Investimentos na indústria: entenda como aumentar a performance dos seus equipamentos
Os investimentos na indústria voltados para inovações de processos e produtos tiveram um crescimento de 33,4% entre os anos de 2016 e 2019. Como resultado, os valores no mercado passaram de R$ 12,7 bilhões para R$ 16,9 bilhões.
Na prática, isso quer dizer que será necessário conhecer a fundo quais são os problemas do processo de produção em relação aos equipamentos para identificar o que precisa evoluir. O mais importante, em uma situação como essa, é encaixar as tecnologias com os desafios de sua empresa com foco em otimizar o trabalho.
Quer saber mais? Vamos mostrar quais são os investimentos na indústria na hora de aumentar a performance dos equipamentos.
Utilização de manutenção preventiva e preditiva
Trabalhar com foco em manutenção preventiva e preditiva é uma excelente forma de potencializar os resultados das máquinas industriais. Isso porque com esse tipo de procedimento se torna possível prever a performance dos equipamentos, solucionar problemas que causam falhas de maneira antecipada e ainda reduzir o tempo de reparo.
Assim, a manutenção preventiva é a responsável pela checagem das máquinas dentro de um cronograma preestabelecido conforme as necessidades e o desempenho operacional de cada negócio. Já a preditiva é capaz de identificar os parâmetros que mostram quando será preciso fazer ajustes ou troca de componentes.
A grande vantagem, nesse caso, é que, independentemente do programa adotado, o objetivo é sempre fazer com que tudo esteja disponível o máximo de tempo possível. Um bom planejamento, aqui, contribui para reduzir custos, ao mesmo tempo que facilita o trabalho dos gestores, que conseguem controlar a produtividade com mais exatidão.
Aposte em ferramentas de monitoramento
Hoje em dia, com tantas informações disponíveis, as empresas que não sabem usá-las acabam perdendo espaço no mercado. Isso se refere especialmente às ferramentas de monitoramento e à forma como os dados levantados sobre o funcionamento operacional podem ser aproveitados entre os investimentos na indústria.
Quando se trata dos equipamentos, esse monitoramento traz uma série de benefícios. Entre os principais estão o aumento dos níveis de segurança, o conhecimento do estado real dos equipamentos e a chance de planejar as manutenções minuciosamente. Com base nos avanços trazidos pela indústria 4.0, a tecnologia que envolve as ferramentas de monitoramento é extremamente sofisticada e eficiente.
Dessa forma, por meio do uso de maneira personalizada, o gestor consegue fazer o acompanhamento em tempo real de componentes das máquinas. Outro ponto muito interessante é que a adoção de ferramentas eleva o planejamento a outro nível e reduz, até mesmo, as chances de acidentes com equipamentos ou colaboradores que não estão devidamente treinados.
Aumento da vida útil dos equipamentos
Uma dúvida comum na indústria é: como aumentar a vida útil dos equipamentos? Afinal, máquinas que apresentam problemas frequentemente impossibilitam o ritmo da produção e ainda aumentam os custos da empresa. Em função disso, o primeiro passo é monitorar o desgaste dos equipamentos. Não tem jeito!
Toda máquina usada diariamente vai se desgastar em algum momento. O que faz mesmo diferença, nesse caso, é saber como isso acontece. Conhecer a tendência de desgaste e a situação real em que as máquinas se encontram em cada estágio do trabalho permite que a empresa se prepare de maneira adequada para os reparos, substituições e até monte um plano B com foco no tempo em que cada componente vai durar.
Além disso, ao conhecer a máquina e seu funcionamento técnico, é possível adotar medidas que preservam sua vida útil. Sem contar que existem alguns parâmetros que ajudam a identificar o trabalho dos gerentes de manutenção e a montar um acompanhamento detalhado das máquinas. Veja, a seguir, os principais:
- temperatura;
- vibração;
- rotação;
- consumo de eletricidade;
- consumo de óleo lubrificante.
Faça a integração de relatórios
Outra parte dos investimentos na indústria é a integração de relatórios. Afinal de contas, a integração clara das informações tem tudo a ver com o aumento da vida útil das máquinas utilizadas. Em função disso, tudo deve ser apresentado de maneira clara e objetiva para que possa auxiliar nas tomadas de decisões e ainda revelar quando as manutenções devem acontecer com o objetivo de evitar falhas sérias.
Uma boa dica, aqui, é utilizar gráficos que demonstram os níveis de produtividade, os períodos de inatividade, os números de máquinas, as evoluções e tudo que pode ser feito para potencializar o desempenho. Quanto mais detalhado for, melhor será o processo de tomada de decisão de todos os responsáveis. Vale destacar que é necessário ter atenção à capacidade de produção do equipamento e evitar gastos desnecessários.
Trabalhe com a programação de produção correta
Quando a empresa deseja crescer no segmento e se manter cada vez mais competitiva, mostra-se indispensável ter uma programação de produção em sintonia com os outros setores.
