Mancal para rolamento: saiba como escolher
Mancal é um tipo de peça mecânica que muitas pessoas desconhecem ou não sabem para que realmente serve. Entretanto, esses componentes são fundamentais para as indústrias que utilizam máquinas em sua linha de produção. Eles são usados em praticamente todos os tipos de maquinários, mas como fazem seu trabalho silenciosamente, podem passar despercebidos.
Talvez você também tenha dúvidas e esteja se perguntando que tipo de peça é essa tão importante para organizações industriais. Afinal, quais são os papéis desempenhados pelos mancais? Neste conteúdo, vamos revelar o que é e para que serve um mancal para rolamento, além de falar sobre a importância de escolher um adequado para as suas máquinas.
Gostaria de obter dicas de como escolher o mancal para rolamento? Prossiga com esta leitura e descubra tudo o que precisa sobre o assunto!
Saiba o que é e para que serve o mancal para rolamento
O mancal é um componente que auxilia na rotação de outros mecanismos, os quais suportam o eixo que gira dentro das máquinas como geradores elétricos, aparelhos de ar condicionado, automóveis etc. Essa peça especial permite que os eixos rotativos das engrenagens, rodas, rotores ou turbinas girem suavemente. Portanto, podem ser elementos simples encontrados em diversos maquinários.
O papel dos mancais é fazer com que os rolamentos funcionem sem causar problemas aos equipamentos industriais. Uma de suas funções é tornar a rotação mais suave, diminuir o consumo de energia e reduzir o atrito que ocorre entre a peça que suporta a rotação e o eixo rotativo. O mancal protege outras peças e as mantém na posição certa.
Confira as dicas de como escolher o mancal
Escolher o mancal correto fará a diferença nas máquinas ou nos projetos de equipamentos em andamento. É necessário optar por um dispositivo que suporte um eixo em movimento, tenha as características dimensionais adequadas e facilite a montagem dos maquinários. Veja a seguir algumas sugestões para acertar na hora de fazer a sua compra!
Avalie o desenho
Tenha em mente a finalidade da máquina na qual será colocado o mancal e reflita a respeito das características operacionais desejadas. Observe sem pressa o desenho do projeto e todos os seus detalhes, por exemplo, a força da rotação, as cargas aplicadas, o tamanho do arranjo, o ambiente onde o maquinário ficará, o espaço disponível para as manutenções, entre outros.
Veja o dimensional
Lembre-se de verificar o dimensional de caixa, se corresponde às normas vigentes, se pode receber ajustes e se oferece tolerâncias de ovalização. É indispensável seguir o padrão internacional exigido durante a fabricação, assim como a sua possibilidade de dissipação do calor. Os maquinários podem trabalhar em temperaturas mais baixas e ter uma vida útil prolongada.
Analise os pontos para lubrificação
Antes de escolher o mancal, veja quais são os pontos que exigem lubrificação, pois os rolamentos precisam ser lubrificados. Além disso, será preciso escolher um alojamento para realizar a lubrificação nas laterais e na região central, dependendo do tipo de rolamento. Há lubrificadores automáticos e outros que precisam ser aplicados manualmente para evitar falhas.
Observe as características
As características do mancal devem ser observadas e consideradas para possibilitar o uso adequado dos dispositivos de desmontagem ou montagem. Escolha o componente certo para os rolamentos, confira os benefícios da sua utilização e as facilidades de instalação. Alguns oferecem ajustes precisos, menos tempo para montar, condições apropriadas de vedação e excelente qualidade.
Entende como escolher o mancal para rolamento perfeito para os seus maquinários? Saiba que essas peças devem passar por manutenção preventiva para evitar a quebra de outros componentes e paradas repentinas nas linhas de produção. A Acoplast Brasil fornece os melhores mancais e outros elementos essenciais ao segmento industrial.
Deseja saber mais sobre os produtos fornecidos pela Acoplast Brasil? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!