manutenção em motoredutores - Acoplast

Como é realizada a manutenção em motoredutores? Entenda aqui!

A operação de uma indústria é feita com base em um conjunto de máquinas e de equipamentos, cada um deles, desenvolvido com a finalidade de viabilizar uma etapa produtiva. Os motorredutores industriais, por exemplo, são fundamentais no controle da velocidade de rotação de um acionador, os que os torna indispensáveis.

Considerando a importância do dispositivo, ele precisa receber os devidos cuidados. Afinal, sem essa atenção especial, falhas e defeitos podem reduzir sua precisão ou até mesmo impedi-lo de funcionar.

A grande questão é, quais são estes cuidados e como executá-los? Para ajudar você nessa tarefa, decidimos elaborar este conteúdo! Leia o artigo e entenda como funciona a manutenção de motoredutores!

Conceito de motoredutores industriais

Modelos Motoredutores

Durante a operação de uma máquina, é natural que seu motor, e o seu sistema de acionamento, precisem sofrer certas variações de torque e de velocidade, para ajustar o funcionamento da máquina em relação a tarefa que ela deve executar.

Se esse controle não for realizado de uma maneira eficiente, uma série de problemas podem ocorrer. É possível, por exemplo, que os itens produzidos pela máquina tenham a sua qualidade afetada. Em alguns casos, um controle de potência e velocidade ineficiente pode até mesmo danificar o equipamento, causando assim prejuízos com a paralisação da produção.

O motoredutor (ou motorredutor), por sua vez, atua adequando a velocidade e o torque do motor e de seu sistema de acionamento, permitindo assim que a rotação seja ajustada em um nível ideal para o funcionamento da máquina, ou do equipamento industrial, que está sendo utilizado.

Os motoredutores  são compostos pelas seguintes peças e componentes:

A importância da manutenção em motoredutores

O esforço feito por máquinas e equipamentos industriais tende a desgastar seus componentes, acarretando problemas como folgas e rachaduras.

Os motoredutores não estão isentos desse efeito. Por essa razão, é importante que eles recebam o devido acompanhamento na forma de serviços de manutenção, sejam elas corretivas, preventivas ou preditivas.

Manutenção corretiva em motoredutores

Por mais eficientes que sejam os técnicos que cuidam dos serviços de manutenção, um ambiente industrial está sujeito a uma série de fatores.

Em um cenário de emergência, é fundamental que os reparos sejam realizados o mais rápido possível para garantir que a produção da indústria volte a seu status de normalidade. Esse tipo de reparo, executado com a finalidade direta de fazer com que a máquina volte a operar normalmente, é conhecido como manutenção corretiva.

Embora a manutenção corretiva seja necessária em alguns momentos, o ideal é que ela seja evitada o máximo possível. Isso porque, quando ela se faz necessária, o equipamento que demanda reparos pode ficar inoperante por um período indeterminado. Afinal, o técnico precisa identificar a causa do problema e verificar se tem as ferramentas e peças necessárias, antes de efetuar o conserto.

Em um motoredutor, as principais causas de defeito tendem a estar relacionadas a durabilidade de seus componentes, ao seu alinhamento, e ao óleo usado em sua lubrificação. Por essa razão, é muito importante que os responsáveis por operá-los se mantenham atentos aos seguintes fatores:

  • aumentos incomuns de temperatura;
  • incidência de sons e de ruídos demasiadamente elevados;
  • vazamentos de óleos ou de fluidos.

Manutenção preventiva em motoredutores

A manutenção preventiva pode ser descrita como um conjunto de reparos e de verificações, realizados seguindo um cronograma elaborado com base nas características de cada máquina industrial, isso com a finalidade de evitar defeitos mais graves e de aumentar sua vida útil.

Podemos dizer que a ideia por trás dessa manutenção é identificar falhas ainda em seu ponto inicial, quando o problema pode ser resolvido de um modo mais rápido e menos custoso.

Em um motoredutor, os serviços de manutenção preventiva estão focados em tarefas como:

  • verificar as folgas entre os componentes;
  • avaliar a durabilidade de peças como engrenagens e rolamentos;
  • medir a os níveis de lubrificação e verificar se os óleos utilizados não apresentam efeitos nocivos.

Otimizar a vida útil, implementando medidas para prevenir falhas e problemas graves, é a melhor opção para qualquer equipamento industrial. Com os motoredutores não é diferente.

Manutenção preditiva em motoredutores

Embora a manutenção preventiva seja altamente eficiente, alguns tipos de indústrias precisam de um nível ainda mais elevado de controle sobre seus processos produtivos. Neste caso, a manutenção preditiva tende a ser a melhor solução.

De posse de informações captadas por ferramentas e sensores especializadas, os profissionais de manutenção podem verificar de um modo mais completo e detalhado o estado do motoredutor industrial e de todos os seus componentes.

Monitoramento de Ativos

Basicamente, esse tipo de serviço faz uso de tecnologias avançadas para verificar, em tempo real, as condições das máquinas, dos equipamentos e dos dispositivos monitorados.

Ao verificar essas informações, o time de manutenção pode identificar pontos de atenção antes que eles se tornem problemas críticos. Uma funcionalidade que obviamente otimiza totalmente os serviços de manutenção.

O monitoramento de ativos permite que o equipamento seja utilizado por períodos mais longos, reduzindo drasticamente os custos relacionados a paralisações, reparos e os prejuízos com a produção de itens que não atendem as especificações.

Por fim, é importante ressaltar que a manutenção especializada desses equipamentos exige cuidados. Em primeiro lugar, os técnicos responsáveis pela tarefa devem ser qualificados para executá-las. Além disso, é necessário que eles tenham acesso a peças e a componentes de qualidade, para que realizem os reparos.

Manutenção em motoredutores Siemens

 

Acoplast Brasil é uma indústria parceira da Siemens. Essa importante certificação qualifica a empresa como montadora e prestadora de assistência técnica nas linhas de motoredutores MOTOX e SIMOGEAR com elevado padrão de qualidade.

Serviços mais complexos, como a manutenção preditiva e o monitoramento de ativos devem ser confiados a parceiros estratégicos, com expertise em sua execução.

Você gostaria de contar um parceiro estratégico para otimizar a manutenção de seus redutores industriais? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Acoplast Brasil para a sua indústria!

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 2

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.