Manutenção 4.0: veja quais tecnologias fazem parte dela
Você conhece a manutenção 4.0? O avanço da tecnologia e a transformação digital trouxeram recursos inovadores e que revolucionaram as atividades profissionais. Trata-se de uma nova realidade e que tem proporcionado benefícios essenciais para empresas e profissionais.
Nesse sentido, a manutenção 4.0 é um dos conceitos que se destacam no meio empresarial e industrial. Um conjunto de tecnologias específicas, capazes de contribuir para elevar o desempenho, a produtividade e a eficiência das atividades na manutenção.
Neste post, você vai entender o que é a manutenção 4.0 e quais são as tecnologias que fazem parte desse importante conceito. Continue lendo e veja também qual a relação dela com a automação de processos e os benefícios que proporciona às indústrias!
O que é a manutenção 4.0 e quais as características?
A manutenção industrial evoluiu muito ao longo dos anos, impulsionada pelo desenvolvimento de ferramentas e sistemas modernos. Influenciada pelo avanço tecnológico, tornou-se inovadora e com atividades mais intuitivas, automatizadas e eficazes.
Sendo assim, a manutenção 4.0 é um conceito que utiliza tecnologias e dados enviados por máquinas para otimizar os serviços. Trata-se de uma nova forma de trabalho que tem o foco na manutenção preditiva, identificando possíveis fontes de falhas para evitar que aconteçam.
Diante disso, o termo segue os princípios da indústria 4.0, que utiliza a integração, a conectividade e a digitalização para melhorar a eficiência e a produtividade. Com as tecnologias, a manutenção 4.0 facilita a percepção de potenciais falhas e o ato de resolvê-las antes que provoquem danos.
De uma forma geral, a evolução da indústria 4.0 — e, consequentemente, a manutenção 4.0 —aconteceu da seguinte forma:
- Indústria 1.0: introdução das máquinas movidas a vapor;
- Indústria 2.0: utilização de novas fontes de energia para aperfeiçoar máquinas;
- Indústria 3.0: introdução da eletrônica e TI;
- Indústria 4.0:: automação, Inteligência Artificial, Internet das Coisas etc.;
Nesse contexto, a manutenção 4.0 é o resultado de uma evolução e da implementação de novas tecnologias ao longo dos anos. Por isso, o uso de recursos como sensores, Inteligência Artificial e Internet das Coisas é uma característica clara dessa quarta evolução.
Qual a relação da manutenção 4.0 com a automação?
A manutenção 4.0 é executada por meio de tecnologias, como sensores, que antecipam as falhas e otimizam os serviços antes que causem prejuízos. Para isso, muitas das atividades não exigem a atuação humana para alcançar os objetivos.
Desse modo, a quarta evolução da manutenção utiliza diretamente as tendências de integração de dados e a automação de processos. Afinal, ter dados integrados e automatizar tarefas são os principais objetivos da manutenção 4.0 e contribuem para otimizar os serviços.
Quais as tecnologias envolvidas na manutenção 4.0?
A manutenção 4.0 funciona com o uso de recursos tecnológicos implementados em máquinas, equipamentos e processos industriais. Sendo assim, permite aprimorar e automatizar processos, reduzindo a margem de erros e elevando a eficiência.
Em outras palavras, a manutenção 4.0 aplica tecnologias avançadas e muito comuns em diversos outros segmentos. Com base nesses recursos, as atividades acontecem de forma moderna e influenciam todos os processos e resultados da empresa.
Veja, a seguir, quais as tecnologias envolvidas na manutenção 4.0!
IoT
IoT é a sigla para Internet of Things, que em tradução direta significa Internet das Coisas. Consiste em um avanço tecnológico que permite a conexão entre equipamentos e máquinas com o meio virtual — profissionais podem controlar e monitorar dados em tempo real, além de contar com diversas outras possibilidades.
Sensores sem fios
Os sensores são recursos essenciais para a manutenção 4.0 e podem ser instalados em máquinas e equipamentos para transmitir dados relevantes. Por meio deles, é possível medir parâmetros em tempo real e controlar processos com precisão.
IA
A Inteligência Artificial (IA) é outro recurso indispensável para a manutenção 4.0. Essa tecnologia tem o potencial de automatizar e otimizar tarefas, sobretudo, com a possibilidade de programar máquinas e equipamentos para trabalhar de forma independente e precisa.
Big Data
Considerado uma das principais inovações para a indústria, o Big Data é um sistema para analisar e tratar grande quantidade de dados simultaneamente. Sendo assim, é formado por ferramentas que processam informações em alta velocidade e oferecem possibilidades para otimizar análises e tomar decisões.
Computação em nuvem
A computação em nuvem é um recurso importante para as atividades gerenciais da manutenção 4.0, pois permite compartilhar dados com segurança e eficiência. Diante disso, otimiza o controle de arquivos e dados, permitindo respostas mais rápidas e um compartilhamento totalmente protegido, além de evitar arquivos físicos.
Softwares
Os softwares existem em diversos tipos específicos para a manutenção e atuam para integrar processos e facilitar o controle dos dados. Dessa forma, permitem lidar com a manutenção de forma programada e eficaz, de acordo com os objetivos e as características de cada equipamento.
Quais são os benefícios da manutenção 4.0 para a indústria?
A tecnologia é uma grande aliada da indústria e proporciona benefícios essenciais para o crescimento dos resultados e para a competitividade. A manutenção também é beneficiada, já que pode contar com recursos inovadores e que contribuem para a evolução de todos os processos.
Sendo assim, quando uma empresa analisa os processos e busca tecnologias compatíveis com a indústria 4.0, conta com benefícios exclusivos, por exemplo:
- redução de custos;
- melhoria da qualidade dos produtos;
- melhora da capacidade produtiva;
- melhora da gestão do tempo;
- aumento da produtividade do setor;
- facilidade na execução dos planos de trabalho;
- otimização da durabilidade dos equipamentos, ferramentas e máquinas;
- redução das manutenções corretivas;
- menos gastos com compras de peças;
- diminuição do retrabalho e das perdas.
Portanto, a manutenção 4.0 se tornou uma necessidade para indústrias que desejam evoluir, otimizar operações e se destacar no mercado. Assim sendo, preparar-se para essa nova realidade é fundamental para garantir a excelência dos processos internos e gerar resultados satisfatórios.
Como você pode notar, a manutenção 4.0 é um conceito importante e que trouxe recursos essenciais para potencializar os resultados e o desempenho das empresas. Por isso, é essencial ter atenção para acompanhar as novidades e usufruir de todos os benefícios que ela proporciona.
Gostou do post? Agora que você entendeu o que é e como funciona a manutenção 4.0, o que achou do assunto? Deixe aqui o seu comentário e compartilhe sua opinião ou experiência com o tema!