A manutenção em tempos de crise

Manutenção em tempos de crise: por que ela é sua aliada?

O mundo enfrenta um momento de incertezas quando se trata da economia e isso impacta diretamente a indústria. Por este motivo, a manutenção em tempos de crise pode ser deixada de lado como uma medida de corte de gastos. Saiba que a decisão de negligenciar a manutenção é um erro que compromete toda a operação.

Bom, antes de iniciarmos, é necessário lembrar que há três coisas muito importantes sobre períodos de crise que um gestor industrial deve ter conhecimento:

  1. Sempre haverá outra crise
  2. A melhor hora para se preparar para próxima crise é agora
  3. Investir em uma melhor forma de produção e manutenção é uma das melhores maneiras de sua indústria proteger seus resultados financeiros

Como a indústria pode utilizar a manutenção como aliada em períodos de crise

Este terceiro ponto é especialmente importante para as indústrias que buscam impulsionar seus negócios em períodos de crise e não apenas sobreviver a ele.

Nesse caso, a manutenção pode ser uma espécie de arma secreta para empresas que buscam se preparar, sobreviver e acelerar para se afastar o mais rápido possível da instabilidade.

Manter os ativos operando e em boas condições  é sempre importante e concordamos que é um desafio e tanto! Em períodos de recessão, essa tarefa se torna ainda mais difícil, quando os orçamentos são cortados como uma medida de gestão de crise.

Consequências de falhas na manutenção em tempos de crise

Impacto na saúde e segurança

Cortar os custos de manutenção de forma inconsequente pode ameaçar a segurança de colaboradores e clientes.

Em uma rápida pesquisa por portais de notícias e possível localizar histórias de verdadeiras tragédias como desabamento de construções e até acidentes aéreos que foram motivados por restrições no orçamento de manutenção.

Impacto na qualidade do produto

A qualidade do produto geralmente é impactada quando o orçamento de manutenção é reduzido.

Com a queda na qualidade do produto, os lucros diminuem e os custos podem ser enxugados ainda mais, levando a uma espiral decrescente cujos os resultados não são muito inspiradores.

Manter o nível de qualidade da manutenção vai ajudar na prevenção de quebras, estender a vida útil dos ativos e melhora na produtividade.

Investindo em manutenção e produção

Obviamente, períodos de recessão causam incertezas nos gestores. Ajustar a estratégia e fazer investimentos estratégicos em manutenção e produção pode reduzir a exposição da sua indústria aos riscos e ajudá-la a se recuperar quando a economia voltar à normalidade.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), indústrias que adotaram tecnologias da Indústria 4.0 tem enfrentado melhor a pandemia. Leia aqui a pesquisa na íntegra.

Pesquisa indústria 4.0 e pandemia no Brasil

Finalizando com os principais consequências de negligenciar a manutenção em tempos de incertezas, vamos falar sobre a importância de cuidar da manutenção na indústria em tempos de crise. Nos acompanhe!

Ajuda a identificar problemas

Na prática, a manutenção na indústria representa um conjunto de ações que são essenciais para manter a produção sempre ativa. Em tempos de crise, quando reduzir custos e evitar prejuízos é prioridade para qualquer empresa, a manutenção preventiva deve receber atenção especial.

Isso porque envolve uma série de medidas eficientes para evitar possíveis falhas e identificar problemas que possam fazer com que o trabalho seja interrompido. Vale destacar que sai muito mais em conta solucionar os desgastes com antecedência do que precisar atuar com manutenção corretiva ou fazer a substituição completa de um equipamento.

Dessa forma, assim que os responsáveis pelo monitoramento encontrarem uma peça que não está com o máximo de sua qualidade, já é possível fazer os reparos necessários e impedir que a máquina inteira fique comprometida.

Mesmo que inicialmente esse processo represente mais gastos quando a medida é pisar no freio, ao colocar na ponta do lápis é possível notar que se trata de um investimento na eficiência da produção.

Estabelece rotinas e processos

Quando todo o cenário econômico é instável, a empresa deve fazer o máximo para estabelecer rotinas e processos. A manutenção, em uma situação como essa, faz muita diferença porque garante o cumprimento de prazos e, acima de tudo, evita acidentes de trabalho.

Tudo isso com base em ações estratégias que englobam a necessidade de implementar processos que sejam capazes de medir a eficiência da atuação. A dúvida, no entanto, é como colocar isso em prática, não é mesmo? Pois bem, o primeiro passo está em definir procedimentos específicos de inspeção.

Afinal de contas, não ajuda em nada fazer a manutenção em períodos de tempo muito espaçados. Vai ser um verdadeiro tiro no escuro que compromete a operação como se não fosse feito nada. Por conta disso, criar rotinas que assegurem a manutenção periódica na empresa se torna o mais indicado. Lembre-se de que depois do processo, o histórico de manutenção passa a ser indispensável na gestão industrial.

Otimiza o tempo de serviço

Otimizar o tempo de produção é um fator que contribui bastante para a imagem positiva da empresa e o interesse dos clientes. O motivo é que a manutenção permite aperfeiçoar o funcionamento dos equipamentos em várias perspectivas com foco em monitorar possíveis problemas técnicos, mecânicos e eletrônicos.

Como resultado, os gestores conseguem avaliar todo o processo operacional, identificar pontos que precisam ser melhorados e aprimorar cada etapa. Sem contar que com essas informações em mãos, também é possível avaliar cuidadosamente o consumo de energia causado pelas máquinas e criar ações de economia que são essenciais em tempos difíceis.

Permite pensar a longo prazo

Diante dos problemas que uma crise pode trazer é muito complicado prever como serão os próximos meses. Com a manutenção, a empresa consegue ter organização suficiente para planejar o processo de produção a longo prazo, já que todas as otimizações envolvidas permitem firmar contratos e compromissos de maneira confiante nos equipamentos.

Sem contar que caso seja necessário corrigir alguma falha que não foi exatamente calculada previamente, o tempo de reparo será muito menor por conta do cuidado minucioso na rotina de manutenção.

Para que isso funcione, você precisa fazer um diagnóstico da empresa, do mercado e de quais são os principais desafios e gargalos enfrentados. O que muda com esse processo que envolve o autoconhecimento do trabalho é que os gestores conseguem criar ações eficientes que permitam reduzir custos sem perder a qualidade e oferecer uma série de diferenciais por confiar nos processos internos.

Manutenção como aliada

Quando a empresa se conscientiza sobre a importância da manutenção é possível lidar com a crise ao desenvolver soluções criativas para os problemas e manter a funcionalidade nas operações. Um ponto importante para isso está na capacitação da equipe.

Qualquer intervenção realizada em máquinas ou qualquer outro tipo de dispositivo deve ser feito somente por profissionais devidamente treinados. Aposte em treinamentos constantes para que a equipe apta passe por reciclagens e acompanhe, por exemplo, mudanças nos dispositivos ou substituições.

Contar com bons fornecedores também é um diferencial e tanto. Isso influencia diretamente na produtividade dos colaboradores por ter equipamentos e peças bem preparadas à disposição.

Pronto! Agora você já sabe como funciona e a importância da manutenção em tempos de crise. Um dos principais diferenciais está em identificar a melhor maneira de planejar todo o processo para que os gastos com correções e trocas de peças também sejam incluídos com previsões a longo prazo. Dessa forma, se torna mais simples selecionar os investimentos e manter a qualidade da operação.

Gostou das informações do artigo? Então, leia também sobre como reduzir os custos com manutenção e alcançar bons resultados.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.