monitoramento de equipamentos

Descubra a importância de fazer o monitoramento de equipamentos

Não é nenhuma novidade que, quando um empresário abre uma indústria, seu objetivo é ter um negócio produtivo e, por consequência, lucrativo. Para que tal resultado seja alcançado, porém, uma série de estratégias e cuidados devem ser adotados. Dentre eles, o monitoramento de equipamentos é um dos mais importantes.

Isso ocorre porque, por meio de um monitoramento contínuo e eficiente, os operadores do equipamento em questão têm a prerrogativa de compreender a fundo o seu estado, o que lhes permite utilizá-lo de forma mais acertada e ainda fazer as manutenções nos períodos mais adequados, evitando graves prejuízos.

Além disso, é válido ressaltar que, a adoção do monitoramento também cria uma série de outros benefícios, como uma elevação nos níveis de segurança da operação.

Você gostaria de entender mais a fundo a importância do monitoramento de equipamentos? Leia o artigo e descubra como ele pode otimizar sua indústria.

Conceito de monitoramento de equipamentos

A operação de uma indústria é realizada por meio de uma série de máquinas e equipamentos que devem, ainda que de modo mínimo, ser operadas por um colaborador.

Embora existam níveis de criticidade diferentes para cada equipamento, mesmo a parada de uma máquina de menor relevância significa uma redução na produção, de modo que é importante que elas se mantenham operantes.

A grande questão é: quais são as medidas mais eficientes para garantir a funcionalidade de máquinas e equipamentos?

A resposta para esta pergunta costuma ser um serviço de manutenção eficiente. Esta resposta não está errada, mas acaba por ser um pouco vaga. Afinal, ela não indica como tal manutenção deve ser realizada.

O monitoramento de equipamentos, por sua vez, surgiu como uma solução para este problema. Por meio dele, o time de manutenção de uma empresa é capaz de acompanhar, muitas vezes em tempo real, as condições dos componentes de máquinas e equipamentos e assim realizar os reparos necessários antes que o momento crítico chegue.

Tal monitoramento é possível graças a instalação de sensores, capazes de detectar fatores como ruídos, temperatura e vibrações. Conectados a um software especializado, os dados fornecidos pelos sensores são transformados em gráficos que representam o desempenho do equipamento e seu estado.

Portanto, o monitoramento de equipamentos é uma ferramenta útil, capaz de tornar tarefas, como a manutenção preditiva, muito mais eficientes.

Tecnologia aplicada ao monitoramento de equipamentos

As inovações, acarretadas pelo advento da indústria 4.0, tem movimentado o mercado por meio de tecnologias promissoras. A automação industrial, por exemplo, tem tornado as fábricas autônomas cada vez mais próximas.

Para acompanhar essa tendência, a tecnologia por trás dos sensores também tem evoluído a passos largos. Atualmente, as indústrias e seus gestores, têm a sua disposição ferramentas altamente sensíveis e sofisticadas para o monitoramento de equipamentos. Por meio delas, o acompanhamento, em tempo real, dos componentes de máquinas e equipamentos é possível.

Tal funcionalidade tem o potencial de levar os serviços de manutenção a um novo nível de precisão, reduzindo custos e, até mesmo, diminuindo os riscos de acidentes.

A implementação deste serviço de monitoramento de equipamentos, porém, exige o suporte de técnicos capacitados e experientes. Um meio de garantir resultados é contar com os serviços de uma empresa especializada nesta tarefa.

Benefícios do monitoramento de equipamentos

Agora que você sabe como funciona o monitoramento das peças e componentes de máquinas e equipamentos, e entende como a tecnologia pode torná-lo mais eficiente, continue a leitura e descubra seus principais benefícios para uma indústria.

Uso mais inteligente de máquinas e equipamentos

É fato que, boa parte das falhas e dos defeitos, aos quais um equipamento está sujeito, ocorrem sem nenhum aviso prévio que possa ser detectado por olhos humanos.

Embora seja possível solucionar este problema, pelo menos em parte, seguindo as orientações prestadas pelo fabricante a respeito da manutenção preventiva, esta estratégia não é 100% efetiva, o que ainda abre brechas para paradas não programadas.

Mas por meio do monitoramento — feito por sensores — das peças e dos componentes do equipamento, o técnico tem a possibilidade de observar uma série de fatores sobre seu estado atual. De modo que o time de manutenção pode realizar os reparos necessários antes que o equipamento apresente uma falha grave, ou deixe de funcionar de modo inesperado.

Redução de custos

Uma vez que os equipamentos da indústria são utilizados de um modo mais inteligente, o número de vezes em que peças e componentes precisam ser trocados é reduzido.

Isso reduz tanto os custos de compra, pois permite que o comprador adquira um número menor de itens, quanto de armazenamento, pois, com o estoque reduzido, sua manutenção se torna mais econômica.

Além disso, é válido ressaltar que, com menos paradas inesperadas, a produção da indústria aumenta, o que se reflete de modo positivo em seu caixa.

Aumento nos níveis de qualidade

Outro ponto muito importante, que muitas vezes é deixado de lado, é o fato que os defeitos, mesmo que pequenos, podem interferir na qualidade dos itens produzidos gerando pequenas distorções em suas especificações.

Essa situação pode ocasionar uma série de problemas, como a elevação no número de insumos para produzir e também um aumento no número de itens descartados, por não se adequarem aos padrões de qualidade.

Uma máquina bem alinhada, por sua vez, é capaz de seguir os padrões definidos com mais eficiência, o que lhe permite utilizar os insumos produtivos na medida certa. Tais benefícios alcançam até mesmo o cliente, que pode receber um produto final de melhor qualidade.

Em um mercado disputado, em que a qualidade dos produtos e serviços se torna cada dia mais importante, a empresa que pretende ser bem-sucedida, precisa fazer um uso adequado de todas as ferramentas que tem a sua disposição.

Levando em consideração os benefícios, auferidos pelos sensores de acompanhamento, é fácil perceber que sua utilização é vital para o sucesso de uma indústria.

Você gostaria de ter acesso a um serviço de monitoramento de equipamentos de alta qualidade, fornecido por uma empresa reconhecida no mercado por sua experiência e qualificação? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Acoplast Brasil.

Avalie e classifique este artigo.

Nota média: 5 / 5. Nº de avaliações: 1

Compartilhe este artigo!

Quer receber conteúdos como esses gratuitamente?

Preencha o formulário e cadastre-se para receber os nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.