marketing de relacionamento na industria

Como aplicar o marketing de relacionamento em uma indústria?

A chave para o sucesso de um negócio é o bom relacionamento com o consumidor. Em um contexto de crise, como o que vivemos atualmente, esse aspecto assume um papel ainda mais importante.

Nesse sentido, você já parou para pensar quais fatores são responsáveis por uma indústria manter um bom relacionamento com clientes e fornecedores? Ser ouvido, ter alguém para sanar seus questionamentos e proporcionar soluções efetivas para as suas necessidades são algumas práticas que podemos citar.

Por isso, o marketing de relacionamento se tornou uma ferramenta valiosa neste momento. A estratégia, por sua vez, visa aplicar todos os fatores que mencionamos anteriormente: aproximação, bons relacionamentos e aumento das vendas.

Por este motivo, preparamos este conteúdo, diferente da temática que abordamos normalmente, para falar sobre o marketing de relacionamento, mostrando para o que serve e como aplicá-lo na sua indústria. Boa leitura!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é o conjunto de estratégias que visam aproximar o cliente da marca, aprimorar o relacionamento e fidelizar os consumidores.

Além disso, quando pensamos na finalidade dessa ferramenta, podemos dizer que ele tem como base as seguintes estratégias:

  • Construção e disseminação da marca;
  • Fidelização e criação da autoridade no mercado;
  • Relacionamento com o público em diferentes canais (e-mail, redes sociais, blogs, telefones, entre outros);
  • Comunicação próxima com cada perfil de cliente, por exemplo: o consumidor que pesquisa por espuma laminada, outro móveis planejados, entre outros;
  • Automação de marketing com a lista de contatos.

O objetivo do marketing de relacionamento é a fidelização do cliente, além de fazer com que ele se torne um grande admirador e defensor da marca.

Outra estratégia do marketing de relacionamento é tornar-se referência no ramo de atuação, a partir de boas experiências relatadas pelos consumidores.

Para tornar isso possível, a empresa desenvolve uma base de relacionamento que fornece vantagens e soluções efetivas para os seus potenciais clientes.

Como aplicar o marketing de relacionamento na indústria?

Para fazer com que a empresa cresça de forma orgânica, é fundamental utilizar as estratégias do marketing do relacionamento. Por isso, muitos gestores têm adotado essa técnica, pois sabem que ela é capaz de deixá-los um passo à frente no mercado.

Por isso, listamos 5 maneiras para você aplicar o marketing de relacionamento na sua indústria. Ficou interessado? Acompanhe!

1. Crie um programa de fidelidade

O primeiro passo para promover a fidelização é fazer com que o cliente compre várias vezes. Nesse sentido, crie um programa que ofereça uma premiação por acúmulo de pontos ou por indicação.

Entretanto, esse programa deve conter regras bem estruturadas para que o consumidor saiba o que realmente deve fazer para conquistar esse bônus.

Por exemplo: vamos imaginar um supermercado. A cada R$500,00 reais em compra, o consumidor pode participar do sorteio de uma cesta básica de alimentos.

Para isso, crie uma categoria de perfil de clientes mais rentáveis para a empresa. Por exemplo, os consumidores que compram mais vezes, aqueles que buscam por produtos mais valiosos ou que interagem com a marca por meio de canais de marketing digital, como as redes sociais.

2. Personalize o atendimento

Os consumidores gostam da sensação de exclusividade. Por isso, oriente o seu time de atendimento e forneça um contato personalizado. Dessa forma, os consumidores sentirão que a empresa zela pelas suas necessidades e questionamentos.

Para personalizar o atendimento não é preciso grandes investimentos. Basta utilizar uma linguagem clara, não empregar termos técnicos – como tela de proteção para tratar de segurança doméstica, por exemplo – e fornecer soluções rápidas e relevantes para os seus clientes.

3. Mantenha o contato

Não basta apenas compartilhar conteúdos relevantes para os clientes. É necessário criar um canal de comunicação direto para que o consumidor consiga sanar dúvidas e possíveis questionamentos.

Além do mais, a opinião do consumidor é fundamental para desenvolver estratégias direcionadas e efetivas nesse quesito. Por isso, peça feedbacks, avaliações e pergunte o que o cliente achou do processo de compra. As mídias digitais são ótimos canais para inclusão nesta estratégia.

4. Forneça respostas imediatas

Nesse momento, é importante se colocar no lugar do cliente: você gostaria de esperar horas por uma resposta? Com certeza não, certo? Pois bem, os seus clientes partilham do mesmo pensamento!

Portanto, uma dica valiosa é estabelecer um tempo de resposta, bem como verificar se o problema dele foi solucionado. Dessa forma, ele perceberá que a indústria se importa com as suas necessidades e que recebeu exatamente aquilo que esperava.

Essas dicas são capazes de destacar uma marca no mercado e ajudá-la a superar mais rapidamente esse momento delicado que atravessamos. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário!

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