Cada detalhe da produção deve ser programado com antecedência para encaminhar ao setor de compras, por exemplo, a quantidade de matéria-prima que será usada na produção do dia com o tempo hábil de 2 ou 3 dias.
Como resultado, acontece o melhor aproveitamento dos equipamentos a partir da noção de quando tudo começa a ser produzido e do material necessário para realizar o trabalho. Na verdade, o que faz mesmo diferença é saber sempre qual é o próximo passo do serviço, com foco em profissionais treinados, manutenção preventiva e qualidade dos equipamentos.
Adote tecnologias adequadas
Ao pensar no desempenho dos equipamentos, automaticamente a tecnologia já entra em cena. Mas de nada adianta contar com a ajuda de um software de última geração se ele não apresentar relação direta com as necessidades de sua empresa.
Dessa forma, procure por sistemas que tragam soluções personalizadas e que estejam diretamente relacionados com as maiores dores do negócio. Outro ponto que é muito importante envolve usar a tecnologia ao seu favor para reduzir ao máximo os custos com o equipamento.
As principais funções, aqui, giram em torno de acompanhamento de dados em tempo real, adaptação de relatórios gerenciais e cálculos feitos com os indicadores de desempenho. Como consequência, é possível ter mais confiança nas máquinas e saber exatamente quando é o momento certo de optar por mudanças.
Tendências tecnológicas na indústria
Durante os desafios enfrentados pelas indústrias ocasionados pela pandemia do Covid-19, as mudanças associadas às inovações tecnológicas se tornaram realidade. Foi preciso antecipar alguns processos e se readaptar para seguir no mercado e encontrar a melhor forma de produzir com segurança e conforme as exigências dos clientes.
O mais importante está em compreender que as evoluções da indústria 4.0 representam crescimento para o negócio. Logo, existe um sistema extremamente minucioso que promete ter cada vez mais tecnologia de acordo com pontos os que representam falta de produtividade e investimentos equivocados no setor.
Vamos falar a seguir sobre as principais tendências tecnológicas na indústria e como serão as mudanças para o futuro!
Automação industrial
Um dos principais objetivos relacionados aos investimentos na indústria estão ligados à automação industrial. A estratégia aqui é identificar em quais setores o trabalho burocrático acontece em excesso, as tarefas são mais demoradas e os dados estão desatualizados.
O foco está em aproveitar a produtividade dos colaboradores, levantar informações valiosas em tempo real e direcionar os recursos em investimentos inteligentes. Esse caminho será praticamente inevitável. Conforme o mercado avança, indústrias de todos os segmentos adotam ferramentas tecnológicas em conjunto com a mão de obra humana para evitar falhas e aumentar o aproveitamento.
Basta pensar por um minuto quantas tarefas atualmente tomam tempo com atividades repetitivas enquanto algo que exige estratégias e supervisão acaba sendo deixado de lado por pura falta de planejamento. Existem diversas opções de sistemas de automação disponíveis para direcionar melhor os objetivos da empresa e potencializar os talentos do time para destacar o serviço da concorrência diante dos clientes.
Internet das Coisas Industriais
A Internet das Coisas (IoT) é responsável por conectar dispositivos para que eles funcionem de maneira on-line e otimizada. Com isso, a produção industrial, por exemplo, pode ter o controle de operações à distância e de maneira ampla com informações atualizadas ao mesmo tempo entre todos os setores interessados.
Se antecipar aos problemas em geral em relação aos equipamentos é o destaque por aqui e é um diferencial na programação de manutenção preventiva. Os principais exemplos estão nos sensores que podem controlar o clima da fábrica, alinhar a cadeia de suprimentos, organizar inventários, gerenciar possíveis acidentes e orientar colaboradores.
Cibersegurança
Diante das mudanças de perspectivas geradas pela indústria 4.0, preocupações com a cibersegurança ganham importância. São mudanças que visam oferecer mais segurança nos dados tecnológicos utilizados e nas ferramentas usadas pelas empresas contra invasões e uso inadequado dos processos internos.
Vale destacar que os riscos envolvidos em uma situação como essa são discutidos no mercado do mundo inteiro e os investimentos na indústria valorizam uma série de soluções voltadas para manter as atividades em sigilo de maneira adequada. A cibersegurança tem como principal objetivo evitar fraudes em senhas, identificação de cadastros e o sequestro de dados.
Dentro deste contexto, a primeira ação relacionada é criar uma política interna de segurança. Com a orientação segmentada para todos os gestores e colaboradores, se torna necessário adotar plataformas específicas focadas no controle de acessibilidade com acesso limitado, código, senha e informações detalhadas.
Pronto! Agora você já sabe quais investimentos na indústria devem ser realizados para se manter atualizado e competitivo. O mais importante em 2022 é encontrar as tecnologias adequadas para potencializar os resultados e fazer com que o processo de produção seja claro e completamente integrado com foco em crescimento.
Gostou das informações do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro dos principais investimentos na indústria!