Lições que podemos aprender com o ano de 2023 na indústria

Assim como todo os processos que envolvem ciclos, o ano de 2023 com certeza apresentou novidades e reforçou diversas tendências que, se analisarmos, podemos tirar informações e lições essenciais.

Analisando um pouco mais o a indústria, conseguimos observar transformações e aprimoramentos de vários processos, já que, assim como outros setores, as indústrias estão a todo tempo suscetíveis a mudanças. Além disso, embora toda transição seja desafiadora, seja ela de métodos ou de ações, estar atento é essencialmente valioso.

Sendo assim, neste artigo, vamos fazer uma retrospectiva de modo geral em relação a 2023 e, com isso, pensar sobre algumas lições que podemos levar para 2024!

Então, vem com a gente entender sobre esse assunto e estar por dentro do que aproveitar para o seu novo ano!

 

 

Indústria 4.0

Um dos pontos mais notáveis do ano de 2023 foi a incrível integração de indústria 4.0 com grande parte dos processos. Apesar de não se tratar de uma novidade em si, já que vinha a alguns anos sendo implementada e aproveitada amplamente, houve um avanço considerável da tecnologia industrial.

Levando isso em consideração, desafios como se adaptar a novas implementações surgem constantemente. Exemplificando, integrar-se aos procedimentos tecnológicos adquirindo as habilidades necessárias podem ajudar continuar com espaço no mercado de trabalho.

Tenha em vista que a inserção da Indústria 4.0 é, em um bom sentido, um caminho sem volta, já que, com ela, há maior desempenho e autonomia industrial. Então, nada melhor do que aprender a trabalhar junto com os recursos oferecidos.

 

Inteligência Artificial

Gerando diversas discussões tanto no meio industrial como, principalmente, no meio social, a utilização da inteligência artificial se mostra extremamente relevante por ter esse imenso poder.

Dessa forma, a Inteligência Artificial se tornou algo indispensável na atualidade, visto que, máquinas e sistemas inteiros podem ser automatizados por meio dela, implicando em otimização de produção. Além disso, pode ser usada para auxiliar as empresas com tomadas de decisão e análise de dados.

Com isso, não é necessário reforçar que adaptar-se a isso é mais do que preciso.

 

Realidade aumentada

Nos últimos anos, a Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) ganharam bastante espaço na área do lazer, porém, a indústria também tira proveito dessa tecnologia.

Basicamente, a RA e a RV permitem que projetistas, técnicos e engenheiros tenham acesso e visualizem objetos em 3D, até mesmo interagir dentro dos ambientes digitais. Isso proporciona uma grande imersão para o usuário, que usufrui te todas as ferramentas disponíveis.

Portanto, nada melhor do que imergir nesse assunto para 2024 né?

 

Sustentabilidade

Nos setores comercial e industrial, a pauta da sustentabilidade já é levantada há anos. Com a alta necessidade de implementações de condutas ecologicamente sustentáveis, todo esse meio precisou adaptar-se a essa nova demanda.

Visto isso, essas práticas não só garantem o bom relacionamento da sua empresa e indústria com o meio ambiente, mas também com o público em geral. Além disso, essas práticas sustentáveis implicam, a longo prazo, em economia operacional, como redução de custos de energia e materiais.

Sendo assim, o que acha de comprometer-se com a preservação do nosso planeta e integrar a sustentabilidade como parte fundamental do seu modo de operação?

Parte superior do formulário

 

Bem-estar no trabalho

Após a pandemia, muitas empresas passaram a preocupar-se mais com o bem-estar das equipes, tornando essa uma prioridade empresarial geral da atualidade. Sem contar que, a boa disposição infere diretamente no engajamento e na qualidade da vida profissional.

Exemplificando, práticas como a aplicação de horários flexíveis, benefícios corporativos, oportunidade de crescimento e comunicação assertiva são procedimentos que contribuem para o bem-estar geral e o equilíbrio da vida profissional e pessoal. Além disso, a divulgação de campanhas que envolvam conscientização de saúde e vacinação também podem ser levadas em consideração quando esse é o assunto.

Então, para 2024, nada melhor do que investir em melhorias para o ambiente profissional para fortalecer a produtividade, harmonia e qualidade de vida.

 

 

Conclusão

Em conclusão, neste artigo, vimos e analisamos o que 2023 ensinou para nós com algumas tendências. Assim sendo, o futuro da indústria em 2024 promete diversas inovações e desafios. Portanto, entender o assunto e saber como aplicar essas tendências da melhor forma no seu negócio é a melhor decisão a se tomar.

Agora, para ficar por dentro desse e de outros assuntos industriais, você está mais do que convidado para visitar nosso site e explorar mais conteúdos em nosso blog.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.