manutenção na filosofia kaizen

Veja como funciona a filosofia Kaizen e onde aplicar

Um dos grandes objetivos das empresas e indústrias é ter uma produção rápida, de qualidade e que gere muito lucro. Porém, alguns problemas como o desperdício e mau uso de recursos podem ser um empecilho para que isso aconteça.

Portanto, para solucionar esse impasse, existem algumas metodologias e conceitos que buscam a melhoria constante dos processos das organizações, como é o caso da filosofia Kaizen.

O conceito Kaizen pode trazer inúmeros benefícios para as organizações, como:

Quer saber mais sobre essa filosofia e como aplicá-la na sua empresa? Então continue lendo este artigo!

O que é filosofia Kaizen?

O conceito Kaizen é um método desenvolvido no Japão, que significa mudança para melhor. Essa filosofia visa identificar e eliminar falhas e desperdícios existentes nos processos produtivos, na manutenção de equipamentos, em atividades administrativas, entre outras áreas.

O Kaizen define que sempre há algo que pode ser melhorado, e que os processos de mudança devem ser feitos de forma gradual para não desequilibrar a estrutura da organização.

Além disso, são objetivos desse conceito:

  • incentivar a busca de novos recursos;
  • implantar uma cultura de melhoria contínua;
  • atingir metas;
  • transferir conhecimentos;
  • possibilitar a percepção sobre quando eliminar, mudar ou reduzir uma atividade.

Origem do Kaizen

O conceito Kaizen surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial.

Nesta época, o Japão enfrentava uma grande crise, sem muitos recursos à disposição.

Foi então, a partir disso, que surgiu essa filosofia de melhoria contínua, visando produzir mais com menos insumos. A partir daí, as empresas japonesas passaram a atuar com base na qualidade do processo.

Quais são os seus benefícios?

A filosofia Kaizen incentiva a busca constante por melhorias para que, diariamente, a empresa se torne cada vez melhor e mais lucrativa.

Assim, as principais áreas beneficiadas por esse conceito são:

Qualidade

Uma vez que a filosofia busca a melhoria contínua, isso em todas as áreas do negócio, falhas relacionadas à produção, são constantemente identificadas e eliminadas. Uma característica que, obviamente, acaba aumentando os níveis de eficiência das práticas e dos processos produtivos, implementados pela indústria.

Tal aumento de eficiência acaba se refletindo nos serviços e produtos, oferecidos pela indústria, otimizando seus níveis de qualidade.

Além disso, é importante ressaltar que esse processo de melhoria acaba beneficiando o ambiente de trabalho, de modo que os colaboradores passam a desempenhar melhor as suas funções, tornando-se assim mais produtivos.

Custos

A melhoria contínua de processos, exigida pela filosofia Kaizen, também apresenta impactos positivos sobre os custos das empresas que a praticam. Afinal, esse conceito estabelece que os gestores e colaboradores busquem sempre formas mais inteligentes para utilizar e armazenar seus recursos e insumos.

Ao administrar melhor a operação de seus insumos e recursos indústrias, independentemente de seu porte ou área de atuação, tem o potencial de gastar menos em suas atividades produtivas. O que obviamente reduz drasticamente seus custos operacionais.

É interessante ressaltar que não apenas os insumos produtivos são usados com mais eficiência, mas até mesmo outros recursos, como a energia elétrica e a água. De modo que a implementação do Kaizen tende a ajudar a indústria a se tornar amigável para com o meio ambiente. Obviamente, para alcançar esse status, a indústria em questão precisa implementar outras estratégias e atitudes.

Produção e entrega

Assim que erros e falhas são identificados, e eliminados dos processos produtivos, a fabricação de itens tende a se tornar muito mais ágil. O que abre espaço para que o produto final seja entregue ao cliente em períodos mais curtos.

Visto que a filosofia Kaizen também deve ser implementada nas entregas e na logística industrial, gargalos (que anteriormente passavam despercebidos) começam a ser encontrados e eliminados. De modo que os serviços de entrega da indústria também ficam mais rápidos e eficientes.

Tais características beneficiam o cliente final e funcionam como incentivos para que ele continue sua relação com a indústria e para que a recomende a outras pessoas.

Gestão

Não é uma novidade que uma gestão inteligente, capaz de administrar todas as áreas da companhia de um modo que elas apresentem resultados, é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Esse fato é ainda mais verdadeiro na realidade altamente competitiva do mercado que vivemos atualmente.

Nesse cenário, as políticas do Kaizen na gestão exigem que os gestores da companhia implementem práticas para melhorar o próprio desempenho e assim gerir de uma maneira mais eficiente os recursos da companhia.

