Inversor de frequencia

Inversor de frequência: aprenda o que é e como aplicá-lo na sua indústria

De maneira simplificada, o inversor de frequência é um dispositivo eletrônico capaz de variar a velocidade de giro de um motor de indução trifásico.

O aparelho é usado por indústrias de grande, médio e pequeno porte, e mesmo que seja muito popular, existem diversas dúvidas relacionadas a ele.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para esclarecer suas funcionalidades, vantagens e explicando a importância do inversor de frequência para a indústria. Acompanhe!

Saiba o que é um inversor de frequência

O Inversor de frequência é responsável por controlar a tensão que é fornecida ao motor, variando sua potência e velocidade. Em outras palavras, um Inversor é basicamente um controlador responsável por reduzir ou aumentar a velocidade do motor.

Tanto em grandes empresas quanto as menores, o dispositivo é usado e pode ser facilmente encontrado no mercado, disponível em diferentes modelos.

Conheça a função do inversor de frequência

Na indústria existem diversos aparelhos que necessitam de um trabalho em conjunto. A automação industrial é baseada na utilização de aparelhos e sistemas automatizados que tem como objetivo ajudar as linhas de produção.

Em meio a um conjunto de máquinas, uma depende da outra para um bom trabalho. Uma bomba centrífuga, por exemplo, depende de uma grande fonte geradora de energia que, para ser controlada, tem o inversor de frequência integrado a ele.

Vantagens de utilizar um inversor de frequência

Existem diversos aspectos positivos em utilizar este equipamento. Por meio  dele é possível aumentar o nível de produção e manter o controle da potência das máquinas, reduzindo custos e aumentando a quantidade de produtos.

Dessa forma é estabelecida a redução do pico de corrente na partida do motor. Em geral, uma partida direta exige em torno de seis a sete vezes a corrente elétrica nominal do motor para fazer a partida. Com o inversor é possível limitar a corrente de partida em aproximadamente 1,5 vezes a corrente elétrica nominal.

Os maiores benefícios de utilizar um inversor de frequência

Agora que entendemos o que é o inversor de frequência, podemos falar dos seus maiores benefícios. Separamos uma lista contendo os tópicos mais relevantes que o aparelho traz à indústria. São eles:

– A substituição dos variadores mecânicos e eletromagnéticos;
– A aplicação da automação dos processos industriais;
– A possibilidade de um controle simplificado dos motores elétricos;
– A eliminação de outros sistemas para comportar a partida do motor;
– O inversor possui uma Instalação mais simples;
– O seu uso aumenta a vida útil dos motores elétricos e sistemas mecânicos ligados a ele;
– Também evita partidas extremamente bruscas;
– Reduz o nível de ruído dos sistemas;
– É excelente para regular a pressão e vazão nos casos de bombas ou compressores;
– Por fim, é uma forma de economizar energia elétrica.

O inversor de frequência e sua importância

Enfim, ao longo deste conteúdo falamos sobre o inversor de frequência e suas funcionalidades para a indústria e empresas de menor porte. O que achou?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos!


 

Além de uma forma de economizar com o consumo de energia elétrica, o aparelho é responsável por um controle melhorado do maquinário industrial, produzindo, consequentemente, menos barulhos, falhas e simplificando o trabalho dos motores.

Dessa forma, os processos internos da sua indústria são melhorados e, dependendo da quantidade de energia economizada, os lucros aumentam e podem ser revertidos em novos investimentos.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.