A era da manutenção a distância na indústria

Manutenção a distância: entenda como ela funciona na indústria

A inovação faz parte da nossa realidade e é um caminho sem volta. Um claro exemplo disso é o conceito de Indústria 4.0. Considerando o período atual de pandemia, a manutenção a distância faz parte da nova era de modernidades que encontramos nos ambientes industriais.

Apesar de ser uma excelente alternativa, ainda é uma novidade e se torna também um grande ponto de interrogação para os gestores industriais. Afinal de contas, como realizar uma manutenção em equipamentos sem estar presencialmente no local?

Se essa for a sua dúvida, fique tranquilo. No conteúdo de hoje, vamos vai explicar como funciona, quais são os benefícios e o que você pode esperar dessa tecnologia. Vamos lá?

Como surgiu a manutenção a distância?

Muitas pessoas sentem um grande espanto quando escutam pela primeira vez sobre manutenção de máquinas e equipamentos a distância. O primeiro passo para entender como funciona essa modalidade é saber que se trata de uma manutenção preventiva.

Em outras palavras, a ideia é prever possíveis problemas que venham surgir ao longo do tempo e evitar que de fato eles surjam. Nesse segundo caso, é necessário que a equipe de manutenção esteja no local, o que foge da proposta.

Além disso, a manutenção não programada pode afetar o funcionamento das linhas de produção.

Apesar da popularidade gerada em 2020, isso já era uma tendência em termos de evolução da manutenção. Sabendo da importância em manter máquinas funcionando corretamente, sem gerar altos custos, a estratégia ganhou maior força nas indústrias, sendo uma alternativa para a manutenção preventiva.

Como funciona a manutenção a distância?

Para conseguir realizar uma manutenção sem precisar parar máquinas, a manutenção a distância é feita com suporte de telediagnóstico, em que sensores conectados às máquinas captam dados do equipamento.

Com essas informações em mãos, é possível analisar o desempenho da máquina, verificando disfuncionalidades e levantando as medidas necessárias. Caso exista demanda de executar ajustes, um operador vai até o local realizá-los.

Dessa forma, o processo ficou muito mais prático e rápido de ser executado, o que demonstra, mesmo com fim da pandemia, ser uma tendência que veio para ficar. Afinal, com ela é possível analisar o desempenho em tempo real e realizar diagnósticos precisos e ágeis com planos de manutenção eficientes.

Entretanto, para que exista sucesso nesse tipo de manutenção, é preciso ir além das ferramentas necessárias. A chave do sucesso da manutenção preventiva é a análise de dados. Entender corretamente a performance dos equipamentos é fundamental para avaliar quando existe resultado negativo.

Além disso, a reposição de peças deve ser feita corretamente, com qualidade e no momento certo. Do contrário, de nada adianta uma manutenção preventiva, ainda mais a distância.

Quais são os benefícios da manutenção a distância?

Podemos identificar uma série de benefícios ligados à manutenção a distância. Mesmo que seja algo ainda novo, essa modalidade pode proporcionar às manutenções preventivas facilidades já identificadas, porém ainda mais efetivas para os processos industriais.

Confira alguma das vantagens que você encontrará ao investir nesse tipo de atividade.

Maior análise dos resultados

Sem sombra de dúvidas, a principal benfeitoria com esse tipo de investimento é saber que você terá melhor acompanhamento de indicadores de performance dos equipamentos. Sabendo da importância de dados para tomadas de decisão, a manutenção a distância pode ser uma grande vantagem.

Como ela ocorre com a ajuda de sensores que conseguem acompanhar o desempenho do equipamento, avalia-se se ele está operando conforme esperado. Esse tipo de visualização gera dados sobre entregas e gargalos que afetam diretamente a qualidade do produto final.

Otimização do tempo de serviço

Quando acompanhamos antecipadamente o trabalho de um equipamento, eliminamos as chances de trabalhos desnecessários. E melhor ainda, com uma falha, produções são pausadas, o que além de gerar atrasos desnecessários também gera custos que poderiam ser evitados.

Redução na falha das máquinas

O conceito da manutenção preventiva é eliminar ao máximo as falhas. Quando temos o acompanhamento em tempo real, conseguimos avaliar antecipadamente quais são as possíveis falhas existentes.

Muitas vezes, defeitos podem ser descobertos com antecedência suficiente para programar a paralisação do equipamento e efetuar a correção, sem que isso afete significativamente a produção.

Redução nos custos de manutenção

Basicamente, até aqui, todos os benefícios gerados com a manutenção a distância são focados em reduzir os custos de manutenção. A manutenção está diretamente ligada com despesas que não são planejadas, o que dependendo do equipamento pode prejudicar a saúde do seu negócio.

Aumento da vida útil das peças

Outro importante resultado gerado é a melhoria da vida útil das peças. Os sensores ligados aos equipamentos as nos traz melhores interpretações sobre a vida útil das peças e dos próprios equipamentos.

Além disso, peças que não estão tendo uma boa performance podem impactar diretamente na qualidade do seu produto. Sendo assim, quanto antes identificar as falhas, mais rapidamente a substituição será feita.

Qual a importância de investir na Indústria 4.0?

Sabemos que o mercado mundial foi fortemente impactado pela pandemia. Com isso, demandou-se uma grande necessidade de tornar empresas mais estratégicas e com bom desempenho.

A manutenção de equipamentos a distância é um claro exemplo do que estamos falando. Além de avaliar falhas que podem tornar o negócio ineficiente, também gera dados sobre máquinas que serão importantes para tomadas de decisão.

Mesmo com o fim da pandemia, essa é uma tendência que não deve ir embora tão cedo. Afinal de contas, a melhoria contínua é uma palavra de lei dentro do segmento industrial.

A manutenção a distância permite que empresas avaliem suas máquinas e antecipem falhas. Entretanto, não basta incluir qualquer tipo de solução. É preciso ter uma empresa parceira no desenvolvimento dessa solução e que ajude a acompanhar em tempo real os dados e relatórios de manutenção gerados.

Você sabia que a Acoplast é uma empresa referência quando o assunto é manutenção e tendências para o segmento industrial? Aproveite e entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos te ajudar!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 0 / 5. Nº de avaliações: 0

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.