A verdade é que existem uma série de atitudes que podem ser implementadas nesse momento. Dentre elas, podemos citar as seguintes práticas:

  • organizar e armazenar os arquivos da indústria de um modo que eles fiquem acessíveis, sem que isso comprometa sua segurança;
  • administrar a as atividades produtivas visando o melhor resultado;
  • investir no bem-estar e na capacitação de colaboradores, o que tende a se traduzir em funcionários mais capacitados e engajados.

Segurança

Quando pensamos na operação de uma indústria, podemos dizer que a segurança é um dos fatores mais importantes. Afinal, caso algum acidente ocorra, os colaboradores podem ser gravemente feridos e, em alguns casos, até mesmo perder a vida.

Por essa razão, a implementação do Kaizen nessa área é tão necessária. Por meio da busca constante de melhorias, falhas em processos, que poderiam prejudicar os colaboradores, são encontradas e eliminadas mais rapidamente.

Podemos dizer que, nesse caso, os responsáveis pela implementação da filosofia precisam encontrar situações insalubres, ou perigosas, e elaborar estratégias para que elas se tornem seguras para o colaborador, diminuindo acidentes e garantindo a manutenção de sua saúde.

Neste contexto, a aplicação de rotinas eficientes de manutenção é fundamental. Isso porque esse cuidado faz com que as máquinas e equipamentos da indústria estejam sempre em suas melhores condições, reduzindo as chances de que um funcionamento inadequado cause danos aos colaboradores.

Como aplicar a filosofia Kaizen?

Para aplicar o conceito Kaizen, é importante que todos os trabalhadores se envolvam no desenvolvimento, para que todos os setores sejam beneficiados pelo método.

Como vimos, a filosofia pode ser utilizada em qualquer processo, seja na administração da empresa ou na fabricação de produtos.

Confira agora 7 passos para colocar esse conceito em prática na sua empresa:

Definição do líder do projeto

O líder do projeto será o responsável por atualizar os outros membros da equipe sobre o andamento dos processos. Além, também, de direcionar as ações com base nos resultados.

Definição da equipe

A formação das equipes que vão implantar os processos de melhoria deve ser feita considerando a integração dos setores, para que não seja utilizada apenas uma técnica para a solução dos problemas.

Identificação das oportunidades de melhoria

O conceito Kaizen defende a identificação de falhas e a análise de como mitigá-las, o que deve ser feito pelas equipes formadas.

Estabelecimento de metas e objetivos

Depois de identificadas as oportunidades de melhoria, devem ser estabelecidos objetivos para solucionar as falhas apontadas.

Construção do plano de ação

Só é possível colocar as melhorias em prática por meio de um plano que defina as ações individuais e coletivas de cada setor, estabelecendo o que será feito, quando, por quem, quanto vai custar, entre outras informações.

Execução das atividades

Essa etapa consiste na realização das melhorias, respeitando tudo o que foi definido nos passos anteriores.

Monitoramento e avaliação dos resultados

Por fim, a filosofia Kaizen define que os processos de melhoria devem ser analisados após implementados, para que sejam feitos os ajustes necessários e o acompanhamento dos resultados.

Qual a relação entre Kaizen e a manutenção preditiva?

De um modo simples, podemos descrever a manutenção preditiva como um tipo de manutenção que faz uso de diversas tecnologias, como sensores de temperatura, de vibração e de ruídos, para verificar o estado de uma máquina ou equipamento de industrial.

Esse tipo de monitoramento, que pode até mesmo ser feito em tempo real, abre espaço para que o time de técnicos identifique falhas e divergências de funcionamento antes que eles se tornem mais sérios, danificando a máquina, os itens produzidos, ou até mesmo causando algum acidente.

Uma vez que o método Kaizen visa elevar a eficiência na execução de atividades produtivas, eliminando gargalos e desperdícios, concluímos que a sua implementação se tornará muito mais eficaz se for complementada pelo processo de manutenção preditiva.

Afinal, esse conceito de manutenção oferece aos responsáveis pelo Kaizen na indústria uma visão muito mais ampla a respeito de seu maquinário e de suas reais condições. Ao fazer uso dessas informações, os responsáveis pelo projeto podem elaborar estratégias mais inteligentes, baseadas em dados confiáveis a respeito de sua operação.

O método Kaizen pode acarretar grandes mudança em uma empresa! Mas ela deve ser feita de forma gradual, para garantir a qualidade dos seus processos de produção. Além disso, é necessário engajar toda a equipe nesse projeto, para que as metas e objetivos sejam alcançados.

Ao tomar esses cuidados, e ao fazer uso das soluções e ferramentas tecnológicas adequadas, o time de gestão será capaz de implementar a metodologia em sua indústria!

Agora que você sabe o que é Kaizen, entende seus benefícios, sabe como colocá-lo em prática e entende como ele se relaciona com a manutenção preditiva, o que acha de contar com um serviço de monitoramento de alta qualidade, para implementá-lo em sua indústria? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Acoplast Brasil!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 3

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.