marketing 4.0 na industria

Marketing 4.0: aplique na sua indústria e gere resultados

O marketing 4.0 é o mais recente cenário do mercado. Afinal, estamos vivendo uma nova era do marketing em que a tecnologia é a principal responsável por aproximar marcas e consumidores, especialmente em períodos de crise. Por isso, o marketing 4.0 vem conquistando cada vez mais espaço dentro da indústria. Além de promover estratégias inteligentes de mercado, a ferramenta tem como objetivo desenvolver diferenciais competitivos transformadores.

E, principalmente a indústria, não escapou dos novos conceitos de inovação: o surgimento da indústria 4.0. O termo caracteriza a conexão dos softwares, máquinas e rotinas inteligentes.

Dessa forma, separamos neste post algumas estratégias do marketing 4.0 que estão diretamente alinhadas com esse novo modelo industrial. Ficou interessado? Acompanhe!

O que é marketing 4.0?

Marketing 4.0 é o conceito criado para retratar o marketing digital. Nesse sentido, é a forma que os consumidores estão buscando, a cada dia, produtos e serviços na internet.

Porém, não basta oferecer soluções satisfatórias, é preciso ir além: criar conteúdo de qualidade, informativo e transformar a relação entre empresa e cliente cada vez mais pessoal.

Isso aconteceu por meio das transformações digitais e a utilização da internet. De acordo com a última pesquisa realizada pela TIC Domicílios, 126,9 milhões de pessoas usam a internet no Brasil.

Com esse constante crescimento e as novas oportunidades de interação, o marketing precisou se adaptar a esse novo modelo de consumo e vem se transformando cada vez mais.

Por isso, no atual cenário, as marcas precisam entender esse novo modelo de relacionamento, em que os consumidores não buscam apenas produtos, mas conhecimento, informação, troca de aprendizado e até mesmo as vantagens dos produtos industriais, como um ventilador umidificador industrial, por exemplo.

Dessa forma, podemos analisar o marketing com estratégias mais humanizadas, tornando-se mais próximo dos consumidores, levando em conta as transformações digitais, sociais e novas tendências.

Estratégias do marketing 4.0 aplicadas na indústria

Agora que o conceito ficou claro, vamos entender quais estratégias estão sendo exploradas pelo setor industrial. Acompanhe!

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos principais pilares do marketing digital. Afinal das contas, ele é a resposta imediata às pesquisas que o público-alvo realiza na internet.

Por isso, desenvolva conteúdos relevantes, informativos, atrativos e que estejam alinhados com o perfil do seu público-alvo. Dessa forma, será mais fácil os consumidores chegarem até sua indústria.

2. Atendimento

O atendimento ao cliente transformou – e muito – as estratégias do marketing tradicional. Agora, os dispositivos tecnológicos são responsáveis por oferecer uma comunicação personalizada, prática e acessível aos usuários, diferente dos meios tradicionais, como um stand para eventos, telefone, e-mail, entre outros canais.

Um bom exemplo disso é o chatbot. A tecnologia permite simular o comportamento humano nos canais de comunicação, com o objetivo de responder perguntas da maneira mais humanizada possível.

Além disso, o dispositivo proporciona um menor tempo de espera, fornece boas soluções e proporciona uma maior produtividade na equipe.

3. Planejamento e análise criteriosos

O marketing 4.0 permite que você faça uma análise profunda do público-alvo da sua organização. Ou seja, a partir de ferramentas e métricas, é possível identificar a melhor forma para se comunicar, impactar e encantar.

Por exemplo: vamos imaginar que você trabalha com arquitetura e criou uma campanha de projeto de spda. Com a ação divulgada, é possível identificar o número de cliques na internet, reter informações dos usuários e analisar, de fato, quantas pessoas tiveram interesse pelo projeto.

Com essa análise em mãos, as suas ações podem ser direcionadas e o planejamento se torna ainda mais assertivo. Dessa forma, você consegue gerar novas oportunidades, identificar carências e desenvolver estratégias para posicionar a marca.

4. Monitoramento de desempenho

Uma das maiores vantagens do marketing 4.0 – se não a maior – é a possibilidade de avaliar o desempenho das suas ações e investimentos. Ou seja, torna-se possível coletar uma grande quantidade de dados e informações sobre as campanhas direcionadas.

Por fim, anote as nossas dicas e mantenha-se sempre atualizado com as novidades digitais!

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