar do tempo, os colaboradores tendem a atuar monitorando a inteligência artificial, para garantir que ela está cumprindo seu papel de acordo com as diretrizes determinadas.

Manutenção mais eficiente

É importante que os equipamentos responsáveis por produzir e transportar itens recebam a manutenção adequada, para garantir que a produção não seja paralisada, o que poderia causar uma série de prejuízos para a indústria.

Nesse contexto, a autonomia e a capacidade de aprendizado, da inteligência artificial, mostram-se muito úteis. Isso porque, por meio de sensores, o software é capaz de monitorar em tempo real a operação do maquinário, analisando fatores como ruídos, temperatura e vibrações.

Com base nos dados apurados em tempo real, a tecnologia é capaz de fazer comparações com dados e informações previamente registrados em seu sistema, o que lhe permite identificar com precisão falhas e defeitos em potencial.

Por fim, depois de identificar um problema o próprio sistema é capaz de alertar a equipe de manutenção solicitando assim uma verificação, o que torna o procedimento mais ágil e eficiente.

Controle de estoques e materiais

Em toda organização, independentemente de seu porte ou atuação, o controle de estoque é muito importante.

Caso os itens armazenados sejam poucos, a indústria pode ficar sem insumos para manter sua operação e se ver forçada a recorrer a compras emergenciais, o que pode lhe causar prejuízos.

Se o estoque for muito grande e ficar parado por um longo tempo, a indústria em questão está perdendo dinheiro aplicado em itens que não são utilizados.

Felizmente, a inteligência artificial surge como uma solução para esse problema. Por meio de sensores e códigos de registro, o software é capaz de monitorar os itens em estoque e observar detalhes importantes, como seus níveis de utilização e os períodos do ano em que a demanda por cada item é mais intensa.

Com base em tais informações, o sistema é capaz de indicar o melhor momento para que a equipe de gestão adquira novos insumos.

Como implementar a inteligência artificial

Para que o processo de implementação da inteligência artificial em uma empresa seja bem-sucedido, ele precisa ser acompanhado por profissionais capacitados e experientes. Eles devem ter a capacidade de avaliar os problemas da indústria, assim como suas demandas, e indicar as soluções em automação de processos mais indicadas para ela.

Embora a tecnologia seja benéfica, ela precisa ser compreendida pelos colaboradores que vão lidar com ela no dia a dia da indústria. Por esse motivo, é importante que os funcionários sejam devidamente treinados, para fazer uso das novas ferramentas.

O próprio time de gestão precisa aprender sobre o potencial e os benefícios auferidos pela tecnologia, para que de fato sejam capazes de elaborar soluções que utilizem plenamente esse potencial.

Apesar dos benefícios já percebidos, a inteligência artificial ainda está começando a ser aplicada, e sua interação com a engenharia mecânica tende a gerar soluções ainda mais eficazes e eficientes para indústrias. É fácil perceber que, com o passar do tempo, as fábricas se tornarão cada vez mais inteligentes e autônomas.

Agora que você sabe como a inteligência artificial pode beneficiar a engenharia mecânica, que tal se informar mais a respeito da automação industrial? Leia este artigo e tenha acesso a esse conhecimento!

Página LinkedIn Acoplast Brasil

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.