manutenção preventiva e preditiva - Acoplast Brasil

Como conduzir a manutenção preventiva e preditiva na transmissão mecânica

A transmissão mecânica é fundamental para o funcionamento de máquinas e equipamentos, de modo que, em caso de defeitos, toda a produção de uma indústria pode ser prejudicada. Por essa razão, entender como funcionam a manutenção preventiva e preditiva é de suma importância.

É necessário ressaltar, porém, que cada tipo de manutenção tem suas características próprias, o que o tornam alinhado a um determinado modelo de operação, isso de acordo com as necessidades de cada companhia.

Você gostaria de entender melhor este tema? Continue a leitura e descubra como aplicar a manutenção preventiva e preditiva em sua indústria!

Diferenças entre a manutenção preventiva e preditiva

Antes de nos aprofundarmos a respeito da aplicação de cada tipo de manutenção nos sistemas de transmissão mecânica, é importante que deixemos claro como eles se diferenciam.

Manutenção preventiva

Em uma operação industrial, é natural que, com o passar do tempo, máquinas e equipamentos comecem a apresentar defeitos, como desgastes de peças e componentes, como as engrenagens, depois de longos períodos de operação.

Manutenção preventiva - Acoplast Brasil

Levando esse fato em consideração, o conceito de manutenção preventiva utiliza informações como as orientações feitas pelo fabricante da máquina, e dados históricos apurados a respeito de seu funcionamento na indústria, para elaborar um calendário de manutenção. Nesse processo, peças e componentes desgastados são substituídos antes que causem falhas e defeitos mais sérios.

Manutenção preditiva

Embora a manutenção preventiva seja muito eficaz, algumas indústrias precisam ter ainda mais cuidados com seus equipamentos para evitar prejuízos e garantir uma produção eficiente. Nesse cenário, a manutenção preditiva pode ser descrita como uma solução eficiente.

Diferente da manutenção preventiva, a preditiva visa monitorar os maquinários industriais 24 horas por dia, o que é feito por meio de sensores capazes de mensurar fatores como:

Caso o responsável pelo monitoramento identifique algum dado que indique risco para a operação da máquina, ele pode acionar o time de manutenção para realizar os reparos necessários, evitando assim que problemas mais sérios ocorram.

Aplicação da manutenção preventiva

Levando em consideração as características da manutenção preventiva, para que ela seja aplicada em um sistema de transmissão mecânica, ela deve seguir tanto as orientações presentes no manual da máquina, elaborado por seu fabricante, quanto os dados históricos registrados sobre o seu funcionamento.

Com base nessas informações, o time de manutenção é capaz de definir qual o espaço de tempo ideal entre cada verificação do equipamento. O que lhe permite realizar ajustes, como a troca de uma engrenagem ou reparos em um redutor de velocidade, em tempo hábil, antes que fatores como desgaste acarretem defeitos e falhas graves.

Leia nosso post sobre Manutenção de Redutores de Velocidade!

Monitoramento de Sistemas de Acionamento

Para que a manutenção preditiva seja aplicada, é necessário que a indústria invista na aquisição de dispositivos como sensores e em computadores e softwares próprios para interpretar os sinais, que são emitidos por eles. Além disso, para garantir a eficiência da tarefa, é importante que profissionais especializados cuidem desse monitoramento.

Neste contexto, contar com empresas especializadas no monitoramento de sistemas de acionamento tende a ser uma opção mais eficiente e econômica.

banner monitoramento industrial - post Acoplast Brasil

Assim que os sensores são instalados, eles podem monitorar motores, redutores e máquinas acionadas em tempo real, captando dados que indicam de modo preciso suas condições.

Graças a essa funcionalidade, os responsáveis pelo monitoramento podem solicitar serviços de manutenção, ou que a máquina seja parada, assim que identifiquem indicadores que apontem o risco de falhas.

Por fim, é válido ressaltar que um serviço de manutenção eficiente é indispensável para uma indústria, isso independentemente de seu porte ou área de atuação. Afinal, sem esse serviço, o maquinário pode apresentar falhas nos momentos mais críticos, inviabilizando toda a produção.

Banner Serviços Acoplast

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.