5 livros sobre gestão de projetos industriais

5 livros sobre gestão de projetos industriais para impulsionar sua carreira! 🤓

Elaboramos neste post uma lista com cinco notáveis livros sobre gestão de projetos industriais para você se destacar no mercado!

A essência da indústria está no desenvolvimento de processos, produtos e serviços mais autônomos, que se dão a partir dos projetos de melhorias da linha de produção e implementação de novas tecnologias.

gestão de projetos industriais

Esses projetos industriais requerem uma gestão sólida e eficiente das ações executadas, devido à alta competitividade e expansão do mercado.

Neste contexto, o gerente de projetos deve analisar continuamente a performance das equipes, avaliar o perfil do projeto, bem como sua viabilidade e métricas, planejar as etapas operacionais, reformular a cultura organizacional e, o mais importante, transformar as estratégias empresariais em resultados.

Cabe ressaltar ainda que a entrega de projetos industriais de alto nível de confiabilidade evita a falha de equipamentos, acidentes, inspeções desnecessárias e custos de retrabalho.

5 livros sobre gestão de projetos industriais

É imprescindível que todos os profissionais envolvidos na implantação e obtenção de sucesso dos projetos que abrangem os mais diversos segmentos industriais busquem conhecimentos em múltiplos setores corporativos.

Em vista disso, elaboramos neste post uma lista com cinco notáveis livros sobre o tema em questão, dos quais você confere agora!

1. Empresas Feitas para Vencer – Jim Collins

O líder exerce um papel de suma importância para a gestão de projetos, pois capacita e acompanha o time na organização das entregas dentro do prazo, delega responsabilidades e maximiza a produtividade e os acertos, garantindo que os objetivos sejam alcançados de maneira satisfatória.

Empresas feitas para vencer - livros sobre gestão de projetos industriais

No livro “Empresas Feitas para Vencer”, Jim Collins, renomado consultor de negócios norte-americano, detalha o passo a passo do projeto para implantar um processo de excelência em gestão baseado na liderança nível 5, que combina humildade com uma enorme determinação.

Além disso, o autor apresenta inúmeros cases de sucesso de empresas que evoluíram de boas para excelentes, traçando não só seus perfis, mas também dos profissionais que concretizaram essa trajetória, destacando a disciplina como peça-chave para que o líder transforme a organização.

Sem dúvidas, esta é uma obra indispensável para quem pretende vencer o conformismo e conduzir projetos com qualidade!

2. A Meta – Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox

A Meta – Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox- livros sobre gestão de projetos industriais

Se você atua na indústria e almeja cumprir o aperfeiçoamento dos projetos e processos das linhas de produção, deve conhecer e estudar mais a fundo o best-sellerA Meta”, escrito por Eliyahu Goldratt, físico e consultor de administração israelita, em coautoria com Jeff Cox.

Através de uma narrativa didática na forma de romance, os autores contam a história de um gerente de uma fábrica que está prestes a falir, e introduzem os conceitos da Teoria das Restrições e dos Sistemas de Produção.

Paralelo a isso, o livro oferece ensinamentos enriquecedores sobre como resolver velhos problemas através de novos paradigmas e aumentar a lucratividade de fábricas e indústrias em geral.

Por isso, o livro é uma leitura fundamental para todos os envolvidos em gestão de projetos industriais e programas de melhoria contínua!

3. O Modelo Toyota de Excelência em Serviços – Jeffrey Liker e Karyn Ross

O Modelo Toyota de Excelência em Serviços – Jeffrey Liker e Karyn Ross - livros sobre gestão de projetos industriais

As técnicas do sistema Toyota de Produção, quando empregadas em gestão de projetos industriais, atendem processos rápidos e flexíveis, promovem a integração entre os envolvidos e entregam aos clientes o produto com máxima qualidade e custo justo.

E para tratar deste assunto, escolhemos o premiado livro “O Modelo Toyota de Excelência em Serviços”, de autoria de Jeffrey Liker, sócio da Toyota Way Academy, e Karyn Ross, consultora e praticante do Lean.

A obra explica como aplicar diretamente na indústria os 17 princípios comprovados do Lean, utilizando o famoso modelo 4P de excelência em serviço (philosophy, process, people e problem solving).

Por meio desta leitura rica em lições práticas da metodologia Toyota Way, você estará apto a alinhar os objetivos e estratégias da organização com a inovação contínua e desenvolverá projetos focados na realização dos clientes.

4. SCRUM – Jeff Sutherland

A metodologia Scrum consiste em dividir um grande projeto em ciclos de entregas, chamados de Sprints, e garante uma gestão mais ágil e dinâmica do planejamento do projeto e aprimoramento de produtos integrados ao cliente.

SCRUM – Jeff Sutherland

Este modelo inovador e eficiente de acompanhamento da produtividade e correção de erros é amplamente abordado no livro “SCRUM” por seu criador Jeff Sutherland, co-autor do manifesto ágil.

Nesta obra, o autor introduz os conceitos Scrum desde o seu surgimento até suas aplicações, e disponibiliza diversos insights sobre o ciclo PDCA, o princípio de Pareto, o produto mínimo viável (MVP), e também ensina como minimizar riscos associados à inadequação do produto.

Vale frisar que este framework de gerenciamento de projetos é adaptável tanto para a indústria, quanto para outros tipos de processos, e auxilia na otimização do tempo, disciplina na execução de tarefas e liderança de equipes.

5. High Output Management – Andrew S. Grove

High Output Management – Andrew S. Grove

Andrew Grove, ex-presidente e CEO da Intel, traz em seu best-seller High Output Managementum conteúdo repleto de técnicas direcionadas para gerentes de projetos que desejam obter um alto rendimento e melhorar o resultado da organização como um todo.

Este lendário livro, que foi inspirado nos anos de experiência profissional do autor, revela os elementos de um processo de produção, com o intuito de viabilizar as entregas em menos tempo e com menos desperdício.

Grove também cita os indicadores vitais e mensuráveis ​​de uma boa operação, discorre sobre os impactos positivos do gerenciamento eficaz para a produtividade e motivação da equipe e explica o método de tomadas de decisões que influenciam nas orientações das prioridades de trabalho.

Por fim, concluímos que a leitura da obra torna-se obrigatória para todos que pretendem evoluir o mindset gerencial e transformar projetos em sucessos corporativos.

A gestão de projetos na indústria 4.0!

O conceito de indústria 4.0 surgiu com a finalidade de caracterizar a utilização das mais avançadas inovações tecnológicas para produzir bens de consumo e tornar o processo interligado.

Indústria 4.0 - Acoplast Brasil

Assim, cumpre salientar que o gerente de projetos desempenha funções altamente importantes dentro de uma indústria, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Isso porque este profissional conhece as melhores formas de aplicação do Big Data, iOT (Internet das Coisas) e automações, otimizando a produção em massa e minimizando custos de investimento.

Dessa forma, para conquistar o patamar do desenvolvimento ágil, saudável e sustentável de um projeto, é crucial buscar sempre o conhecimento.

Esperamos que cada aprendizado extraído dos livros sobre gestão de projetos industriais sugeridos aqui favoreçam e impulsionem a sua carreira, e despertem em você a vontade de se destacar cada dia mais no mercado de trabalho!

Este post foi produzido em parceria com a equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 4

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.